domingo, 10 de maio de 2020

BOLSONARO É SEU PRÓPRIO INIMIGO



Por Theodiano Bastos

“Tiro e facada, quando não mata elege” disse Fernando Gabeira e por isso seu grande eleitor foi Adélio Bispo de Oliveira ao tentar mata-lo com uma facada no dia 06/09/2018 em Juiz de Fora. Sobreviveu porque não era o seu dia.
Acamado, não participou dos debates, quando enfrentaria seus adversários e certamente o resultado seria outro e foi eleito ao chegar no segundo turno contra Fernando Hadad, o candidato de Lula, candidato de porta de cadeia.                                                                                                                          Aí a maioria o elegeu para que o lulopetismo que havia saqueado e quebrado o Brasil retornasse ao poder.
Mas ao chegar ao poder emergiu das profundezas o lado sombrio do presidente. 

Teve 57.797.847 votos quando se elegeu no segundo turno, mas não tem mais.
 “Votos se teve, não se tem” dizia com sabedoria Tancredo Neves.

E hoje conta apenas com uns 25% de apoiadores fanáticos e para não cair, se alia ao que há de mais podre no Congresso.

Com sua atuação desastrada na condução contra a pandemina do Covid-19, desafiando a tudo e a todos, não usa máscara e até levou sua filhinha a um evento político quando nem ele e nem ela usavam máscaras, abraçando apoiadores e pegando na mão de um e outro.  

Assim, calça como uma luva no presidente Jair Messias Bolsonaro o texto que segue:

         O PIOR INIMIGO ESTÁ DENTRO DE NÓS
              É O SEGUNDO EU DE TODOS NÓS


                                 Theodiano Bastos

(Conteúdo do livro “O TRIUNFO DAS IDEIAS” do mesmo autor.
A causa do rompimento de Jung com Freud teve origem no conteúdo do livro “O EU E O INCONSCIENTE”, editora Vozes, no qual C.G. Jung consegue provar que o inconsciente tem autonomia e consegue levar uma pessoa a cometer atos contrários a seu consciente, enquanto Freud afirmava que o inconsciente não tem esse poder.
       ESPÍRITO DO ENGANO religioso ou a sombra, o segundo eu de todos nós da psicanálise.
O Pai Nosso, a única oração que Cristo nos deixou, tem no seu final algo muito profundo:
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Cabe perguntar: de onde vem essa tentação?
— É de dentro de nós mesmo, quando o inconsciente arrebata do consciente, pois infelizmente não se tem um antivírus para impedir que esse Mal se manifeste e aí as tragédias acontecem... Leiam o que segue:
"Quem se propõe a escrever artigos e crônicas para a vida efêmera de um jornal, revista ou mesmo em livros, às vezes se pergunta: Vale mesmo a pena o esforço de escrever num país com tão poucos leitores, o pouco apreço e a incômoda sensação de que a literatura não tem mais a importância social que já teve no passado e a perda do glamour junto à mídia?”
Lendo o interessante livro do teólogo e psicanalista Rubem Alves, "O Retorno Eterno", encontrei um alento. Diz ele em uma de suas crônicas: "O escritor não é alguém que vê coisas que ninguém mais vê. O que ele faz é simplesmente iluminar com os seus olhos aquilo que todos vêem sem se dar conta disso... E o que espera é que as pessoas tenham aquela experiência a que os filósofos Zen dão o nome de "satori"; a abertura de um terceiro olho, para que o mundo já conhecido seja de novo conhecido como nunca foi".
A psicanalista e terapeuta brasileira Rosilane Josej Perelberg, professora de psiquiatria em Londres, alerta em sua entrevista no Jornal do Brasil, como o sexo afeta a vida das famílias e suas implicações sobre doenças mentais em seus membros.
Isso vem a propósito de dramas familiares conhecidos na vida. Alguns tendo como pivô a mulher com o perfil destrutivo, popularmente conhecida como mulher “tomba-homem", isto é, que atrai os homens com risinhos nervosos, tendo como objetivo secreto e compulsivo destruí-los. "Engraçado, disse-me uma delas confidencialmente no consultório: Homem nenhum nunca me fez mal e, no entanto, odeio os homens". Esse mal também atinge alguns homens que odeiam as mulheres, sem que nenhuma delas lhes tenham feito algum mal, são os misóginos, os que têm desprezo ou aversão às mulheres, ao casamento e a compromissos sérios com as mulheres.
Homens e mulheres com esses problemas deveriam ter a humildade de procurar um psicoterapeuta e resolver seus conflitos interiores, no mais comum das vezes fruto da desagregação familiar e seus traumas na vida da criança. Tudo isso tem origem no relacionamento entre os pais, no seio familiar, na usina psíquica que é a família. Freud já alertava: Quando um homem e uma mulher se relacionam na intimidade, não é um relacionamento entre duas pessoas, mas na verdade entre seis, pois cada um leva dentro de si o pai e a mãe, as influências recebidas no relacionamento entre os pais. É esse conflito mal resolvido que dá origem ao "segundo eu", ou seja a sombra, o lado negativo da personalidade de cada um de nós. O inimigo dentro de nós. “O pior inimigo está dentro de nós mesmos”.
Se a mulher teve um pai tirânico, que dominava a mãe sadicamente, que nunca assistiu no lar uma cena de amor, ternura e carinho entre os pais, certamente terá um relacionamento conflituoso e compulsivo com o sexo oposto, fruto do conflito interior mal resolvido, porquanto o pai é o primeiro homem na vida de uma mulher. E pelo complexo de Eletra ela se apega ao pai e no íntimo costuma ser rival da mãe. Já no caso do homem, de acordo com o complexo de  Édipo, ele se apega à mãe e no fundo é um rival do pai. É da natureza humana, queira-se ou não.
                         É um ato de compaixão e sabedoria aceitarmos as fraquezas e as enfermidades da alma de nossos pais, lamentando o relacionamento conflituoso que tiveram e deram origens às neuroses dos filhos. "Os males que a mente causa, a mente cura", diz Karen Horney. A visão cristã diz que o homem nasce com o pecado original. Isso não significa que o homem é inevitavelmente mau, mas que tem de lutar contra o mal dentro de si.
Devemos sempre lembrar, daí a necessidade dos que sofreram na infância procurarem o socorro psicoterápico, pois o conflito interior não resolvido, é como um vírus no computador que alguém contagia com o objetivo de causar danos, tão logo seja acessado o arquivo ou dado para desencadear uma seqüência destrutiva guardada na memória do equipamento. Assim também na mente humana. Está tudo arquivado na memória inconsciente e tão logo surja algum acontecimento ou mesmo vaga referência ao trauma vivido, é disparado das profundezas do inconsciente uma seqüência incontrolável e compulsiva de reações que a consciência não consegue evitar ou controlar.
Sobre a conexão entre a psiquiatria e a psicanálise, diz o Prof. Guy Briole, da Universidade de Paris e membro da Associação Mundial de Psicanálise, alerta: “a medicação não resolve o problema da idéia fixa alucinatória de perseguição que o paciente vivencia. Somos contra a posição ‘tome o remédio e cala-te’ e defendemos o posicionamento ‘tome o medicamento para sofrer menos e fale’, ressalva. Os psiquiatras não escutam os doentes. ‘Hoje em dia eles falam mais que os próprios pacientes”.
Enfim, os psicanalistas somente ajudam a pessoa a encontrar as respostas que estão nelas mesmas. 
Esse texto está na Internet no Blog O PERISCÓPIO (theodianobastos.blogspot.com.br)


19 comentários:

  1. Vânia, Feira de Santana: Pois é...o pior inimigo de Bolsonaro e desse desgoverno.. é ele mesmo.. Ainda vão descobrir que essa facada foi fake News pra fugir dos debates e tática de guerra eleitoral..pq digo isso? Pq na minha cidade já aconteceu isso...um político da velha guarda usou essa tática para se eleger...foi eleito e traiu o seu principal apoiador na farsa, então, seu apoiador foi lá e o delatou.. Lembro que foi um escândalo na época... Bom, o presente já mostra quem é quem..o líder da maldade ainda vai ficar melhor definido

    ResponderExcluir
  2. Waldivino De Carvalho Filho
    Você diz a verdade nua e crua.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Lessa Lessa
    Eu diria que aumentou o numero de votos. E qualquer um daqueles candidatos no segundo perderia. Não tem nada a ver com anti pt. Politico ladrão já era...

    ResponderExcluir
  4. Célia, Salvador/BA Realmente, Bolsonaro tem se mostrado como um homem comum, simples,grosseiro etc etc. Mas na verdade que elege o candidato é o opositor pela mal gestão anterior com desrespeito ao povo em todos sentidos principalmente na corrupção abraços para o Senhor

    ResponderExcluir
  5. Eliane Carneiro Santana Junqueira
    Aqui no Brasil é dificil, se voce tivesse falado com LULA a respeito você saberia.

    ResponderExcluir
  6. Aristóteles Bastos, Feira de Santana: Gabeira esqueceu tb de ressaltar as muitas qualidades do nosso presidente, homem íntegro, honrado, não rouba e não deixa roubar.
    A a proximidade com o centrão está sendo feita de uma forma transparente e com certeza, caso haja cargos, vão ser fiscalizados, e ao 1o só caso de corrupção, não tenho a menor dúvida, vão ser demitidos sumariamente. Na política velha, os cargos eram negociados às escuras.

    ResponderExcluir
  7. Rubens Pones, Capim Branco/MG:
    Texto antológico.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Gelcilio Coutinho Barros
    Meu prezado Theodiano, apresente-me alguém com a coragem de Bolsonaro para enfrentar adversários tão qualificados em corrupção e assassinatos que nem a PF desvendou. A qualidade desses adversário é que me fizeram votar no Capitão e aumentar a cada dia minha admiração por ele, e se necessário repetirei meu voto. Se ele conseguir limpar um pouquinho o Brasil, os demais brasileiros decentes poderão governar um país que se tornou ingovernável. Se houver alguém por favor, me informe, pois já estou perto dos oitenta e não enxerguei nenhum que chegue aos pés dele até hoje. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Edilene Pereira
    Também estou com o Gelcilio

    ResponderExcluir
  10. Joselia McCann
    Theodiano Bastos aqui na Nova Zelândia o governo está muito triste com o governo do Brasil no momento.

    ResponderExcluir
  11. Saverio Paolillo - padre Xavier

    A responsabilidade recaia sobre quem direta ou indiretamente favoreceu sua eleição.

    ResponderExcluir

  12. Heitor Carvalho.BH:

    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  13. Jocoma:

    Ķkkkkkkkkkkkkkk só posso lamentar

    ResponderExcluir
  14. Andre Luiz Nonato da Silva

    Todos que levanta a voz contra Bolsonaro, com certeza é de esquerda. Quando Lula foi presidente, falava mal das mulheres, homossexuais e etc, além de assaltar os cofres públicos e ninguém levantava a voz contra ele. Ademais, nada consta que Bolsonaro é ladrão, mas isso não tem importância, não é mesmo?
    Enviado do Yahoo Mail no Android

    ResponderExcluir

  15. Luiz Fontenelle

    Caro TheodianoEu diria que o psicanalista é o cara que toma o teu relógio pra te dizer que horas são, e não devolve.

    ResponderExcluir
  16. Rubens Pontes, Capim Branco/MG:

    Exatamente.

    ResponderExcluir
  17. Theomar, Feira de Santana/BA: Uma figura nefasta o Capitão Cavalão.

    ResponderExcluir

  18. HELIO CORREA, Vila Velha/ES

    Bolsonaro está se implodindo. Gostei.

    ResponderExcluir