Por THEODIANO BASTOS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma
que 5% da população mundial tem algum tipo de superdotação ou alta
habilidade. No entanto, o número de pessoas superdotadas no Brasil é
subnotificado, pois a contagem se restringe ao ambiente escolar.
Dia Mundial da Superdotação: Brasil
ultrapassa 2,6 mil pessoas superinteligentes, diz pesquisa
Data é celebrada nesta quinta-feira (10);
São Paulo lidera ranking de estados com maior número de superdotados, DF
aparece na 5ª posição. Conheça cinco sinais de superinteligência.
'Superdotação não é só inteligência':
entenda o que são altas habilidades e quais as dificuldades enfrentadas por
quem tem a condição
Especialistas e famílias de
crianças superdotadas relatam despreparo e incompreensão do sistema
educacional. No DF, alunos com altas habilidades são atendidos nas 'Salas de
Recursos'; Secretaria de Educação diz que 'tem envidado todos os esforços
possíveis' para suprir demanda.
Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da
Superdotação. No Brasil, há 2.621 pessoas
superinteligentes identificadas em território nacional e mais
outros 31 no exterior.
O estado de São
Paulo lidera o ranking de estados com
maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida
estão Rio
de Janeiro, com 298 pessoas, Minas
Gerais, com 209, e Paraná,
com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177
O QI médio no Brasil é 83,
1 Singapura |
108 |
|
2 |
Hong
Kong |
108 |
3 |
Taiwan |
106 |
4 |
Coreia
do Sul |
106 |
5 |
Japão |
105 |
6 |
China |
104 |
7 |
Suiça |
102 |
8 |
Países
Baixos |
102 |
9 |
Coreia
do Norte |
102 |
10 |
Macau |
101 |
Os dados são Associação Mensa
Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. De
acordo com a entidade, há cinco sinais
de superinteligência:
1. 🧠 Raciocínio
rápido para resolver problemas;
2. 🧠 Boa
memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade
quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito
tempo, datas históricas, imagens e números etc);
3. 🧠 Boa
memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao
mesmo tempo;
4. 🧠 Consegue diferenciar
sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade;
5. 🧠
Rápida curva de aprendizado: habilidades avançadas para a sua idade
cronológica (crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes ou que conseguem
compor uma música sem nunca ter estudado para isso, por exemplo).
O Ministério da Educação (MEC) tem ações para atender
alunos com altas habilidades ou superdotação: O MEC disponibiliza um
material gratuito com orientações para professores e famílias, elaborado por
especialistas no assunto. A LDB prevê a criação de um cadastro nacional de
alunos com altas habilidades ou superdotação, para fomentar políticas públicas
de desenvolvimento das suas potencialidades.
O MEC se comprometeu a romper com a invisibilidade
histórica desse público nas políticas de educação.
O MEC também tem a Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que enfatiza a inclusão de
alunos com necessidades educacionais especiais.
A escola deve trabalhar as potencialidades dos alunos
com altas habilidades ou superdotação, para que não percam o interesse em
apresentar seus talentos. Para isso, é necessário identificar os alunos, o
que exige planejamento, observação e estrutura.
Para identificar se uma criança tem altas habilidades
ou superdotação, é possível procurar um psicólogo especializado em avaliação
psicológica infantil.
Alunos com
altas habilidades/ superdotação - MEC
É tarefa da escola trabalhar tais potencialidades
para que não haja perda de interesse da criança em continuar a apresentar seus
t...
A atuação do MEC/SEESP
na implantação da política de educação especial tem se baseado na identificação
de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no
apoio aos sistemas de ensino que encaminham para o melhor atendimento
educacional do aluno com altas habilidades/superdotação.
Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais