terça-feira, 5 de maio de 2020

USA X CHINA

                                                                                 Por Theodiano Bastos

O vírus chinês, estranhamente, não chegou em Pequim,  onde fica a cúpula do regime chinês, nem em  Xangai, a cidade mais importante da China. Muito estranho, não?

"O dia que a China acordar, o mundo tremerá" disse Napoleão Bonaparte, há quase 200 anos, em 1816.


Pelo crescendo das declarações, não resta mais dúvidas de que haverá retaliações dos Estados Unidos e seus aliados contra a China.

Os Estados Unidos nunca entraram em guerra com a Rússia e nem mesmo com a URSS e foram aliados em duas guerras mundiais, contra o terrorismo e contra o Estado Islâmico. Todavia já esteve em conflito armado com a China na Guerra da Coreia na década de 50 que por pouco não desencadeia a 3ª Guerra Mundial .   

TRUMP VOLTA A ACUSAR A CHINA
China denuncia declarações “falsas” dos EUA após afirmações de Trump sobre vírus
A China denunciou nesta quinta-feira as declarações “mentirosas” dos Estados Unidos, um dia depois das críticas do presidente Donald Trump, que reiterou que Pequim deveria ter contido a epidemia do coronavírus.

Trump, que afirmou na quarta-feira que a crise atual é “pior” que o ataque a Pearl Harbor em 1941 e os atentados de 11 de setembro de 2001, voltou a criticar a China e afirmou que “isto não deveria ter acontecido nunca”. 
Em resposta, a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying, afirmou que “vários países e especialistas têm feito comentários positivos sobre a prevenção e controle do vírus na China”.
“Apenas os Estados Unidos elevam uma voz discordante, falsa e hipócrita”, completou.
“O inimigo que os Estados Unidos enfrentam se chama novo coronavírus”, declarou Hua, que pediu aos americanos que lutem “ao lado da China como sócios, ao invés de como inimigos”. “É uma pena ver que algumas pessoas nos Estados Unidos atribuem a culpa aos demais, ao invés de assumir suas responsabilidades”, insistiu.
A China registra 83.000 contágios e 4.633 mortes provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com o balanço oficial. A pandemia já matou 73.000 pessoas nos Estados Unidos. “Este é realmente o pior ataque que já tivemos”, disse o presidente dos Estados Unidos.
“Isto não deveria ter acontecido”, insistiu. “Deveria ter sido detido em seu local de origem. Poderia ter sido detido na China”, disse Trump. 

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, declarou neste domingo, 3 de maio de 2020, que há uma "enorme" quantidade de provas de que a pandemia do novo coronavírus surgiu em um laboratório de Wuhan, na China. 

"Há uma enorme quantidade de provas de que foi ali (no Instituto de Virologia de Wuhan) que começou", disse Mike Pompeo à rede ABC. No entanto, ele se recusou a comentar se acredita que o vírus tenha sido propagado intencionalmente por Pequim.

"A China é conhecida por sua propensão a infectar o mundo e a utilizar laboratórios que não respeitam as normas. Esta não é a primeira vez que o mundo é ameaçado por um vírus proveniente de um laboratório", completou o chefe da diplomacia americana.

A CHINA CRIA CRIPTOMOEDA PRÓPRIA PARA COMBATER O DÓLAR

O centro financeiro da China afirma que os EUA estão abusando de seu estatuto de detentor da moeda de reserva global para enfraquecer países que não se submetem aos norte-americanos.


O dólar, como arma de pressão dos Estados Unidos e fonte de vulnerabilidade para outros países, não pode mais funcionar como moeda global, diz Wang Zheying, presidente da Bolsa de Ouro de Xangai, e adverte que o mundo precisará de uma alternativa ao dólar após a pandemia.


De acordo com Wang, o mundo precisa de uma nova moeda forte e independente de qualquer Estado para desenvolver o comércio internacional.


O problema com o sistema monetário dominado pelo dólar é que ele deixa os países vulneráveis a possíveis sanções dos EUA e ao poder de Washington de congelar os ativos internacionais de uma nação em caso de disputa, observou Wang, entrevistado pela Reuters.

É o CONSENSO DE WASHINGTON X CONSENSO DE BEIJING                                    

                          



Nenhum comentário:

Postar um comentário