sábado, 9 de outubro de 2021

CRETINOS DIGITAIS

 





por THEODIANO BASTOS

Os jornalistas Ernesto Neves e Caio Saad, publicaram em VEJA de 06/10/21, o excelente texto MENTES NÃO TÃO BRILHANTES, baseado no livro A Fábrica de Cretinos Digitais de Michel Desmurget (https://ver-o-fato.com.br/a-fabrica-de-cretinos-digitais-neurocientista-diz-em-livro-que-qi-de-criancas-hoje-e-inferior-ao-dos-pais/), com a tese de que as crianças de hoje têm o QI inferior aos dos pais.

“O esforço de tentar entender e reverter esse quadro tem sido tema de uma série de estudos e publicações recentes capitaneados por pesos-pesados da área intrigados com o fenômeno. No livro A Fábrica de Cretinos Digitais, que de ser lançado no Brasil, o renomado neurocientista francês Michel Desmurget, diretor de pesquisas do Instituto Nacional de Saúde da França, aponta as baterias de combate ao estado atual de estagnação intelectual para o que afirma ser sua maior causa: o excesso de tempo passado diante da tela dos mais variados aparelhos digitais. A tela, em si, não representa um mal, mas o número de horas despendidas na sua frente é assustador”  

 

3 comentários:

  1. Ana Clara, 15 anos: Pra vcs terem uma noção, na minha escola que é PROIBIDO uso de eletrônicos, agora a gente tem que usar pela situação atual, então hj em dia não tem como fugir disso :/

    ResponderExcluir
  2. Teodiano Bastos Filho, professor universitário, PhD: Isso é realmente assustador!

    ResponderExcluir

  3. HELIO CORREA

    REALMENTE, A JUVENTUDE PRINCIPALMENTE ESTÁ LIGADA AO CELULAR E AS CHAMADAS REDES SOCIAIS. SÃO HORAS E HORAS ABSORVIDAS PELO CELULAR!

    ResponderExcluir