sábado, 16 de maio de 2020

O BRASIL ALIMENTA O MUNDO


                           Por Theodiano Bastos   
Murilo de Aragão, em seu artigo BOAS-NOVAS NO COMÉRCIO EXTERIOR publicado na revista Veja de 13/05/20, diz: “EM MEIO ÀS TREVAS DA PANDEMIA, brilham pontos de luz sobre a economia brasileira.

“O Brasil já se transformou em celeiro do mundo e somos, juntamente com os Estados Unidos, uma verdadeira superpotência agroexportadora.

“A Organização Mundial do Comércio prevê que o comércio internacional cairá entre 13% a 32%. O Brasil, contudo, surpreendeu no período apresentando a menor variação do fluxo. O país foi o único do G20, grupo das vinte maiores economias do mundo, a expandir seu volume exportado num cenário bastante adverso. O Brasil exportou ainda mais para a Ásia nos primeiros meses deste ano. E para a China e Japão as duas maiores economias da Ásia o aumento foi espetacular, por sermos os maiores exportadores de proteínas do mundo, nos ajudará a minimizar os efeitos de uma recessão.

A China tem 1,4 bilhões de habitantes para alimentar. No período examinado já batemos recordes históricos de venda de carne suína e bovina para este para este país e a demanda por minério de ferro também não recuou.

Já somos o maior exportador de soja em grão, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, café e açúcar. Estamos entre os maiores na exportação de minério de ferro, carne suína, farelo de soja e milho. ...tanto durante a pandemia quanto na saída da crise dela o mundo vai continuar a precisar dos alimentos brasileiros, o que se caracterizar como uma situação estratégica favorável ara nós”, conclui Murilo de Aragão em sua análise.                            https://veja.abril.com.br/blog/murillo-de-aragao/boas-novas-no-comercio-exterior/
      


2 comentários:

  1. Teomar Soledade, Feira de Santana: O futuro para o Brasil, se conseguir sair da merda
    É um trunfo para o Brasil, pode acreditar e exportar PROTEÍNA para o mundo com o máximo de valor agregado. Prato feito. Se conseguir fazer isso em duas gerações conseguirá ser um país respeitável.

    ResponderExcluir
  2. É o celeiro da terra!, diz Carlos Magno Pulinho, Vitória/ES

    ResponderExcluir