domingo, 21 de outubro de 2018

MULHER TOMBA HOMEM E HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES


Por que existem mulheres que odeiam os homens?
por Theodiano Bastos

Ela dá bola e quando é correspondida, dá um risinho nervoso, pisca os olhos freneticamente, sinalizando que fisgou uma nova vítima para ser humilhada e traída. É a MULHER TOMBA HOMEM...

Do mesmo que existem mulheres que odeiam os homens, também existem homens que odeiam mulheres “então vamos parar com esta choradeira e aceitar a realidade ou então vamos todos fechar os olhos e vamos viver no mundo de Alice no País das Maravilhas”, diz um leitor .

Misandria: as mulheres que odeiam os homens
Este título podia ser um título da obra de Stieg Larsson, bastaria mudar a direção do ódio para o género masculino. Se o título de Larsson (“Os homens que odeiam as mulheres”) é expressamente misógino, arriscaríamos então dizer que a sua protagonista, Lisbeth Salander (interpretada no cinema pela atriz Rooney Mara), tem por contraste um caráter misândrico.

O termo misandria é real e antiquíssimo, data do grego misosandrosia (composto pela junção das partículas misos, que quer dizer ódio, e andros que significa homem). Contudo, misandria continua a ser uma designação pouco conhecida. Não é claro que este ódio e/ou desprezo pelo género masculino, seja expresso só pelas mulheres (também poderá ser pelos próprios pares de género), mas, tal como a misoginia (o ódio dos homens pelas mulheres), a aversão concentra-se no género oposto. Mais recentemente, e como equivalente ao termo misoginia, também se usam as palavras androfobia (aversão ao homem, mas também ódio ao género humano) e feminazismo (hasteado por grupos radicais que se batem pela superioridade do género feminino).

Convém contextualizar que a misandria, é sobretudo conhecida pelo chamado femismo (e não feminismo), considerado o sinónimo do machismo (ao mesmo tempo que é o seu oposto), pois trata-se de uma ideologia de supremacia da mulher sobre o homem.
O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do género sexual; e, neste caso, baseada num regime matriarcal. 

Um dos exemplos públicos mais célebres sobre manifesta misandria, é o de Valerie Solanas – a feminista radical que atentou contra Andy Warhol em 1968. Solanas criou um manifesto intitulado de SCUM Manifesto (Society for Cutting Up Men, 1967). Trata-se de um apelo claro à eliminação do homem. Através deste manifesto Solanas manifestou, e de forma literal, o desejo de destruir o género masculino.

Mas de onde virá a génese deste desprezo pelos homens? Uma vez que a palavra é antiquíssima, terá certamente surgido da necessidade em nomear uma emoção que já existia na Grécia Antiga. Segundo uma professora de Literatura da Universidade de Princeton, que escreveu um artigo sobre padrões de género na arte dramática de Ésquilo, a misandria surge como reação natural à misoginia vigente sociedade da Grécia Antiga. Nas sociedades contemporâneas, apelida-se erroneamente de misandria alguns dos movimentos feministas de expressão violenta. Como, p. ex., as Sufragistas – caso claro de “não-misandria”, uma vez que aquelas mulheres apenas se bateram pelos direitos de igualdade de género, e não por qualquer espécie de supremacia.

Resumindo, o problema da misandria (independentemente de ser ou não reativa aos abusos vividos pelas mulheres ao longo da História) corresponde exatamente ao mesmo da misoginia (e a toda a fundamentação radical), tratando-se de uma forma hostil, além de maniqueísta, de coexistir em sociedade com os diferentes géneros. O termo misoginia acarreta uma violência que se espera, e no futuro, apenas útil às narrativas cinematográficas.                                                        Fonte: https://www.delas.pt/

Por Que Existem Homens Que Odeiam as Mulheres? lheres

Você já parou para observar a quantidade de tipos de violência psicológica que são direcionados principalmente para as mulheres? Homens Que Odeiam as Mulheres
Por que tantos homens praticam assédio no transporte público, desqualificam, menosprezam, criticam, perseguem, amedrontam, difamam, batem, estupram e até matam as mulheres?
Será que o homem está programado biologicamente para ser mais agressivo no meio social e por isso, ele está autorizado a ser violento? Homens Que Odeiam as Mulheres
A misoginia se caracteriza pelo desprezo, ódio e repulsa as mulheres. Estes sentimentos são legitimados pelos valores patriarcais, machistas e neurossexistas que ficam impregnados nas práticas, hábitos e dizeres dos relacionamentos, instituições e, principalmente, na educação no âmbito familiar e escolar.
Assim, reproduzimos e legitimamos a figura do machão viril que tem o dever de defender a sua masculinidade através da negação do feminino e de todos os fazeres e maneiras de ser relacionados à mulher. Homens Que Odeiam as Mulheres
Além disso, esta figura precisa reafirmar nas diferentes situações que ele é quem controla e manipula aquele momento.
O que eu quero eu dizer é que o homem não é naturalmente misógino. Eles são criados como misóginos. Você que lê pode estar perguntando: mas como isto acontece especificamente? É disto que vou falar nas próximas linhas. Homens Que Odeiam as
De acordo com Susan Forward e Joan Torres, em seu livro “Homens que odeiam suas mulheres e as mulheres que os odeiam”, os seguintes aspectos foram mapeados em homens misóginos:

#1 – Pais misóginosomens Que Odeiam as Mulheres

Homens cujos pais têm ideias fixas e rígidas sobre os papéis de homens e mulheres aprendem que, dentro da relação, o homem tem o papel de comando e suas ordens devem ser obedecidas de maneira passiva pela mulher.
Assim, futuramente, eles poderão humilhar, desqualificar e abusar de uma mulher.

#2 – Seja como seu pai e você estará seguro

Algumas crianças são criadas em ambientes em que o pai agressivo e autoritário representa a figura de fortaleza e segurança.
Suas atitudes trazem a mensagem de que a sua maneira de ser é o modelo a ser seguido.
Assim, ao se identificar com o pai, o menino reproduz a tirania e o abuso com as mulheres em sua relação no futuro.

#3 – A opressão é a única forma de controlar as mulheres Homens Que Odeiam as Mulheres

Um homem com um pai misógino aprende que o homem tem o direito de controlar, desdenhar e menosprezar a mulher desde pequeno.
Assim, a partir desta ideia de controle, ele acredita que pode magoar, assustar e inibir a mulher para que possa exercer o seu poder.

#4 – Quando a mãe assume o papel de vítima Homens Que Odeiam as Mulheres

Mulheres submetidas a uma relação opressiva com seus maridos se submetem ao papel de vítima e com isso, ele se comporta como uma criança desamparada.
Assim, as crianças não possuem um modelo de figura materna forte bem como não têm um adulto que proteja das agressões e ameaças do pai.

#5 – Não confie nas mulheres Homens Que Odeiam as Mulheres

Homens que foram maltratados na infância pelo pai, muitas vezes, costumam culpar a mãe tanto ou mais que os pais pelos maus-tratos que foram submetidos.
Isto por que a criança espera que a mãe conforte e traga o amor, mas isto não acontece, pois, a vitimização da mulher em um ambiente familiar opressor faz com que ela não seja esta figura esperada de amor, conforto e segurança.

#6 – Quando a mãe sufoca Homens iam as Mulheres

A presença de uma mãe que não permite a vivência de frustração pelo filho faz com que este queira ter o direito de ter tudo à sua maneira em um relacionamento futuro.
Ao mesmo tempo, esta salvação constante pela figura materna semeia a ideia de que ele não pode sobreviver sem uma mulher e com isso, a dependência em relação à figura feminina no futuro tende a produzir um relacionamento com características abusivas.
O que fica claro é que a educação de meninos e meninas bem como o clima afetivo dos pais são os dois aspectos que lançam as primeiras e principais sementes para a criação de um homem misógino.
Assim, o ambiente familiar é a origem de comportamentos e expressões misóginos no futuro. 

Para combater esta realidade, é necessário que sejam cultivadas uma cultura da paz e da igualdade bem como uma relação igualitária entre homens e mulheres nos relacionamentos familiares e sociais.


Pode até ser utópico o que proponho mas, se queremos grandes mudanças, precisamos começar com pequenas ações. Fonte: https://opsicologoonline.com.br/   Homens Que Odeiam as Mulheres


Nenhum comentário:

Postar um comentário