sábado, 11 de abril de 2020

BOLSONARO, PRESIDENTE IRRESPONSÁVEL

Por Theodiano Bastos

É uma insanidade o que o presidente Bolsonaro vem fazendo. 
Primeiro deixou que um pai encostasse seu filho para tirar uma foto e continua do mesmo jeito, pondo em risco sua própria saúde e dos apoiadores, na contramão de tudo que vem sendo recomendado no mundo todo, o afastamento social de 2m.
Coronavírus: casos passam de 20 mil e Brasil registra 1.124 óbitos
Com a atualização, foram confirmados mais 68 óbitos por Covid-19; taxa de letalidade é estimada em 5,4% O Globo

Em visita a hospital, Bolsonaro gera aglomeração e se aproxima de populares

Hospital de campanha está sendo construído para receber pacientes com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus


Em 'passeio' por Brasília, Bolsonaro limpa nariz e, em seguida, aperta mãos de apoiadores
A atitude do presidente vai na contramão de várias recomendações do Ministério da Saúde e do GDF
Bolsonaro fez passeio por regiões de Brasília nesta Sexta-feira da 

paixão, 10/04/20


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A imagem pode conter: 2 pessoas
A imagem pode conter: 3 pessoas

Em visita a hospital, Bolsonaro gera aglomeração e se aproxima de populares


Hospital de campanha está sendo construído para receber pacientes com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus 11/04/20

O presidente Jair Bolsonaro andou novamente nesta sexta-feira (10) por áreas comerciais e residenciais de Brasília, apesar de orientações das autoridades sanitárias de que a população mantenha o isolamento social, em decorrência da pandemia de coronavírus. O presidente primeiro foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA), depois a uma farmácia no setor Sudoeste e, por fim, a um prédio residencial, na mesma região.

Na farmácia e no prédio, apoiadores se juntaram para ver o presidente, também contrariando a orientação de se evitarem aglomerações. Bolsonaro pegou na mão de alguns apoiadores. Ele chegou a limpar o nariz e, com o mesmo braço, cumprimentou uma idosa (veja nas imagens abaixo, registradas pelo cinegrafista João Raimundo, da TV Globo). -:---:--
Bolsonaro limpou o nariz com o braço e, em seguida, cumprimentou uma idosa

Na rua, houve manifestações de apoio ao presidente, mas também houve pessoas que bateram panelas em suas janelas e gritaram palavras de ordem contra Bolsonaro.
Bolsonaro passou por uma farmácia em Brasília nesta sexta-feira (10) 

Nesta quinta-feira (9), Bolsonaro já havia contrariado o isolamento social. Ele foi a uma padaria de Brasília, abraçou apoiadores (que formaram uma aglomeração em torno dele), e comeu no local. Decreto do governo do Distrito Federal permite o funcionamento de padarias, mas proíbe que seja fornecida a comida para consumo no estabelecimento.

No trecho que lista que tipo de lojas podem funcionar no DF durante a crise do coronavírus, o decreto diz: "Padarias e lojas de panificados, apenas para a venda de produtos, sendo vedado o fornecimento de refeições de qualquer tipo para consumo no local".

Nesta sexta, na saída da farmácia, Bolsonaro disse que ele tem o direito constitucional de ir e vir.

"Eu tenho o direito constitucional de ir e vir. Ninguém vai tolher minha liberdade de ir e vir. Ninguém", afirmou o presidente. 
O Ministério da Saúde, seguindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ressalta diariamente a necessidade de as pessoas ficarem em casa e não saírem a não ser para alguma atividade essencial. A medida é fundamental, de acordo com as autoridades, para desacelerar a contaminação por coronavírus e aliviar o impacto sobre o sistema de saúde. Bolsonaro, por sua vez, defende medidas mais brandas.
Jornalistas que acompanharam a saída do presidente pela cidade questionaram Bolsonaro sobre o que ele foi fazer no hospital, mas ele não respondeu.  https://g1.globo.com/ 

Durante a visita que fez ao Sudoeste de Brasília, na manhã desta sexta-feira (10/4), em que esteve em uma farmácia e no prédio onde mora o filho Renan, o presidente Jair Bolsonaro também cumprimentou apoiadores na região. Imagens da TV Globo mostram ainda o presidente limpando o nariz com parte do braço e a mão. Em seguida, sem limpá-la, Bolsonaro aperta a mão de algumas pessoas, entre elas uma idosa que usava máscara como proteção ao Covid-19.

