sábado, 2 de maio de 2020

CHINA CRIA MOEDA PARA COMBATER O DÓLAR


CHINA CRIA CRIPTOMOEDA PRÓPRIA

A entidade do centro financeiro da China afirma que os EUA estão abusando de seu estatuto de detentor da moeda de reserva global para enfraquecer países que não se submetem aos norte-americanos.

O dólar, como arma de pressão dos Estados Unidos e fonte de vulnerabilidade para outros países, não pode mais funcionar como moeda global, diz Wang Zheying, presidente da Bolsa de Ouro de Xangai, e adverte que o mundo precisará de uma alternativa ao dólar após a pandemia.

De acordo com Wang, o mundo precisa de uma nova moeda forte e independente de qualquer Estado para desenvolver o comércio internacional.

O problema com o sistema monetário dominado pelo dólar é que ele deixa os países vulneráveis a possíveis sanções dos EUA e ao poder de Washington de congelar os ativos internacionais de uma nação em caso de disputa, observou Wang, entrevistado pela Reuters.

Durante a recuperação pós-crise, o domínio do dólar causa muitos problemas para outros países devido à política de juros baixos da Reserva Federal dos EUA, o banco central do país.
"É uma arma para os EUA, mas uma fonte de insegurança para outros países", ressaltou. ©
O diretor da Bolsa de Ouro de Xangai pediu o uso de uma nova moeda supranacional para reduzir o domínio global do dólar dos EUA.
"A moeda que o mundo escolher para o comércio mundial não deve ser uma que privilegie alguém ou exponha outros à insegurança", disse ele. Wang previu uma queda de longo prazo do dólar e uma alta do preço do ouro.
Desafios para um concorrente
Mesmo assim, o ouro não é um meio de troca ideal, pois sua quantidade é limitada. Jia Jinjing, diretor do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Popular da China, propõe o uso de tecnologias de moeda digital para implementar a ideia de uma nova moeda global.
"Agora há cada vez mais oportunidades. O Banco Popular da China lançou testes de moeda digital. Sua diferença do dinheiro convencional é que será completamente transparente e se verá para onde cada yuan está indo", disse ele à Sputnik China.
Jia Jinjing disse que podemos "usar a tecnologia de moeda digital para criar um sistema de liquidação internacional de acordo com as necessidades reais".
A China está lançando testes do yuan digital em quatro regiões do país: Shenzhen, Hunan, Chengdu e Suzhou. O yuan digital deverá substituir parcialmente o dinheiro físico e será introduzido em duas etapas: do Banco Central para os bancos comerciais e dos bancos comerciais para a população. O yuan digital terá a mesma soberania que a moeda fiduciária chinesa.
Na primeira fase, o yuan digital será mais utilizado para pagamentos domésticos. O sistema é muito semelhante às carteiras eletrônicas Alipay e WeChatPay, que são populares na China. A introdução da moeda digital estatal permitirá controlar mais eficazmente a quantidade de dinheiro em circulação e conduzir a política monetária e regular os movimentos de capitais.
No entanto, isto não significa que o yuan digital se tornará um novo sistema de pagamento global. Em primeiro lugar, a moeda chinesa ainda não é livremente conversível, pois existem restrições aos fluxos de capital. E, como apontou o diretor da Bolsa de Ouro de Xangai, uma moeda controlada por um determinado estado não pode ter um bom desempenho nas condições atuais de globalização.
PASSOS EM FRENTE
Apesar de tudo, a China tem esse sistema melhor desenvolvido. O Banco Central da China registrou 84 patentes na área de moedas digitais, elas descrevem protocolos para o controle da emissão e circulação do yuan digital.
A entidade também criou mecanismos para acordos interbancários e a integração das carteiras digitais criptográficas do yuan na infraestrutura bancária existente.
Segundo o especialista, é mais provável que a moeda global supranacional para acordos internacionais seja emitida sob forma de dinheiro eletrônico. Isso reduziria significativamente os custos de transação e todas as dificuldades associadas ao armazenamento e transporte da moeda fiduciária. https://br.sputniknews.com/opiniao/2020050115525352-mundo-precisa-de-alternativa-ao-dolar-apos-pandemia-diz-bolsa-de-ouro-de-xangai/
                         ******************
China cria criptomoeda própria e avança para matar o dinheiro em papel Felipe Zmoginski 29/04/2020 04h00 Captura de tela do "Digital Renminbi", criptomoeda testado pela China  (Reprodução) Há quase três anos, em setembro de 2017, a China proibiu o uso de bitcoins no país, impedindo, inclusive, sua mineração no país. Na época, muitos analistas registraram que o país planejava, na verdade, criar sua própria criptomoeda, centralizando uma tecnologia que, no caso do bitcoin, é livre e descentralizada. Esta semana, o Banco do Povo da China (BPC), equivalente ao Banco Central deles, anunciou que já testa uma criptomoeda soberana, o "Digital Renminbi", nome da moeda local. Funciona c... - Veja mais em https://copyfromchina.blogosfera.uol.com.br/2020/04/29/china-cria-criptomoeda-propria-e-ameaca-a-existencia-do-dinheiro-em-papel/?cmpid=copiaecola

Um comentário:


  1. CRIPTOMOEDA CHINESA, CÓDIGO PODE SER QUEBRADO
    Por Heitor Carvalho
    As criptomoedas tem sua base em algoritmos e web.

    Os algoritmos podem ser explicitados e "transparentes" com uma criptografia muito robusta.
    • O que quer dizer criptografia robusta? Na segunda guerra mundial o único sistema de criptografia que não foi quebrado foi o código Navajo. Se quiser quebrar uma criptografia em PORTUGUÊS a primeira coisa a fazer é descobrir o símbolo mais repetido. Será a letra "a"... e assim por diante. A criptografia americana não foi quebrada porque apenas a tribo Navajo era fluente na língua deles e mesmo os membros da tribo não tinham nomes para aviões, metralhadora, canhões, bombas, marechal. Ou seja, a língua falada pelos índios contratados para a criptografia era unicamente deles. Assim era impossível de ser decodificada por terceiros.

    • Se a criptografia for em chinês, será quebrada, pois o japonês foi quebrado. Os algoritmos das criptomoedas são robustos no sentido que somente supercomputadores os quebram depois de muitas horas de processamento. Mas computadores "quânticos" estão logo ali na "esquina" ou seja, em breve estarão em muitos lugares.

    • Um problema maior é a própria WEB. Até pouco tempo atrás de DEZ SUPERCOMPUTADORES da internet, oito estavam em território americano, ou seja, na WEB o domínio americano ainda é avassalador [Vide Google, Microsoft, Apple...] China e Rússia tem tentado bloquear o resto do mundo com seus sistemas "internos" mas não são isentos de "furos". E segurança é como balão de aniversário de criança, basta um pequeno furo e todo ele se esvazia.
    • MAS DE QUALQUER FORMA um ataque ao dólar provavelmente será bem sucedido uma vez que a China está com mais de oitenta por cento da Dívida Externa Americana sob a forma de Letras do Tesouro. O que aconteceria depois é pergunta de um trilhão de dólares...

    ResponderExcluir