quarta-feira, 25 de março de 2020

BOAS NOTÍCIAS DO FRONT !


 BOAS NOTÍCIAS DO FRONT!
Heitor de Carvalho 

O noticiário da Bandeirante, jornal e o +Info trouxe boas notícias do Front, isto é, da preparação para a guerra.
Da Itália vieram algumas informações como a chegada de ajuda da China (máscaras e equipamentos médicos), Da Rússia chegaram aviões com especialistas em infectologia e equipamentos. De Cuba chegaram médicos que atuaram na África na epidemia de Ebola, com experiência em combate de linha de frente em situações de extrema precariedade. Este reforço chega em um momento em que os profissionais de saúde italianos estão esgotados em extremo.

A Alemanha, da eficiente Angela Merkel parece já ter conseguido “achatar a curva” da propagação da epidemia e começa a auxiliar os vizinhos, recebendo doentes da França e da Itália para desafogar os serviços de saúde em colapso. Está assessorando outros países no combate à doença.

A China está voltando ao pleno vapor e agradecendo – COM AÇÕES – os auxílios recebidos. Está produzindo aos milhões os aparelhos de testagem, exportando os robôs que usou para detecção precoce de possíveis infectados (testam a temperatura das pessoas SEM TOCAR NELAS em aeroportos, entrada de prédios públicos). De lá vieram as tecnologias de construção rápida de Hospitais (o que a Rússia está fazendo em seu próprio território). A China está enviando toneladas de equipamentos hospitalares para a Europa retribuindo com ações da sua indústria, o que os europeus fizeram. Claro que haverá uma dívida financeira que irá ser paga no futuro alimentando o o passo da recuperação da economia chinesa nos próximos semestres e/ou anos.

No território nacional também há boas notícias:

1-O governo Federal, na liderança do Ministro da Saúde (mental e física) e da Economia (um pouco menos, mas ainda tropeçando,) na direção certa.
1.1- Ministro da Saúde liderando as boas práticas internacionais exigindo as normas de isolamento domiciliar, quarentena, informações sobre higiene, prioridades aos grupos de risco, mobilização de toda a população… Exigindo o fechamento de bares, restaurantes, boates, cancelamento de shows, de serviços religiosos, de programas de auditório CORAJOSAMENTE enfrentando os grupos “ditos culturais”, Informando e NÃO FALANDO BESTEIRAS E NÃO APROVEITANDO PARA TENTAR CRIAR PROBLEMAS PARA POSSÍVEIS FUTUROS ADVERSÁRIOS, ETC.
1.2-Ministro da Saúde capacitando e equipando o pessoal de Saúde, colocando de prontidão um verdadeiro exército de colaboradores de linha de frente e de retaguarda para atuar preventivamente e se preparando para antecipar o pico da epidemia mais organizadamente.
1.3-Revertendo a BESTEIRA inicial de só testar “por amostragem” depois dos cem primeiros casos. Já chegaram um milhão de testes PARA O PESSOAL DE SAÚDE que corre mais riscos por estarem atuando com casos suspeitos e mais graves. Nos próximos dias serão enviados a TODOS OS ESTADOS a distribuição de DEZ MILHÕES DE TESTES seguindo o BOM EXEMPLO DA CORÉIA de testar, testar, testar
1.4-COLOCOU EM MARCHA ACELERADA E ORDENADA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. TRES FUNÇÕES DESTA VACINAÇÃO. A PRIMEIRA É COMBATER A GRIPE pois a PODE CONFUNDIR COM SINTOMAS SIMILARES ÀS DO CORONA, Em SEGUNDO LUGAR EVITA A CO – MORBIDADE. Ou seja, GRIPE (Influeza) e CONVIC – 19 simultaneamente será quase fatal (principalmente nos grupos de maior risco, pessoal de saúde, idosos, gravidas, doentes crônicos). Em terceiro lugar, ao criar ORGANIZAÇÃO para a vacinação, já está espalhando por todo o território o sistema de combate ao corona.
1.5-A LISTA dos ACERTOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE É MUITO GRANDE e vamos parar de mencioná -la para dar alguma notícia de outras boas noticias. SINTONIZEM NO BOM JORNALISMO DA BAND para se atualizar a cada momento.
2-MINISTRO DA ECONOMIA: apesar de algumas bolas fora e alguns GOLS CONTRA tem ido na direção geral certa. Recomenda a continuidade do que PODE SER FEITO E DE SETORES ESSENCIAIS com regras PROTETIVAS como Home Office e também dispensa de pessoal de risco, postergação de contribuições cujo efeito é só em longo prazo.
2.1-MEDIDASde PROTEÇÃO AO EMPREGO (NEM SEMPRE AS MELHORES ESCOLHAS MAS TEVE O BOM SENSO DE RECUAR NAQUELAS ABSURDAS). Manteve o abastecimento e outros serviços essenciais incluindo a IMPRENSA. Imaginou como socorrer as pequenas empresas.
2.2-TENTA socorrer serviços mais afetados como EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, DE TURISMO, COMÉRCIO VAREJISTA. RESISTIU ÁS CHORAMINGAS DOS POLITICOS, GOVERNADORES, PREFEITOS que queriam VERBAS FEDERAIS SEM MOBILIZAR OS RESPECTIVOS RECURSOS.
2.3=MEDIDAS PARA ESTENDER A COBERTURA DO BOLSA FAMÍLIA, DO SEGURO DESEMPREGO e colocando o INSS para pagar o afastamento dos doentes e grupos de risco DESDE O PRIMEIRO DIA sabendo que o empregador do comércio não faturando não conseguirá fazê -lo. IMAGINOU ALGUM AUXÍLIO PARA OS AUTO – EMPREGADOS do SIMPLES com POSTERGAÇÃO DE IMPOSTOS E Aumento do CRÉDITO com Juros “MENOS INCIVILIZADOS” e prazos mais longos.
2.4- IMAGINOU algum “bolsa família” para o grupo dos TOTALMENTE INFORMAIS embora não tenha ainda mencionado COMO A COISA VAI FUNCIONAR, quem vai pagar os duzentos reais, como vai ser feita a IDENTIFICAÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE para evitar pagar duas vezes a mesma pessoa e ficar faltando para quem NEM SEQUER TEM CONDIÇÕES DE DESLOCAR -SE até “o caixa”.

3-DORIA: São Paulo saiu na frente com muitas ações:

3.1-QUARENTENA. Fechou escolas, restaurantes, bares, festivais, congressos, universidades, comércio não essencial ANTES DE TODOS e RECOMENDOU HOME – OFFICE e que a POPULAÇÃO FICASSE EM CASA.
3-2-HOSPITAIS DE CAMPANHA INCLUSIVE TRANSFORMANDO ESTÁDIOS DE FUTEBOL E HOTÉIS VAZIOS EM SISTEMAS DE TRIAGEM E LEITOS DE UTI RESPIRATÓRIA. O SISTEMA DOS HOSPITAIS DE CAMPANHA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL (Toda cidade brasileira tem ao menos um!) é do Tipo “DRIVE THROUGH”
como no MAC DONALDS. Os possíveis pacientes ficam DENTRO DOS CARROS de Janelas abertas. ISTO MANTEM A DISTÂNCIA DE MAIS DE UM METRO ENTRE OS POSSÍVEIS CASOS SUSPEITOS e MANTÉM O PESSOAL DE SAÚDE FORA DE CONTATO COM OS INFECTADOS EXCETO NO MOMENTO DE USAR EQUIPAMENTO SEM CONTATO PARA TOMAR A TEMPERATURA. No caso de recomendarem ISOLAMENTO OU QUARENTENA DOMICILIAR passam as recomendações (DE PREFERNCIA POR ESCRITO COM O TELEFONE E/OU WHAT S UP do serviço de saúde. OS CASOS DE MEDIA GRAVIDADE SÃO PASSADOS PARA O PRÓPRIO HOSPITAL DE CAMPANHA. OS GRAVES SÃO LEVADOS IMEDIATAMENTE PARA OS HOSPITAIS DE UTI.
MUITOS HOSPITAIS COM DOENTES “NORMAIS” FORAM ESVAZIADOS ENVIANDO OS DOENTES PARA OUTROS HOSPITAIS. Os ESVAZIADOS foram TRANSFORMADOS EM HOSPITAIS --- SEPARADOS – SÓ PARA CORONA VIRUS GRAVES!

3.3-DESINFECÇÃO DE RUAS E LUGARES PÚBLICOS COM PRODUTOS ESPECÍFICOS COM OS GARIS ASPERGINDO RUAS, CORRIMÕES, ESTAÇÕES DE METROPOLITANO, ETC…. Há pessoas como PROFISSIONAIS DE SAÚDE (MOSTROU UMA CICLISTA ENFERMEIRA INDO PARA O TRABALHO!) que precisam circular e é IMPORTANTE que as vias ESTEJAM SENDO DESINFECTADAS PERIODICAMENTE seja, por exemplo, de seis em seis horas.
3.4-MOBILIZAÇÃO DE EMPRESAS E INDÚSTRIAS DE OUTROS SETORES para em lugar de FÉRIAS COLETIVAS passarem a produzir equipamentos e INSUMOS HOSPITALARES.
Indústria automobilística convertida em INDÚSTRIA DE PRODUÇAO DE VENTILADORES PARA DOENTES DE UTI. NO MOMENTO SÓ QUATRO EM SEIS CIDADES BRASILEIRAS POSSUEM TAIS EQUIPAMENTOS MAS NÃO EM QUANTIDADE SUFICIENTE!!
MÁSCARAS, ALCOOL GEL E OUTRAS COISAS NECESSÁRIAS TAMBÉM EM FALTA.

3.5-LIMITAÇÃO DE QUANTIDADE DE PRODUTOS EM SUPERMERCADOS, PADARIAS E OUTROS LUGARES REDUZINDO A EXAGERADA FORMAÇÃO DE ESTOQUES EM CASA INCLUSIVE DE PERECÍVEIS QUE IRÃO SE ESTRAGAR NAS DESPENSAS ENQUANTO OUTROS NÃO TERÃO ACESSO.

3.6-USO DAS FORÇAS POLICIAIS PARA EVITAR AÇÃO DE PORRAS – LOUCAS QUE CONTINUAM PROMOVENDO ‘SHOWS” E OUTRAS AGLOMERAÇÕES EM PARQUES E JARDINS. EXEMPLO DE SANTA CATARINA QUE OS HELICÓPTEROS BAIXAVAM NAS PRAIAS PROMOVENDO ‘TEMPESTADES DE AREIA” E EXPULSANDO BANHISTAS SEM TER CONTACTO FÍSICO COM ELES. OUTROS POLICIAIS TÊM “PRENDIDO” OS PROMOTORES DE EVENTOS PROIBIDOS COMO MEIO DE COIBIR.

3.7-DIVULGAÇÃO DA PRISÃO E DAS PENALIDADES PARA PESSOAS INFECTADAS QUE CONTINUAM TRANSMITINDO A OUTROS SABENDO QUE ESTÃO FAZENDO. AS PENALIDADES SÃO POR HOMICÍDIO CULPOSO.

3.8- MOBILIZAÇÃO DE EMPRESÁRIOS PARA CONTRIBUIREM COM DINHEIRO E COM AÇÃO DE SUAS EMPRESAS para, nestas mobilizações, ajudarem os serviços de saúde e outros a organizarem, apoiarem, fornecer e entregar equipamentos, pessoas qualificadas, outros produtos necessários em tempo e lugar…

3.9 – ETC ETC ETC MOBILIZE TAMBÉM SUA COMUNIDADE, SEU BAIRRO, SEU PREFEITO, SUA COMUNIDADE EMPRESARIAL, ETC… se informando sobre os bons exemplos, imitando-os criativamente. Quem não tem cão CAÇA COMO O GATO – ISTO É, SOZINHO!

Mas é preciso SABER COMO AGIR – com o “pulo do gato” que ensinou até a ONÇA!


Um comentário:

  1. Daniel Porcel Bastos, Madri, Espanha: [17:15, 25/03/2020] +34 695 55 16 16: O problema não são as pessoas serem infectadas, e sim morrerem na fila do hospital, porque estão colapsados. A maioria dessas pessoas em nosso país será de origem pobre.
    [17:17, 25/03/2020] +34 695 55 16 16: Ficar em casa é uma responsabilidade coletiva e compromisso social ético como brasileiro, tratar de reduzir danos, já que sabemos que a tragédia está dada. Não há SUS que aguente o cenário previsto hoje. Isso é consequência de falta de vontade política de nossos governantes.
    [17:18, 25/03/2020] +34 695 55 16 16: A Espanha tem o 5o melhor sistema sanitário público e já ultrapassamos a China em número de mortos.

    ResponderExcluir