sábado, 22 de janeiro de 2022

A PERSONALIDADE NEURÓTICA DE NOSSO TEMPO

 

Por THEODIANO BASTOS

“Os males que a mente causa, a mente cura” Karen Horney

Quem me conhece sabe que sinto uma fascinação pela mente humano e minha biblioteca está repleta de livros que abordam o psiquismo. Tenho todos os livros de C.G.Jung, Freud, Karen Horney e Erich Fromm dentre outros.

Em janeiro de 1977 adquiri e li minuciosamente os livros NEUROSE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, A luta Pela Auto -Realização, no qual escrevi na página inicial: “Estou preparado para suportar as dores do crescimento, mas as recompensas são imensas. Vale a pena” e A PERSONALIDADE NEURÓTICA DE NOSSO TEMPO, ambos de Karen Horney.

O primeiro tem 425 páginas que li lentamente, assinalando trechos dos  capítulos: A conquista da glória, Exigências Neuróticas, A tirania do “dever”, Orgulho Neurótico, Ódio e desprezo por si mesmo, Alheamento do eu, Medidas gerais para aliviar a tensão, Soluções expansivas, A sedução do domínio, Dependência mórbida, Resignação: A sedução da liberdade, Perturbações neuróticas nas relações humanas, Perturbação neurótica no trabalho, Vias da terapêutica psicanalista e Considerações teóricas.       

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário