segunda-feira, 20 de abril de 2020

MILITARES REPROVAM PARTICIPAÇÃO DE BOLSONARO EM ATO ANTIDEMOCRÁTICO


BOLSONARO RECUA

Um dia após ato, Bolsonaro diz que não atacou Poderes e defende Congresso e STF abertos


Presidente recriminou apoiador que pediu fechamento do Supremo em manifestação que pedia intervenção e criticava as duas instituições
Após vigorosas manifestações contra sua inaceitável  participação em manifestação favorável ao AI-5, Bolsonaro faz pronunciamento nesta manhã de 20/04, dizendo que a manifestação era para a reabertura das atividades econômicas e que houve infiltração com faixas pedindo o fechamento do Congresso e do STF e que ele contra isso.  

QG militar
O Estadão consultou sete oficiais-generais (cinco do Exército, um da Aeronáutica e um da Marinha) sobre a carreata golpista de Jair Bolsonaro.
Eles disseram que o gesto foi uma “provocação”, “desnecessária” e “fora de hora”.
Um deles acrescentou: “Se a manifestação tivesse sido na Esplanada, na Praça dos Três Poderes ou em qualquer outro lugar seria mais do mesmo. Mas em frente ao QG, no dia do Exército, tem uma simbologia dupla muito forte. Não foi bom porque as Forças Armadas estão cuidando apenas das suas missões constitucionais, sem interferir em questões políticas.”
O golpe no WhatsApp
O discurso de Jair Bolsonaro na carreata do AI-5 foi programado por sua turma.
Diz o Estadão: “Embora Bolsonaro tenha tentado passar a ideia de que o ato foi de improviso, na esteira de carreatas pela reabertura do comércio, seguidores bolsonaristas convocaram as manifestações pelas redes sociais para comemorar o Dia do Exército.
‘O Brasil vai parar. Na frente dos quartéis’, dizia uma das convocações, ao pregar a ‘deposição’ do Supremo e de governadores.
Além disso, mensagens de WhatsApp traziam endereços de vários quartéis e batalhões pelo país. O texto era acompanhado das hashtags #abaixoSTF e #abaixoCongressoNacional”.

UM FREIO PARA BOLSONARO
Jair Bolsonaro “ultrapassa limites e desafia o estado de direito”, diz O Globo, em editorial.
“Ele tem sido coerente com seu passado e, à medida que se sente legalmente tolhido a praticar um enfrentamento sem base científica da epidemia da Covid-19, radicaliza, tendo chegado a um ponto perigoso ontem, ao participar de manifestação em Brasília em que se pregou golpe militar (…).
Bolsonaro demonstra conviver mal com os freios e contrapesos de uma democracia representativa. Desde o início do seu governo ele já teve várias oportunidades de aprender que Legislativo e Judiciário existem para atuar ao lado do Executivo de forma harmônica, mas que existem barreiras institucionais para conter um poder que tente se sobrepor aos outros.” https://www.estadao.com.br/ e https://www.oantagonista.com/brasil/ 20/04/20


Nenhum comentário:

Postar um comentário