sábado, 8 de novembro de 2025

COP30 MAIORES POLUIDORES NÃO PRESTIGIAM EVENTO

 


                                         Por THEODIANO BASTOS

Baixa presença de líderes na cúpula de Belém frustra Brasil às vésperas da COP30

Encontro preparatório expõe desinteresse político global pela pauta climática e enfraquece esforços do governo Lula

O principal objetivo do Brasil na COP é garantir recursos para um plano de 125 bilhões de dólares, pelo qual países ricos e investidores privados pagariam a nações emergentes para preservar suas florestas tropicais.

Até agora, poucos sinalizaram disposição para contribuir. Lula também tenta impulsionar o uso de biocombustíveis, área em que o Brasil é o segundo maior produtor do mundo

Embora mais de 70 presidentes e representantes de países estejam confirmados, líderes de quatro dos cinco países que mais poluem — China, Estados Unidos, Índia e Rússia — estariam ausentes, sendo representados por outros funcionários ou enviados especiais. Apenas a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen (representando a União Europeia), estaria entre os cinco maiores emissores a confirmar presença na cúpula que antecede a COP30. 

Top 10 Maiores Emissores de Gases de Efeito Estufa

Os dez países/regiões que mais emitem gases de efeito estufa (GEE) no ranking mundial são: 

China - Estados Unidos – Índia - União Europeia

Rússia – Brasil – Indonésia – Japão – Irã - México

O Brasil ocupa a sexta posição nesse ranking de emissões anuais e a quarta posição quando

consideradas as emissões históricas acumuladas desde a Revolução Industrial. 

A presidência da COP 30 tem buscado mobilizar a participação de todos os países, cobrando que atualizem suas metas climáticas (NDCs) para que a conferência seja eficaz na luta contra a crise climática. 

O desafio de sustentar dois discursos

A fala de Lula, no entanto, trouxe uma contradição: o presidente defendeu o fim dos combustíveis fósseis, mas o Ibama acabou de liberar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, uma das fronteiras mais sensíveis da Amazônia.

SAIBAM MAIS EM: https://veja.abril.com.br/economia/quem-sao-os-chefes-de-estado-presentes-na-cupula-dos-lideres-em-belem/ - https://veja.abril.com.br/economia/a-reacao-do-governo-brasileiro-ao-primeiro-reves-da-cop30/ E https://veja.abril.com.br/agenda-verde/baixa-presenca-de-lideres-na-cupula-de-belem-frustra-brasil-as-vesperas-da-cop30/  - https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/11/06/quase-50-paises-apoiam-fundo-de-florestas-proposto-pelo-brasil-mas-apenas-portugal-anuncia-contribuicao-economica.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário