sábado, 1 de novembro de 2025

ARMAMENTO DO CV NO RIO TINHA ARMAMENTO DESVIADO DAS FORÇAS ARMADAS

 

                                        Por THEODIANO BASTOS

Após recontagem, número de armas apreendidas em megaoperação sobe para 120, sendo 93 fuzis: valor do material é estimado em R$ 12,8 milhões

56% reprovam posição de Lula sobre narcotráfico

Megaoperação no Rio de Janeiro é aprovada por 70% do total. 

Arsenal conta com armamento desviado das Forças Armadas.

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou um novo número de armas apreendidas na megaoperação feita na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da Cidade — que terminou com 121 mortos, sendo quatro policiais. Até então, as autoridades contabilizavam 118 armas. Uma recontagem foi feita e inclusos dois fuzis apresentados em outras delegacias, passando o total para 93. Há ainda 26 pistolas e um revólver, além de explosivos, munições, drogas e equipamentos militares utilizados pelo Comando Vermelho. Um levantamento técnico feito pela Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) estima que todo este arsenal tenha um valor de R$ 12,8 milhões.

Projeto antifacção enviado ao Congresso prevê até 30 anos de prisão.

O objetivo é combater as organizações criminosas que exercem controle de territórios e atividades econômicas. A proposta foi enviada para apreciação do Congresso Nacional, em regime de urgência.

O que diz o projeto?

O texto atualiza a Lei de Organizações Criminosas (Lei nº. 12.850/2013) e cria a figura da “facção criminosa” – termo que até agora não existia na legislação brasileira. As penas serão de 8 a 15 anos de prisão se a atuação da organização visar o controle de territórios ou atividades econômicas, mediante o uso de violência, coação ou ameaça. Homicídios cometidos por ordem ou em benefício de facções criminosas poderão levar a penas de 12 a 30 anos, passando a ser enquadrados como crimes hediondos.

SAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/11/01/policia-faz-recontagem-e-numero-armas-apreendidas-em-megaoperacao-cresce-valor-do-material-ultrapassa-r-12-milhoes.ghtml - https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/11/7283489-projeto-antifaccao-enviado-ao-congresso-preve-ate-30-anos-de-prisao.html