terça-feira, 8 de janeiro de 2019

CEARÁ, DESAFIO PARA BOLSONARO E SÉRGIO MORO


CEARÁ, DESAFIO PARA MORO E BOLSONARO

Camilo Santana (PT), governador do Ceará, deve tomar as mesmas providências do governo do Espírito Santo em fevereiro de 2017

Em 2017, o governo do Espírito Santo publicou decreto transferindo o controle da segurança pública no estado para as Forças Armadas.
O responsável pela operação foi o general de brigada Adilson Carlos Katibe, comandante da Força-Tarefa Conjunta.
Em fevereiro de 2017, para debelar a violência causada pela rebelião de parte da Polícia Militar, o Governo do Estado do Espirito Santo, pediu o apoio das Forças Armadas, de acordo com o que prevê a Lei Complementar Nº 97, de 9 de JUNHO de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas, no Parágrafo  5º do Art. 15:
"§ 5o Determinado o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem, caberá à autoridade competente, mediante ato formal, transferir o controle operacional dos órgãos de segurança pública necessários ao desenvolvimento das ações para a autoridade encarregada das operações, a qual deverá constituir um centro de coordenação de operações, composto por representantes dos órgãos públicos sob seu controle operacional ou com interesses afins".

A Força Nacional de Segurança (FNS) constituída em 2004 no governo Lula, está mais para invenção de marqueteiro do que para projeto sério de combate ao crime. Serve para o governo federal fazer pose de preocupação com a criminalidade fora do controle, mas o impacto é mínimo, até do ponto de vista estatístico. Apenas os desavisados acham que 300 homens da FNS fariam diferença em um Estado como o Ceará, cuja Policia Militar tem um contingente superior 17.500 policiais.
Solução cosmética A Força Nacional nada resolve, mas os governadores ficam felizes porque também podem fingir empenho na solução do problema.
Irrelevância Ainda que 40% da PM do Ceará (7.000 homens) estivessem “de folga”, como circula nas redes, os 300 da FNS seriam quase irrelevantes.
Mãos erradas Em vez de enviar PMs para locais que não conhecem, na operação “me engana que eu gosto”, o dinheiro seriam mais útil nas mãos das PMs. https://www.poder360.com.br/ 08/01/18

Mourão responsabiliza Camilo Santana por crise na segurança do Ceará

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, responsabilizou o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pela violência no Estado.
“O problema é do governador, que sempre tratou mal a PM. E pelas informações que recebemos, 40% do efetivo da polícia está de férias agora. Como ele pode deixar isso?”, disse Mourão em entrevista à revista Crusoé, publicada no site O Antagonista.
“Ele quer jogar no colo da gente. É a velha tática do PT”, completou o vice-presidente. https://www.poder360.com.br/ 04/01/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário