sábado, 23 de outubro de 2021

MORO É CANDIDATO A PRESIDENTE PELO PODEMOS

 

Por THEODIANO BASTOS

Novidades no tabuleiro do xadrez político em 22.          

Moro entra no Podemos e confirma que será candidato a presidente em 22.

Já Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, sai do DEM e se filia ao PSD. “Ele só não será candidato a presidente da República se não quiser", disse o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, emendando ter certeza de que "ele não vai se negar a cumprir essa missão".

Moro, muito forte nas redes sociais, com muitos grupos de apoio, acredita que será um forte candidato a chegar no segundo turno. 

Slogan do Podemos: – Juntos Podemos mudar o Brasil!                                    Este texto está nos blogs: theodianobastos.blogspot.com, ongcepaes.blogspot.com e no Facebook

Podemos (PODE), originalmente denominado Partido Trabalhista Nacional (PTN) fundado em 1995 é presidido por Renata Abreu.

Em 2016, mudou seu nome para "Podemos" inspirado no slogan da campanha de Barack Obama à presidência dos EUA, "sim, nós podemos" ("yes, we can").

No Senado Federal tem três senadores: Álvaro Dias,  Romário e José Medeiros e na Câmara dos Deputados tem dez representantes e faz parte do Bloco             (PSL/53, PL/41, PP/40, PSD/35, MDB/34, PSDB/33, REPUBLICANOS/33, DEM/29, PODE/10, AVANTE/8, PATRIOTA/6)

Segundo representantes como sua presidente nacional, Renata Abreu, o Podemos não é de esquerda ou de direita, mas "para a frente", defensor de mais participação popular no processo de tomada de decisões.

O partido defende mais mecanismos de democracia direta no Brasil, seja através de plebiscitos e referendos (como proposto na PEC 330/2017, de autoria de Renata Abreu, que propõe que a cada eleição o povo possa votar em mais do que candidatos, mas também em temas importantes de interesse da maioria), veto popular (como defende a PEC 331/2017, também de Renata Abreu, que pretende incluir na constituição o direito do povo de vetar leis já aprovadas) ou direito de revogação (conforme propõem a PEC 37/2016, de Álvaro Dias, e a PEC 332/2017, de Renata Abreu.

Na análise clássica das ciências políticas, é definido como de centro à centro-direita por englobar, em sua ideologia, a defesa da distribuição de renda, da política verde, dos direitos da mulherda liberdade socioeconômica, do voto facultativo, do fim do Foro Privilegiado, da prisão em segunda instância, da transparência com contas/contratos públicos e de políticas de prevenção ao uso de drogas. https://pt.wikipedia.org/wiki/Podemos_(Brasil)

 

 

5 comentários:

  1. Vânia dos Santos, Feira de Santana/BA: Esse ai é pior que Bolsonaro... Deus que me livre!! Ele poderia ser um grande juiz e fazer a diferença de fato, mas escolheu ser um verdadeiro ABUTRE...COMO TUDO É UMA QUESTÃO DE PERSPECTIVA, ESSA A MINHA... PRINCIPALMENTE, DEPOIS DE SABER PRA QUEM ELE TRABALHA HOJE EM DIA...

    ResponderExcluir
  2. Mercedes Lopes Coutinho: Em ano de eleição aparece tantos querendo mudar o país ! Respondo: Não votarei em mais do mesmo. Espero renovação

    ResponderExcluir
  3. Therezinha Freire:
    Therezinha Freire
    seg., 25 de out. 21:12 (há 13 horas)
    para mim

    Acho prematura a inclusão do Moro já, como candidato. Penso que não se elege. No momento voto no Lula, ele com candidato. Temo Bolsonaro de novo!

    ResponderExcluir