A atitude do presidente vai na contramão de várias recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Distrito Federal (GDF) para tentar evitar a proliferação do novo coronavírus. Entre elas, a de não fazer aglomeração, não colocar as mãos no rosto e não apertar as mãos das pessoas.

Não é a primeira que Bolsonaro não evita aglomerações. Na quinta-feira (9/4), o presidente esteve em uma padaria na Asa Norte. Contrariando o decreto do GDF que libera o funcionamento do estabelecimento, ele fez um lanche no local e causou aglomeração, além de abraçar funcionários, cumprimentar pessoas com abraços e apertos de mão, além de posar para fotos. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante um passeio por diferentes pontos de Brasília, apertou a mão de uma mulher idosa e de um homem poucos instantes após ter esfregado o próprio nariz com o dorso da mão com que fez os cumprimentos. O coronavírus pode ser transmitido pelo contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. RELACIONADAS Para cientistas do NE, afrouxar isolamento seria "tragédia sem precedentes" Mulher rouba microfone de repórter da Globo e ataca emissora ao vivo Ampliado, seletivo ou bloqueio total: qual a melhor forma de distanciamento social? A cena foi presenciada por jornalistas e apoiadores do presidente.
https://www.correiobraziliense.com.br/ e https://noticias.uol.com.br/10/04/20


8 comentários:

  1. Alexandre Magno Freire, Teófilo Otoni/MG: Que horror

    ResponderExcluir
  2. Marília Rodrigues, Serra/ES: É uma insanidade ele está sofrendo das faculdades mentais

    ResponderExcluir
  3. Beatriz Almeida Carneiro, Pé de Serra/BA: [08:24, 11/04/2020] Bia: Se o presidente tem direito ao ir e vir, a população também têm. O que não compreendo é que ele vai de encontro a contradição a ele próprio.
    Se o ministro na sua sã consciencia, orienta a população ficar em casa, e o presidente descumpre, então ele é imune e porque não passa a fórmula para os demais? Tem algo circulando que ainda não sabemos.
    Nem eu também sei, respondo

    ResponderExcluir
  4. Vânia, Feira de Santana/BA: [11:15, 11/04/2020] +55 75 9151-2266: Ele demonstra o tempo todo o seu desprezo pela vida alheia...nem mesmo os seus seguidores, que eles mesmos os apelidaram de gado vide (Joyce), ele respeita...e esse comportamento dele, não é nada recente.. é só observar as falas dele ao longo de sua carreira política...onde grudado nas tetas pública, ele se põe a apontar o dedo para os que como ele é sua família vivem...

    O espelho dele deve ser bastante deformando

    ResponderExcluir
  5. Rubens Pontes, Capim Branco/MG:

    Prepotência tem sido, através dos tempos, a arma mais usada

    pelos que, no uso do poder, se situam acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir

  6. rubens silva pontes

    Sorte viver no Brasil, onde se permite esse tipo de insanidade e ainda se criam apoiadores.

    Em países do Oriente, a pena é de morte. Inapelável.

    ResponderExcluir
  7. Dilson Sales, Serra/ES Agente não tem que seguir ninguém, sabemos os riscos e deveríamos ter o direito de definir o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas um presidente da república teria de dar o exemplo fazendo o que todos fazes no mundo todo. Faça o que digo e não faça o que faço..., lamentável.

      Excluir