domingo, 1 de maio de 2022

PAPA CONDENA GUERRA NA UCRÂNIA

(crédito: Alberto Pizzoli/AFP)

 E pede corredores humanitários e denuncia destruição em Mariupol

O papa Francisco reiterou neste domingo o pedido de abertura de corredores humanitários para a retirada de civis da cidade ucraniana de Mariupol, depois de denuciar que a localidade foi "bombardeada e destruída de forma bárbara".

"Meus pensamentos estão com a cidade ucraniana de Mariupol, cidade de Maria, bombardeada e destruída de forma bárbara. Eu reitero meu pedido de abertura de corredores humanitários seguros", declarou o pontífice durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro do Vaticano.

A cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, foi quase totalmente destruída após semanas de cerco. Na madrugada de domingo, um primeiro grupo de civis conseguiu deixar a siderúrgica de Azovstal, último reduto dos combatentes ucranianos, onde também estão refugiados moradores da localidade.

O batalhão ucraniano Azov informou que 20 civis deixaram o local, mas o ministério russo da Defesa citou 46 pessoas que deixaram a siderúrgica.

O papa denunciou ainda que a guerra na Ucrânia é uma "regressão macabra para a humanidade".

"Não abdiquemos nunca diante da lógica da violência, da espiral perversa das armas", disse.

‘destruir todos os povos’                

VATICANO, 23 ABR (ANSA) – O papa Francisco condenou neste sábado (23) as guerras, a da Ucrânia e as que são registradas em outras partes do mundo, porque “destroem todos os povos envolvidos” e enfatizou a necessidade das sociedades recuperarem a “civilização do amor”.   

O Pontífice fez duas reflexões em duas audiências no Vaticano, após retomar sua agenda depois de cancelar seus compromissos para fazer exames médicos.   

“As lágrimas de Maria são um sinal do clamor de Deus pelas vítimas da guerra que está destruindo não só a Ucrânia, mas todos os povos envolvidos na guerra: porque a guerra não destrói apenas os derrotados, mas também o vencedor e aqueles que olham com olhos superficiais. A guerra destrói a todos”, disse o argentino em encontro na Sala Nervi aos participantes da peregrinação da comunidade pastoral “Madonna delle Lacrime” da cidade de Treviglio.   

Saiba mais em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/05/5004591-papa-pede-corredores-humanitarios-e-denuncia-destruicao-em-mariupol.html  E https://istoe.com.br/papa-condena-guerra-na-ucrania-por-destruir-todos-os-povos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário