quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Hackers roubaram dados recentes de funcionários do TSE

Ao contrário do que foi inicialmente informado pelo TSE, os hackers que divulgaram no domingo (15) dados de funcionários do tribunal conseguiram obter informações recentes, deste ano.

Na segunda-feira (16), Luís Roberto Barroso disse que os dados vazados, com informações de funcionários e até de ex-ministros, eram relativos ao período de 2001 a 2010.

Uma análise mais aprofundada da Polícia Federal, que investiga o caso, constatou que existem dados de 2020, como endereços e telefones, que aparecem no Portal do Servidor, um sistema administrativo, acessado só por servidores, e sem relação com o processo eleitoral.

Inicialmente, o TSE também informou que o ataque teria ocorrido antes de outubro. Agora, a suspeita é que ocorreu antes do dia 1º de setembro. O ataque partiu de Portugal.

Na segunda, Barroso disse suspeitar que o ataque tenha relação com “milícias digitais” pró-ditadura, uma vez que o vazamento só foi divulgado no domingo, dia do primeiro turno.

“Milícias digitais entraram imediatamente em ação [após a divulgação do vazamento] tentando desacreditar o sistema. Há suspeitas de articulação de grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura e muitos deles são investigados no STF”, afirmou.

No domingo, houve nova tentativa de ataque hacker ao sistema do tribunal, mas por meio de acessos massivos para derrubar o sistema. O ataque, com origem no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos, foi neutralizado e não afetou a votação, apuração e totalização dos votos.

A divulgação dos resultados atrasou porque a inteligência artificial do supercomputador não conseguiu processar rapidamente a grande quantidade de dados.

Hoje, Barroso criou uma Comissão de Segurança Cibernética, a ser presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar a investigação da PF sobre os ataques e elaborar estudos para prevenir e combater novas tentativas. 

O ANTAGONISTA,  Por Renan Ramalho 19.11.20

https://www.oantagonista.com/brasil/hackers-roubaram-dados-recentes-de-funcionarios-do-tse/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário