AS PRIVATARIAS DE DILMA E DO LULOPETISMO
Vencedores de leilão de aeroportos usarão recursos do BNDES
MARIANA SALLOWICZDE SÃO PAULO
“Os consórcios que venceram nesta segunda-feira o leilão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília confirmaram que irão utilizar recursos do BNDES para financiar o negócio. Os três grupos vencedores vão pagar R$ 24,5 bilhões pela concessão.
"Seguramente iremos buscar, na primeira etapa [que vai até 2014], dinheiro do BNDES. O BNDES já disponibilizou os recursos e não tem porque não utilizá-los", afirmou o presidente da Triunfo Participações, Carlo Botarelli, do consórcio Aeroportos Brasil, que levou Viracopos por R$ 3,8 bilhões.
O apoio do BNDES está limitado a 80% do investimento total e 90% dos itens financiáveis, de acordo com suas políticas operacionais. O banco aprovou as condições em janeiro.
Os aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Brasília terão prazo de 15 anos. O aeroporto de Campinas terá financiamento de 20 anos.
"Qualquer grupo que ganhasse essas concessões seria financiado pelo BNDES, talvez a única fonte de recursos de longo prazo que opera infraestrutura, indústria e comércio", afirmou o ministro Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil).
Gustavo Rocha, presidente da Invepar, do consórcio que ficou com Guarulhos por R$ 16,2 bilhões, também confirmou o uso do crédito. "Temos um desafio muito grande porque Guarulhos será a principal porta de entrada no Brasil. Temos que ter muito foco para entregar o terminal a tempo da Copa do Mundo", disse”.
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“Só não enxerga quem não quer! O PT terceirizando, com aval do PMDB,PDT,PSTU...??!! Com dinheiro do BNDES??!!
Onde estão os"companheiros"dos sindicatos aliados,os jornalistas partidários e "companheiros",Lindenberg e a "une"???Resgatem reportagens à época do FHC, onde fica claro ação predatória dos "companheiros". Claro...quando se privatiza,os famosos cargos de confiança e cabides de emprego minimizam, permanecem no emprego os produtivos e idôneos. Não sou filiado, ainda, mas, FHC é coerente! “
“Até ontem na eleição da Dil ma, Lu la e a Dil ma esbravejavam contra as privatizações do FHC, que não foi usado o nosso dinheiro. Agora eles fazem diferente, dão os Aeroportos e dão o dinheiro do povo para as empresas comprarem o nosso patrimônio com o nosso dinheiro.O Gabriele ex da Petrobras disse ontem que a Petrobras mais as maiores empresas petrolíferas do Mundo estão juntos na exploração do Pré Sal e o Lu la disse que nenhuma empresa de fora iria explorar o Pré-Sal. Esse Lu la é mentiroso”
“Deixe-me ver se entendi: A empresa comprou o aeroporto que será pago com o nosso próprio dinheiro!!? Ou seja, vamos pagar duas vezes por mais essa asnice da petezada!??? Isso é Brasil, um país de tolos!”, diz outro leitor da FOLHA,
Ontem o PT era contra a Privatização. Hoje Privatiza. Igual à greve: Quando ocorre ao adversário, é a favor, mas quando ocorre com seu goverrno, contra. Eta PTbão..
Não entendi esse método de privatizações desse governo...alguem me explica???
Alem de pegarem a grana do BNDES para "comprar" os aeroportos ainda fianciarão atraves do Bandes as reformas comprometidas no contrado do leilão. Que isso ia acontecer todos sabiamos, só ainda não sabemos quem vai abocanhar as taxas de suce$$os das ' negociações', brasileiro é tão bonzinho !!!! rsrsrrsr Isto é PT minha gente.
Só não pode faltar a carne do churrasco nos finais de semana, e nem o dinheiro do carnê de 60 prestações.
Esta Privataria Ptista é um chute no sa..co de quem escreveu a Privataria Tucana...
PT um brasil igual para todos,desde que sejam ban/didos,la/droes,corru/ptos, terro/rista estrageiros e por ai vai.
O Governo Dilma entra na privatização vendendo os ativos brasileiros e financiando os investimentos com dinheiro do povo brasileiro.
Como o PT pode criticar o governo Fernando Henrique pelas privatizações???
O Livro lançado pelo Pseudo jornalista Amaury Junior deve ter sido comprado por agentes do PT,que usaram recursos sabe se lá de onde .
Se as obras de infraestruturas e equipamentos serão financiados com o dinheiro do BNDES,o governo assume que tem recursos mais é incomPTente.
...e não havia nenhum manifestante na entrada do prédio da Bolsa de Valores esbravejando contra a privatização. Dilma copiando o modelo de FHC. Quem sabe agora vai.
Não defendo o PT,mas FHC, fez a mesma coisa.Não entendo que ciencia é essa,voce vender um patrimonio e ao mesmo tempo emprestar o dinheiro ao comprador.Se não tem dinheiro para investir,porque tem para emprestrar,me ajuda ai..........
Pois é, usaram e abusaram do tema privatização nas eleições para depois fazer exatamente da mesma forma.Sou favorável sim às privatizações, mas que se posicione assim também nas eleições, para não enganar eleitor nenhum.
Eu sou favorável as privatizações.Principalmente pelo fato do Estado ser incompetente na administração.A Petrobras é o maior exemplo, infestaram de companheiros de partido e está valendo metade do que valia em 2008, a administração é ineficiente.Agora, na campanha falar que é radicalmente contra e depois, no governo agir igual ao partido anterior?Isto é estelionato puro.
Copiaram o FHC em gênero, número e grau. Financiamento com grana do BNDES. Daqui a pouco serão os aeroportos mais rentáveis do mundo, e diremos que ganhamos com a arrecadação de impostos, como ocorreu com a Vale.
OS COMUNISTAS DO PT PASSARAM A VIDA TODA DEMONIZANDO AS PRIVATIZAÇÕES. ATÉ UM LIVRO ENCOMENDARAM DE UM JORNALISTA PROCESSADO CHAMADO PRIVATARIA.
AGORA ESSA MESMA GENTE PRIVATIZA OS AEROPORTOS! CADÊ A COERÊNCIA??? E PODEM CRER, MAIS PRIVATIZAÇÕES VIRÃO POR AÍ!!! COMO VAI SER O DISCURSO AGORA PETEZADA? KKKKKKKKKK QUE MORAL VOCÊS TÊM HOJE DE CONDENAR AS PRIVATIZAÇÕES? “
Fonte: Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1044584-governo-concede-aeroportos-por-r-245-bilhoes-valor-347-superior-ao-esp
A CUT PROTESTAQuem diria! A CUT, braço sindical do PT, acusa Dilma Rousseff de plágio. Reunidos na porta da Bolsa de Valores de São Paulo, manifestantes da central entoaram, em uníssono: “Ô, Dilma, eu não me enganoooo! Privatizar é coisa de tucanoooo!”
Dentro do prédio, foram ao martelo os três principais aeroportos do país: Cumbica, Viracopos e Brasília. O leilão foi um sucesso. O governo amealhou R$ R$ 24,5 bilhões. Quase cinco vezes mais que a cifra mínima estipulada nos editais: R$ 5,5 bilhões.
O modelo adotado para a concessão dos terminais à iniciativa privada é similar ao utilizado sob FHC na alienação de estatais. A principal semelhança é a presença do BNDES. O bancão oficial vai financiar 80% do empreendimento. Hoje, como ontem, uma privatização à brasileira.
Novidade mesmo só a mudança de alvo da CUT. Em vez de FHC, foi à alça de mira Dilma. Junto com as vozes da central sindical, soaram no protesto, entre outros, os gogós do PT, do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) e da CMP (Central dos Movimentos Populares).
“É preciso falar o português claro”, disse o companheiro Francisco Lemos, presidente do Sina, casa sindical filiada à CUT. “Não tem sentido nenhum dar dinheiro público para os estrangeiros virem tomar o que é nosso.”
Algo contrafeito, Francisco acrescentou: “Infelizmente, é o patrimônio do Brasil que está sendo entregue pelo governo que nós ajudamos eleger. É a pauta dos derrotados, vindo com força.”
Secretário de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas ecoou o desalento: “Ao privatizar os aeroportos, o governo não está sendo leal com o voto das urnas e a CUT não vai admitir esta violência.”
Quintino Severo, secretário-geral da CUT, evocou o passado: “Coerente com o que defendemos e pensamos quando enfrentamos a polícia e a repressão nos anos 90, estamos aqui hoje para denunciar o absurdo.”
Que absurdo? “Entregar o filé do transporte aéreo brasileiro, os melhores e mais lucrativos aeroportos à iniciativa privada. E pior, com 80% dos investimentos oferecidos pelo BNDES, que é um banco público.”
Movidos a anacronismo, CUT, movimentos sociais e PT ainda não notaram. Mas o tempo não passa. Já passou. Enquanto a companheirada mata o tempo defronte da Bolsa de Valores, Dilma prepara a privatização dos portos. Para o ex-petismo, há males que vêm para pior. Para o país, uma esperança: o péssimo talvez evolua para o ruim.
Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/
‘Privatização está de volta à agenda do País’
Glauber Gonçalves, de O Estado de S.Paulo, 06/02/12
RIO - Em contraste com o que o PT defendia nos anos 90, o governo Dilma privatizou ontem três dos mais importantes aeroportos do País. Para o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, o leilão nada mais é do que o retorno das privatizações no País, política que foi alvo de críticas petistas na gestão de FHC e nas campanhas presidenciais que se seguiram. Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique, ele critica o modelo adotado agora, em especial a manutenção da Infraero no capital dos aeroportos concedidos.
Em entrevista ao Estado, Mendonça de Barros rebate o argumento do governo de que a presença da estatal tem o objetivo de obter dividendos para investir nos outros aeroportos. Para ele, esses recursos poderiam vir do valor pago pelas concessionárias ao governo, que seriam maiores se a estatal não permanecesse no negócio.
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Como o senhor vê o modelo adotado para a concessão dos aeroportos?
Dada a posição ideológica do PT contra as privatizações, o modelo me parece razoável e eficiente. Não é meu modelo ideal, mas o mais importante desse leilão é que ele marca a volta da privatização como instrumento legítimo e eficiente para aumentar os investimentos na infraestrutura. Depois de mais de oito anos sistematicamente colocado no limbo por questões políticas e ideológicas, a parceria entre governo, via agências reguladoras, e setor privado volta à agenda do País.
No que esse modelo difere daqueles do governo FHC?
A menos da participação da Infraero - uma verdadeira jabuticaba criada pelo PT para tentar diferenciar o modelo de agora dos adotados no período FHC -, a lógica intrínseca dos contratos de concessão é a mesma: um grupo privado, explorando os serviços comercialmente segundo seus objetivos de eficiência e lucratividade, mas balizado por regras estabelecidas pela Anac. Na sua função de agência reguladora é ela que estabelece as regras de defesa do cidadão consumidor e fiscaliza a qualidade e economicidade dos serviços prestados.
O apetite dos investidores está maior agora que naquela época?
Sim, pois o Brasil é hoje uma economia mais estável - inclusive em termos políticos pela nova postura do PT - e com uma economia que encontrou nova dinâmica a partir do surgimento da China como grande potência econômica. Nossas reservas externas são substanciais, o que faz com que nossa moeda seja uma das mais fortes do mundo emergente. Além disso, a crise nos Estados Unidos e na Europa faz dos países como o Brasil um dos polos mais dinâmicos na próxima década.
Na sua avaliação, a Infraero deveria continuar com a fatia de 49% nos aeroportos concedidos?
Não acho esta questão relevante, embora para mim ela não faça sentido, pois é a Anac que tem a responsabilidade de regular e fiscalizar esse setor. O argumento de usar parte dos lucros nos aeroportos privatizados para financiar suas atividades nos aeroportos deficitários não faz sentido, pois estes recursos deveriam vir do pagamento das concessões. É preciso entender que os preços pagos pelo setor privado nos leilões já levam em conta que apenas 51% dos lucros serão apropriados por eles. Se não houvesse esta imposição, os ganhos seriam mais elevados via maior pagamento pelas concessões e mais que compensariam financeiramente a não participação da Infraero.
A vitória dos fundos de pensão de estatais em Guarulhos significa que o governo continuará com forte influência sobre a gestão desse aeroporto?
Os fundos de pensão públicos são grandes investidores institucionais no Brasil e, principalmente agora que os juros reais no Brasil estão se reduzindo, têm todo o direito de buscar alternativas de investimento.
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,privatizacao
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