sábado, 16 de março de 2024

POMBO VOA 8.000KM DA FRANÇA A CHINA

 


Por THEODIANO BASTOS

O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que buscam explicar a criação e evolução da vida e do Universo.

O criacionismo se baseia nos livros sagrados das religiões monoteístas: como a Torá (judaísmo), a Bíblia (cristianismo) e o Corão (islamismo). Defende que a vida e o Universo foram criados por um ser sobrenatural, um Deus onipotente e benevolente.

Já o evolucionismo se baseia no conceito da seleção natural de Darwin, em que os seres vivos foram evoluindo e se adaptando até chegar ao ponto que estão hoje.

O evolucionismo afirma que a vida na Terra surgiu de um ancestral comum universal há cerca de 3,8 bilhões de anos. É uma "teoria" no sentido científico da palavra, o que significa que é apoiada por evidências e aceita como fato pela Ciência.

Já a ideia do criacionismo é baseada em relatos considerados sagrados e na fé, não em evidências.                                                Eu acredito no criacionismo 

Como explicar a existência dos pigmeus, dos nórdicos, uma tartaruga vagar pelos oceanos em retornarem ao local de nascimento para desovar, as baleias nadarem 6 mil km para procriar, saindo do Ártico para as águas quentes da costa brasileira e por aí vai. Como se orientam?

VEJAM O EXEMPLO DO POMBO-CORREIO:

Um conhecido, morador de Serra/ES, soltou pombos- correio que foram parar em Eunápolis/BA, distante 487km em linha reta e em pouco mais de três horas, voando a 160km por hora, chegou a seu destino.

Um pombo-correio voou mais de 8.000 km, batendo os recordes de resistência de sua raça, entre o sul da França e Pequim, na China.
Em julho de 1992, o inglês William Pope soltou o animal na França para que ele fosse até Watchet, no sudoeste da Inglaterra.
Sua identificação foi possível graças ao anel de registro que levava em uma das patas.
Segundo o chinês Li Rur Yong, que o encontrou, a ave já teve vários filhotes durante sua estadia em Pequim. Pope disse que não vai à China buscar seu pombo.
Alguns especialistas acreditam que o pombo-correio conseguiu chegar a Pequim a bordo de algum navio.
Para se orientar, os pombos-correios detectam a discrepância entre os estímulos que eles observam no local em que se encontram e os conhecimentos que têm armazenados sobre a sua região de origem.
Eles voam de volta para casa para amenizar esta discrepância.
Estudos mostram que essas aves respondem a estímulos de seu relógio biológico interno e usam a posição do Sol como referência.

SAIBA MAIS EM:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/4/02/mundo/11.html#:~:text=Um%20pombo%2Dcorreio%20voou%20mais,Fran%C3%A7a%20e%20Pequim%2C%20na%20China.


Nenhum comentário:

Postar um comentário