quinta-feira, 27 de junho de 2024

Por que sentimos atração por determinadas pessoas e por outras não?

 

Por Theodiano Bastos 

TEM PESSOAS QUE TÊM O ‘IT’, UM QUÊ, UM CERTO TRAÇO OU ALGUMA COISA QUE FASCINA, ENCANTA, ATRAI, CHARME, MAGNETISMO

Atração é um processo multissensorial. Dessa forma, pensamos na atração como uma coisa que vem do coração, entretanto, o cérebro é o responsável por determinar o nosso interesse. Nesse sentido, ele processa todos os sentidos envolvidos da nossa vivência até chegar naquilo que ficamos deslumbrados.

Você já parou para pensar por que sente atração por determinadas pessoas e por outras não? Afinal, por que quero estar com José e não com o João? Ou por que prefiro a Maria e não a Ana? As perguntas são inúmeras e geram tremenda curiosidade.

Pois bem, atração é a ação de atrair algo ou alguém de forma encantadora ou sedutora. Nesse sentido, ocorre a partir de um conjunto de características (físicas, emocionais ou psicológicas) que despertam o interesse ou o desejo. Trata-se, então, da percepção de determinado objeto como erótico ou excitante, provocando uma tendência para a aproximação, sedução ou relação.

Esse interesse depende de muitos fatores, que pode ir de questões biológicas ou até sociais. Sendo assim, as razões pelas quais achamos alguém atraente podem ser confusas para todos os envolvidos. Aliás, se fizermos uma retrospectiva de nossas vidas, iremos perceber que nos atraímos, na maioria das vezes, por características semelhantes.

No entanto, isso não acontece apenas por coincidência. O deslumbramento, muitas vezes, vem dos nossos padrões de experiências na vida – e isso pode ser traçado desde a primeira infância. Afinal, relacionamos nossas memórias de infância com as pessoas que estamos encontrando no presente.

Atração é um processo multissensorial

Dessa forma, pensamos na atração como uma coisa que vem do coração, entretanto, o cérebro é o responsável por determinar o nosso interesse. Nesse sentido, ele processa todos os sentidos envolvidos da nossa vivência até chegar naquilo que ficamos deslumbrados.

Dentro desse grande processo, o aspecto visual é aonde começa tudo. Então, quando os olhos encontram algo que agrada, nosso instinto procura uma aproximação do objeto, pois, assim, os outros sentidos podem investigar também.

Não existe apenas uma maneira de manter um namoro ou casamento feliz. Cada pessoa é única e conta com suas próprias características e personalidade, sendo assim, também espera e cobra coisas diferentes em um relacionamento sério.

Dessa forma, cada casal funciona de uma maneira e tem preferências e costumes próprios. O que, muitas vezes, as pessoas não percebem é que a mudança de alguns comportamentos pode melhorar bastante a relação. Então, mesmo com as diferenças, é possível manter uma boa convivência.

Como manter um relacionamento saudável

– Amor e admiração: sem amor, não há relacionamento. Quando observamos que um casal tem um relacionamento saudável, podemos ver a admiração que sentem um pelo outro. Se não admirarmos a outra pessoa, perdemos o interesse;

– Aceitação e respeito: em uma união saudável, o respeito pelo outro é fundamental. Vale ressaltar que não precisamos sempre estar de acordo com os pensamentos e ideias do parceiro. Um casal pode discutir sobre algo, mas jamais perder o respeito pelo outro. Temos que aceitar as diferenças e continuar respeitando a pessoa;

– Diálogo e comunicação aberta: para manter uma convivência saudável, é necessário falar sobre questões e dúvidas que vão surgindo na relação. O diálogo não é apenas falar da rotina, é conversar sobre insatisfações, dúvidas e questões mais profundas do relacionamento. O casal tem que se manter aberto para aceitar alguns questionamentos do par e tentar manter uma conversa que seja positiva para relação, de modo que não gere desconfortos ou acusações;

– Confiança: se não existe confiança, é possível que surjam ciúmes, medos e distanciamento. É importante que se sintam seguros com o seu par;

– Liberdade no relacionamento e independência: devemos preservar o nosso espaço, nossas opiniões e sonhos. Mesmo estando em uma união cada um é livre e possui liberdade para fazer suas escolhas. Não é o outro que vai decidir por você. Muitas pessoas acham que ao estar em um relacionamento amoroso precisam abrir mão de suas liberdades. Porém, isto acaba desgastando o casal porque chega um determinado momento da relação que a pessoa se cansa de não ser ela mesma;

SAIBA MAIS EM: https://www.telavita.com.br/blog/atracao-determinados-padroes/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário