sexta-feira, 29 de maio de 2020

MUSICOTERAPIA NA QUARENTENA E ISOLAMENTO SOCIAL



Por Theodiano Bastos

O medo e a ansiedade levam à queda da imunidade e A MUSICOTERAPIA é uma das terapias para manter a sanidade mental na longa quarentena e isolamento social para superar o medo, a ansiedade e as incertezas do amanhã.                                                             Também se recomenda técnicas de respiração, Ioga, ginástica, meditação e orações.
.
"A música tem também o poder de dissolver as tensões do coração e a violência de emoções sombrias", consta do I Ching.
É também a companheira na alegria, o bálsamo nas dores e serve como refúgio, consolo e deleite.
A música oferece, mais que simples entretenimento, a oportunidade de experimentar sensações profunda e mergulhar na introspecção”
Ouvir música requer escuta fina e atenção relaxada e tem de ter melodia, harmonia e ritmo, toda boa música tem de ter.

A quarentena permite cultivar o silêncio, que é a arte de falar consigo mesmo. Einstein disse, que “costumava repetir suas frases para si mesmo, com suavidade”.
musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda: Melhora a expressão corporal. Aumenta a capacidade respiratória. Estimula a coordenação motora.
O que é musicoterapia?
A musicoterapia é uma terapia que utiliza a música para tratar pacientes. Podendo ser utilizada como forma de reabilitação, prevenção ou para melhorar a qualidade de vida. Ela pode ser praticada de forma individual ou comunitária. 
A música age na mesma região do cérebro que é responsável pelas emoções. Assim, dependo da música que escutamos, podemos nos sentir mais motivados e alegres ou mais introspectivos. Sendo assim, é importante procurar um musicoterapeuta para que ele indique as músicas a serem ouvidas e por quanto tempo deve ser feita a prática. 


3 comentários:

  1. Lita Brito Amorim, Nanuque/MG pelo Face:
    Gostei muito! Realmente a música, a dança, atividade física.... ajudam muito!

    ResponderExcluir
  2. Rubens Pontes
    Pois não é que Shakespeare confirma? "A música é a padroeira da celeste harmonia" (em A Megera Domada)

    ResponderExcluir
  3. Theodiano, suas últimas mensagens são fabulosas. Até ter elas o dedo da LILA. Um imenso obrigado para os dois. Aurélio Curitiba

    ResponderExcluir