quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA TOMAR VACINA E DIZ QUE NÃO TOMARÁ A VACINA

Bolsonaro quer exigir termo de responsabilidade de quem tomar vacina

Objetivo da medida, que não foi adotada em nenhum país, é isentar União de responsabilidade caso haja efeitos colaterais. Especialistas criticam exigência e dizem que governo está alimentando desconfiança.

A ideia foi sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira. O objetivo é isentar a União de responsabilidades por eventuais efeitos colaterais. A medida valeria para todos os imunizantes registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto em caráter emergencial quanto em definitivo.

A medida gerou espanto entre epidemiologistas e outros especialistas em vacinas. Alguns acusaram Bolsonaro de desacreditar a vacinação.

Nada similar foi adotado por países que já começaram a imunização contra a covid-19. Segundo o site G1, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já adiantaram que qualquer iniciativa nesse sentido deve ser barrada.

Segundo Zuliani, a ideia foi resultado do contrato de compra de vacinas que a empresa Pfizer ofereceu ao governo. Segundo ele, os termos eximem o laboratório de responsabilidade. Dessa forma, o governo quer repassar essa responsabilidade para os pacientes que tomarem a vacina. No entanto, os países que já começaram a aplicar a vacina da Pfizer em massa, como os Estados Unidos e Reino Unido, não estão exigindo nada parecido de suas populações.

BOLSONARO NÃO TOMARÁ A VACINA CONTRA A COVID-19

Bolsonaro diz que não tomará vacina contra covid-19: “E ponto final”

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 3ª feira (15.dez.2020) que não irá se vacinar contra covid-19. “Eu não posso falar como cidadão uma coisa e como presidente outra. Mas como sempre eu nunca fugi da verdade, eu te digo: eu não vou tomar vacina. E ponto final. Se alguém acha que a minha vida está em risco, o problema é meu. E ponto final”, disse o chefe do Executivo.

Fontes: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-diz-que-nao-vai-tomar-vacina-contra-covid,70003552928

https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-diz-que-nao-tomara-vacina-contra-covid-19-e-ponto-final/

Nenhum comentário:

Postar um comentário