domingo, 23 de fevereiro de 2020

DE BEM COM VIDA II


DE BEM COM VIDA 2                                                                                                                 Theodiano Bastos

Aos 83 anos, ainda bem forte, sem problemas de saúde, lúcido e produtivo, mantenho no ar um blog (theodianobastos.blogspot.com.br) que é lido em 134 países e em nove idiomas e ongcepaes.blogspot.com.br). Foi uma viagem muito emocionante que fizemos a Salvador e Feira de Santana onde revi os irmãos e parentes.
Este texto está publicado no blog: theodianobastos.blogspot.com.br e no FACEBOOK

 “Todas as famílias felizes são parecidas; as infelizes são infelizes cada uma a sua maneira”.                                                Fiódor Dostoiévski

Chegamos a praticamente 59 anos de casados de bem com a vida e em  Estado de Graça com um Família de 17 membros. Em seis anos e meio de casados, Maria do Carmo já havia dado a luz aos quatro filhos (dois casais); todos lindos, sadios e inteligentes, todos formados na UFES, Hosana, a mais velha, em Odontologia, Cristiane em Enfermagem, aposentada do Hospital da Polícia Militar do ES há mais de 25 anos, Teodiano Filho, PH.D em Física Aplicada III, Robótica, professor doutor da UFES e o mais novo, Ivan Bráulio, Engenheiro Civil da Vale e professor universitário, com Mestrado, que por sua vez geraram 7 netos (quatro netos e três netas, todos bonitos, sadios e inteligentes, A mais velha, Larissa, já formada em Engenharia Química pela UFES, já com Mestrado e fazendo doutorado, a irmã Bruna, estuda Medicina também na UFES, Thiago faz Agranomia, Gabriel Tecnologia da Informação, Guilherme faz Engenharia Civil na UCL – Universidade Centro Leste do ES e Daniel Relações Internacionais na  UFF – Universidade Federal Fluminense em Niterói, já fazendo Mestrado na Universidade Complutense de Madri e duas noras e dois genros que vivem em harmonia, só temos de dar graças a Deus. Apenas Ana Clara, a netinha caçula que está com 13 anos, caminha bem nos estudos.


Gracias a La Vida  de Violeta Parra (cantora e compositora chilena), na voz de Mercedes Sosa

“Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me duas estrelas, que quando as abro

Distingo o preto do branco com perfeição
E o fundo estrelado do céu alto
E, nas multidões, o homem que amo
Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me o ouvido, que em toda sua largura
Grava noite e dia os grilos e canários
Martelos, turbinas, latidos e temporais
E a tão terna voz de meu bem-amado
Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me o som e o alfabeto
Com as palavras que penso e profiro
Mãe, amigo, irmão e luz brilhando
A rota da alma dos que estou amando
Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me a marcha de meus cansados pés
Com eles atravessei cidades e alagados
Praias e desertos, montanhas e planícies
E sua casa, e sua rua, e seu quintal
Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me o coração flamula seu lábaro
Quando olho o fruto do cérebro humano
Quando olho o bem tão longe do mal
Quando olho ao fundo de teus olhos claros
Gratidão à vida, que tanto tem me dado
Deu-me o riso e deu-me o pranto
Assim distingo a alegria da tristeza
Os dois materiais que formam meu canto
E o seu canto que é meu próprio canto
E o canto de todos que é meu próprio canto
Gratidão à vida, que tanto tem me dado”                                                      
O que significa estar em estado de graça?                                                                                                                                                                                                                                       por Isaias Costa
Fico observando todas essas distorções e me questionando: “Meus Deus! Como ainda estamos distantes de compreender a vida como ela é…”
Farei uma breve reflexão sobre o que é realmente estar em estado de graça. Já antecipo, é algo bem mais difícil do que trabalhar com afinco ou ganhar muito dinheiro. Isso faz parte do jardim de infância desse processo.
Compartilho abaixo algumas palavras do mestre espiritual Eckhart Tolle que fala com profundidade e objetividade sobre isso…

“Não oferecer resistência à vida é estar em estado de graça, de descanso e de luz. Nesse estado, nada depende de as coisas serem boas ou ruins. É quase paradoxal, mas como já não existe mais uma dependência interior quanto à forma, as circunstâncias gerais da sua vida, as formas externas, tendem a melhorar consideravelmente. As coisas, as pessoas ou as circunstâncias que você desejava para a sua felicidade vêm agora até você sem qualquer esforço, e você está livre para apreciá-las enquanto durarem. Todas essas coisas naturalmente vão acabar, os ciclos virão e irão, mas com o desaparecimento da dependência não há mais medo de perdas . A vida flui com facilidade.”

Eckhart Tolle:
Aparentemente é simples, mas esse é um dos maiores desafios na vida: não oferecer resistências.
E o desafio se dá porque as resistências vêm do nosso EGO, que trabalha firmemente para nos manter nas nossas ZONAS DE CONFORTO, para que continuemos com as mesmas atitudes e realizando sempre as mesmas coisas do mesmo jeito.
Trabalhar o nosso ego é o começo do processo para a iluminação, para a transcendência do ser. Poucas são as pessoas que tem esse interesse exatamente porque o ego delas não permite que esse caminho seja percorrido. No fundo elas sentem que vai ser doloroso e que podem “se perder”, e por isso não o seguem.
Mas como já falei em outros textos, “perder o rumo é bom, se perdido a gente encontra um sentido escondido em algum lugar…”, parafraseando o cantor e compositor Humberto Gessinger. Compreender bem essa frase pode lhe inspirar a seguir esse caminho rumo à transcendência e a esse estado de graça que o Eckhart Tolle nos propõe…
Outro ponto fundamental é entender a natureza CÍCLICA da vida e do universo. Tudo funciona através de ciclos, e quanto mais cedo você internalizar isso, menor será o seu sofrimento. Tudo tem um começo, um meio e um fim, isso faz parte do tecido que compõe esse universo.

Gosto até de brincar com isso quando converso com meus amigos. Às vezes digo assim:
“Você se acha tão importante, mas tão importante, que suas leis são mais eficientes que as leis universais!”. Nessa hora é bom que nos olhemos no espelho para perceber nosso nível de arrogância e acima de tudo, de RESISTÊNCIA às mudanças que a vida traz…
Para maiores aprofundamentos, compartilho alguns textos importantes que escrevi aqui no blog, trazendo a reflexão sobre os ciclos para todos os campos da vida. Vale a pena dar uma lida neles…
Concluo falando sobre uma das leis universais que está incutida nas entrelinhas dessas palavras do Ekhart Tolle, a LEI DA ACEITAÇÃO. Ela anda de mãos dadas com a NÃO RESISTÊNCIA.
Preste atenção! Se você não resiste ao fluxo da vida então, consequentemente, aceita que as mudanças aconteçam, pois sabe que elas fazem parte dos nossos processos evolutivos.
Portanto, procure exercitar essa aceitação! Dessa maneira você pouco a pouco atingirá esse estado de graça que ele coloca.
Mas não posso deixar de falar o mais essencial. Procure MEDITAR, porque ela é a chave mestra de toda e qualquer mudança concreta na vida e nas posturas como um todo.
O mestre Eckhart Tolle é um iluminado e viaja pelo mundo todo dando palestras e oferecendo cursos para as pessoas aprenderem a meditar, a silenciar, a viverem o aqui e agora etc.
Percebe como não é um caminho fácil? Mas acredite! Vale muito a pena segui-lo. E antes que você me questione sobre isso já afirmo:
“Eu ainda estou bem longe de atingir esse estado de graça que ele ensina. É um exercício para a vida toda. Porém, sei que o caminho é por aí. Sabendo disso, agora é exercitar incessantemente…”.
Quer também atingir esse estado de graça? Então procure acolher todos esses ensinamentos e perceber as pequenas mudanças que vão acontecer pouco a pouco na sua vida. Paz e luz…” Fonte: https://paralemdoagora.wordpress.com

A vida é combate,
Que aos fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar! Viver é lutar!


4 comentários:

  1. Maria Augusta Guarulhos, Curitiba/PR, professora doutora, sobre o texto DE BEM COM A VIDA II:
    Parabéns Theodiano!! Que Deus proteja você sempre, com muita saúde, alegrias e bençãos! Você é uma pessoa muito especial, iluminada, construiu uma vida e uma família digna e honrada! Sua história de vida nos emocionou, você e Lila são maravilhosos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu generoso comentário, Maria Augusta, também emocionou a todos da Família. Fica com Deus e Abraços no Aurélio.

      Excluir
  2. Beatriz Almeida: Mais do que merecido, vc e os seus são exemplos da verdadeira família. Sou tua admiradora.

    ResponderExcluir
  3. Vânia Bastos, Feira de Santana/BA: Concordo plenamente..A vida na terra é um ciclo permanente para todos, mas limitado a chegada e a partida de cada um individualmente...o que fazer nesse intervalo? Resistir a vida? Não. Na residência a ela, todos seremos domados pela natureza, pelo universo, pois, não somos nós que ditamos as regras da vida, mas somos nós os responsáveis por desenvolver as capacidades necessárias para atravessar esse caminho com êxito... Não é fácil!! Mas é possível

    ResponderExcluir