quarta-feira, 3 de julho de 2024

OS DELÍRIOS DE DR. JOSUÉ FONSECA


                                                    Esmé Weijun Wang 

Por THEODIANO BASTOS

Considerada uma das vozes mais promissoras da literatura americana, a escritora recebeu o diagnóstico de esquizofrenia e relata as dores e os desafios diante de uma doença tachada como loucura.

A autora, de família taiwanesa: “Não sinto que o estigma tenha se reduzido”  

No livro Esquizofrenia reunidas “Gosto de saber que não estou sozinha”

Na obra, você conta que o amparo médico e a experiência espiritual foram importantes para domar sintomas como delírios. Então é possível conciliá-los? Esse é o caminho que tenho trilhado em minha vida.

Eu tomo medicamentos. Passo horas com um psiquiatra. Tenho um terapeuta. Mas também conto com um mentor espiritual, que me ensina sobre a magia das velas e outras práticas esotéricas. 

Enquanto Esmé Wang, ao receber o diagnóstico de esquizofrenia, a transformou em escritora famosa, o Dr. Josué Fonseca escolheu o caminho da autodestruição e só pensar em sexo como menina nova.

Jussara é já está com 73 anos, viúva, três filhos e cinco netos, mas ainda conserva a beleza das mulheres italianas, mora com sete membros da família num casarão ao lado da igreja de do Carmo, e no fundo tem a bela vista da Baia de Todos os Santos (e quase todos os pecados), em cuja escadaria foi filmado o famoso O PAGADOR DE PROMESSAS.

Ela recebeu o pedido de um amigo para ver se descobria o paradeiro de Dr. Josué. E de forma inusitada conseguiu, veja como.

Ele ficou encantado com a foto da linda Jussara, sem observar que seu Zaap tinha o código 71 de Salvador e não o 14 da cidade onde estava em São Paulo. Já estava doido e mais doido ficou com a foto de Jussara. 

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Josué: Bom dia! Como vai você?

Estou morando em Santo André. Quer vir passar uns dias comigo? Fique em paz

Pedi o endereço dele. Rsrsrsrs

[12:34, 26/06/2024] Jussara: Olha só essa mensagem.  Recebi agora.

Josué: Boa tarde querida. Estou morando em Santo André-SP, até dia 24-7-24 no Hotel Eldorado e depois dessa data vou morar em casa de aluguel. Fique em paz.

Meu Deus, ele está com esquizofrenia, disse Jussara

E pediu para a gerente do hotel juntar as duas camas de solteiro para se transformar uma cama de casal. A gerente estranhou e lhe disse: Esse hotel tem 40 anos e pelo regulamento prostituta não passa pela portaria. Mesmo assim tentou à noite e a garota de programa foi barrada na portaria.

Então ele passou a frequentar vilas perigosas e acabou lhe roubando os documentos, cartão de crédito e seu celular.

Jussara: Oi Josué, Porque não volta para Vitória da Conquista? Sua família está lá. E ai vc está sozinho.

Obrigado, mas aqui é melhor pra mim. Porquê? Estou esperando a resposta

Como é um idoso com 86 anos, ele teria de informar o nome de uma parente para ser acionado em caso de necessidade e pediu para que fosse tirá-lo do hotel porque corria perigo 

Saiba mais em: https://veja.abril.com.br/cultura/autora-relata-decisao-de-escrever-sobre-diagnostico-de-esquizofrenia/

3 comentários:

  1. RUBENS FONTES, com quase 102 anos de idade, comenta: Mais comum do que se imagina. conheço dois casos similares...

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena Venturim:, Vitória/ES A história ficou ótimo

    ResponderExcluir
  3. Beatriz Almeida Carneira, Pé de Serra BA: Pois é, ao ver a foto de Jussara, reconhece que Dr. Josué tem bom gosto, KKKK

    ResponderExcluir