domingo, 10 de outubro de 2021

BYE-BYE, BRASIL



Por THEODIANO BASTOS  

Segundo dados do Ministério do Exterior, há 4,2 milhões de brasileiros vivendo longe do país, um aumento de quase 20% sobre o número de 2018. Isso é ainda mais impressionante porque não inclui quem saiu do país de forma ilegal.

Há uma fuga de cérebros e isso preocupa muito.

Estimativas falam em até 50% a mais de gente nessa condição, o que elevaria para acima de 6 milhões o volume da diáspora.

Leonardo Lellis, em artigo publicado em VEJA de 29/9/21, aborda a migração de brasileiros fugindo da violência, radicalismo político e do desemprego.

Reportagem de VEJA trata de uma nova onda migratória brasileira rumo a Portugal, formada por representantes das classes média ou alta, com documentação legal e dinheiro até para desfrutar uma boa vida na nova pátria. Ao contrário de outras levas, o atrativo não são oportunidades de trabalho, mas serviços públicos de boa qualidade e, acima de tudo, a segurança pública. A maioria dos candidatos a emigrante está sintonizada em um ponto-chave: o Brasil, país de oportunidades, está sumindo.”                                                                                              https://veja.abril.com.br/blog/reveja/bye-bye-brasil-ontem-e-hoje/

O êxodo da América Latina: quando o destino é migrar (https://brasil.elpais.com/brasil/2021/10/10/album/1633872040_203371.html#)

Um comentário:

  1. Theomar Soledade Júnior Gente que abandonou o próprio jardim porque a erva daninha tomou conta, não mereceu a benesse que teve. Assim, vão em paz!!!

    ResponderExcluir