quarta-feira, 5 de novembro de 2025

LULA NÃO CITA OS 4 POLICIAIS MORTOS, MAS DIZ QUE HOUVE UMA CHACINA NO RIO. TRUMP DÁ APOIO A CLÁUDIO CASTRO, GOVERNADOR DO RIO

 


                                         Por THEODIANO BASTOS

Megaoperação com 121 mortos: Alexandre de Moraes e Claudio Castro se reúnem no Rio

Audiência ocorre no âmbito da ADPF das Favelas, que monitora a letalidade policial no estado

Ministro Alexandre de Moraes, o governador Cláudio Castro e o secretário de Polícia Militar Marcelo Menezes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o governador Cláudio Castro se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio. Os dois chegaram ao local de helicóptero. A audiência de Moraes com Castro ocorreu no âmbito da ADPF das Favelas, que monitora a letalidade policial no estado. Na semana passada, uma megaoperação policial no Complexo do Alemão e da Penha deixou ao menos 121 mortos. Segundo o governo estadual, "foram apresentados dados sobre o planejamento e a execução da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão" e o documento "mostra total transparência no cumprimento da ADPF 635".

Mas Lula chama de 'matança' operação no Rio que deixou 121 mortes e pede investigação

Em primeira fala pública sobre o tema, presidente disse que ação policial foi 'desastrosa'.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em entrevista a correspondentes internacionais, que a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro na semana passada foi uma “matança” e pediu uma investigação sobre o assunto. Chamada de Contenção, a operação foi realizada pelas polícias militar e civil do Rio e deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.

— Houve uma matança e creio que é importante investigar em que condições ocorreu — disse Lula, de acordo com a agência AFP. 

Governo Trump envia carta em apoio a secretário de Cláudio Castro Documento é assinado por James Sparks, da Divisão de Combate às Drogas.

Uma semana depois da megaoperação que deixou 121 pessoas mortas nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, o governo de Donald Trump enviou uma carta ao secretário de Segurança Pública de Cláudio Castro (PL), Victor dos Santos, manifestando apoio à ação e lamentando as mortes dos policiais que estavam envolvidos com ela. Quatro policias morreram. 

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/politica/governo-trump-envia-carta-em-apoio-a-secretario-de-claudio-castro/ - https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/11/04/lula-chama-de-matanca-operacao-no-rio-que-deixou-121-mortes-e-pede-investigacao.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário