sexta-feira, 7 de junho de 2024

FERROVIA BAHIA MINAS TERÁ 670km, DE RIO PARDO/MG A CARAVELAS/BA

 

Por THEODIANO BASTOS

Após 57 anos de paralização, a ferrovia Bahia Minas será reativada para transpor de Lítio usado nas baterias dos veículos, também celulose e madeira e no futuro também transporte de passageiros.  

O investimento privado será de aproximadamente R$ 13 bilhões. É importante ressaltar que a ferrovia passará pelas regiões mais carentes dos estados de Minas Gerais e Bahia, o que impactaria economicamente todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, além do Extremo Sul da Bahia, Informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC

A Multimodal Caravelas (MTC) é uma empresa mineira que, em 2023, recebeu a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a reconstrução da Ferrovia Bahia e Minas.

Além da reconstrução da ferrovia, a MTC também construirá um porto em Caravelas (BA). Em seu traçado original, a ferrovia começava no município baiano e tinha o seu ponto final em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Recebida a autorização da ANTT, a MTC pode explorar o trecho por 100 anos.

No fim do ano passado, a MTC pediu uma ampliação da ferrovia até a cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte de MG, totalizando 670km de extensão, passando por 20 municípios. 

A ferrovia vais ter ramais para Teixeira de Freitas e para Mucuri, até a fábrica de celulose da Suzano.


Apesar do lítio ser uma das cargas, a quantidade dele não é muito volumoso para uma ferrovia. a principal carga vai ver o minério de ferro ali da região de Nova Aurora (em Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Salinas, etc)

A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral.

“Atualmente, encontramo-nos em fase de projeto básico, e a MTC está em contato com algumas empresas que apresentarão sugestões de trajetos que serão submetidos à ANTT. Coforme informações de José Luiz Campos Assessor MTC

De fato, o Vale do Jequitinhonha tem sido o destino de investimentos do segmento de lítio e já começa a ser conhecido globalmente como “lithium valley”. E há, inclusive, uma proposta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criar o Polo Minerário e Industrial do Lítio nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Passageiros

Além do transporte de cargas, o consultor da Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros”.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário