sábado, 6 de julho de 2024

SEGURANÇA CIBERNÉTICA, O GRANDE DESAFIO




Por THEODIANO BASTOS

Invasores que acessaram sistema do governo transferiram dinheiro que seria usado para pagar servidores

PF vê indícios de clonagem de chaves de acesso ou fraude. Parte dos valores transferidos foi bloqueada

Polícia Federal e Abin abrem investigação

Segundo a GloboNews, os suspeitos desviaram R$ 3,5 milhões da União - e parte dessa quantia teria sido enviada para fora do país.

O Siafi, gerido pelo Tesouro Nacional, é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal.

Suspeita-se que os invasores conseguiram os dados por meio de “pesca de senhas”, coletando os dados durante meses até reunirem um volume de palavras-chave que permitisse o ataque. Segundo a investigação, pelo menos 16 senhas foram usadas para tentar enviar pagamentos a 200 falsos credores.

O caso foi revelado pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmado pela TV Globo, nesta segunda-feira (22). Segundo a Polícia Federal (PF), os invasores acessaram o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal.

Não uso antivírus gratuito no meu celular e muito menos no computados. Uso o Avast Prêmium.

 

Veja o que diz o general da reserva Marcos Antônio Amaro, chefe do Gabinete de Segurança Institucional que cuida da segurança do presidente e do Palácio do Planalto.

Em entrevista publicada em página amarela de VEJA de 26/6/24, diz que a VAIDADE É UM RISCO, que não usa as redes sociais e recomenda que não se posta fotos nem dados pessoais. E ressalta que o desafio do momento é a segurança cibernética  

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/04/22/investigacao-invasao-sistema-governo-transferencia-recursos-servidores.ghtml E https://veja.abril.com.br/economia/sistema-de-pagamentos-do-governo-e-invadido-pf-e-abin-investigam-o-caso  

3 comentários:

  1. RUBENS PONTES, Capim Branco, Grande BH, cimenta com quase 102 anos: Lido, assimilado. Encaminhando

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena Venturim, Vitória/ES: Que mundo é este Ted. Penso que a próxima guerra mundial será da Internet. Imagina se parar tudo por um dia. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito assustado; estamos caminhando para a Guerra do Juízo final, o Apocalipse

      Excluir