quinta-feira, 27 de março de 2025

TENSÃO POLÍTICA, BOLSONARO E MAIS SETE SÃO RÉUS DECISÃO DO STF POR UNANIMIDADE

 


Por THEODIANO BASTOS

Bolsonaro vira réu no STF por tentativa de golpe: o que acontece agora?

Primeira Turma do Supremo aceita denúncia da PGR contra ex-presidente e outros sete envolvidos na trama golpista.

O caso pode ser apreciado até setembro 2025. Se houver condenação, as penas podem chegar a 43 anos de prisão.

“Ter três generais réus é simbólico. Nenhum militar golpista da história, e foram muitos, jamais foi punido”, diz Carlos Fico  no Correio Brasiliense.

Votaram a favor do recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, integrantes da Primeira Turma.

Além do ex-presidente, veja quem compõe a lista de acusados do “núcleo 1”, grupo crucial na suposta trama golpista, cuja denúncia foi recebida:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • e Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, além de ter sido candidato a vice de Bolsonaro em 2022.

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. Nesta quarta-feira, 26/3, o placar fechou em cinco votos a zero para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele e outros sete suspeitos de participação em uma trama golpista entre o final de 2022 e o início de 2023.

A decisão dá início à fase de instrução criminal do processo, ou instrução da ação penal, que consiste nos preparativos para o julgamento. Neste momento, as defesas e a PGR estão juntando todos os ele pedir diligências e perícias e indicar as testemunhas para depoimento. A PGR e o STF podem, ainda, solicitar as quebras de sigilos dos celulares, computadores e contas bancárias dos réus.

Só depois é marcada a data do julgamento ainda este ano.

Leia mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/stf-tem-maioria-para-tornar-reus-bolsonaro-e-outros-7-por-trama-golpista/ - https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/bolsonaro-vira-reu-no-stf-por-tentativa-de-golpe-o-que-acontece-agora/ E https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/03/7094599-bolsonaro-torna-se-o-primeiro-ex-presidente-reu-por-tentar-golpe.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário