domingo, 6 de setembro de 2020

REELEIÇÃO “FOI UM ERRO”, DIZ FHC

Durante a palestra Brasil, Qual Será o Seu Futuro?,  o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou não ser pessimista em relação ao país. Segundo ele, o Brasil tem um "potencial enorme"

Em artigo publicado no Estadão, Fernando Henrique Cardoso reconheceu que a reeleição, dispositivo criado em 1997 para beneficiar o então presidente, foi “historicamente” um erro.

“Cabe aqui um ‘mea culpa’. Permiti, e por fim aceitei, o instituto da reeleição. Verdade que, ainda no primeiro mandato, fiz um discurso no Itamaraty anunciando que ‘as trevas’ se aproximavam: pediríamos socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Não é desculpa. Sabia, e continuo pensando assim, que um mandato de quatro anos é pouco para ‘fazer algo’. Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade (…).

Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final.” https://www.oantagonista.com/brasil/reeleicao-foi-um-erro-diz-fhc/

 

 

Um comentário:

  1. Getúlio Bastos, Pé de Serra/BA, espírita: A Boa notícia é que nenhuma dessas pessoas morreram realmente... com absoluta certeza todas elas estão bem vivas! Na casa do Pai há muitas moradas. Cada uma delas estão em uma dessas moradas. Fique na paz fique na luz

    ResponderExcluir