domingo, 23 de fevereiro de 2020

EM ESTADO DE GRAÇA




DE BEM COM A VIDA E EM ESTADO DE GRAÇA
                          THEODIANO BASTOS
                                                                                                  
Chego aos 83 anos (em 2020) de vida e às comemorações das Bodas de Ouro ao som de um recital de piano, com músicas de Bach, Haydn, Ginastera, Mendessohn, Chopin, Sancan, Lecuna, com Sérgio Daniel Tiempo ao piano.

        Ao meio dia sopra a viração,
vento brando, suave e fresco que sopra do mar para a terra, aragem, brisa marítima acariciava meu corpo sentado no pequeno quintal da casa em Manguinhos, aprazível balneária da Grande Vitória, ES e tomando um bom vinho chileno na companhia da esposa, parceira de 50 anos de vida em comum.  
         Ao som da orquestra “Românticos
De Cuba no Cinema” ouvia ao ritmo de bolero temos de filmes famosos como Luzes de Ribalta de Charles Chaplin, Manhã de Carnaval de Luiz Bonfá e Antônio Maria, E O Vento Levou, Tema de Lara, Nunca aos Domingos, Blue Moon. 
                            Sou o único avô dos meus sete netos. Os pais dos dois genros e noras já faleceram e por isso meus netos só conheceram este avô.

          E encontro à pág. 74 das Confissões
 de santo Agostinho: “Oh estupidez não saber amar os homens como são! Tolo é aquele que não sabe suportar a condição humana. Assim era eu então, e por isso vivia agitado, entre gemidos, prantos, em permanente conflito, sem saber o que fazer. Trazia em mim uma alma dilacerada, sangrando, qual fardo importuno. Não encontrava paz nos bosques amenos, nos jogos, nos cantos, nem nos jardins perfumados, nos festins aparatosos e nos prazeres de alcova, nem nos livros, nem na poesia. Tudo era insuportável, até a luz do dia; ... minha alma sufocava sob o peso da angústia. Senhor, meu Deus, dá-nos a paz, pois tudo o mais já nos deste! Dá-nos a paz do repouso, a paz do sábado, uma paz que não conheça o acaso”. Dizia no século 13 santo Agostinho em suas confissões, livro IV, 7.12 da editora Paulinas
            Já C.G. Jung em Tipos Psicológicos
em que fala da busca para se alcançar o caminho da salvação pela libertação da influência dos pares de apostos, sobretudo de homem e mulher, briga, conflito, duelo, dúvida, dor e prazer, desejo e raiva, amor e ódio, fome e sede, preocupação e delírio, honra e vergonha.. “O objetivo é não se deixar influir pelos opostos. Ficar imune aos opostos, elevar-se acima deles, porque a libertação dos opostos conduz à salvação e assim alcançar a felicidade eterna, tanto nesta terra quanto após a morte”, prega

             “Mas, como no espaço celeste um
falcão ou uma águia, após ter voado de cá para lá, fatigado, recolhe suas asas e volta ao esconderijo, assim também o espírito procura apressado aquele estado em que, adormecido, não mais sente apetite e não mais vê a imagem do sonho”. 

              Hoje, os jovens de 18 a 30 anos
Não procuram o psicanalista pelo fato de reprimirem seus desejos, mas porque não sabem o que desejam.  Busca rápida do prazer. A idéia é aproveitar sem se envolver, o sexo sem compromisso, o prazer ocasional, sem compromisso. Não existe mais o conceito de pecado. É o liberou geral, a busca imediata de prazer máximo, sem freios nem restrições. O mundo virtual pela internet... Ali qualquer um pode viver uma série de vidas sucessivas sem nenhum compromisso definitivo.
                     NOS PERÍODOS DE CRISE MORAL, COMO O ATUAL, as pessoas querem se distanciar da realidade, não querem um limite.  Antes se preocupavam porque não ousavam realizar seus desejos... MAS AGORA QUEREM TUDO AO MESMO TEMPO E AGORA.
         Os norte-americanos chamam as pessoas que conseguem subir na vida com o próprio esforço de self-made man.  O caminho para o sucesso é estreito e acidentado e poucas, pouquíssimas pessoas conseguem atingir os objetivos que traçaram para suas vidas. Eu consegui atingir quase todos os objetivos na vida.

         Autodidata, que aprendi por si sem auxílio de professores. Com a falência em 1968, perdi tudo, principalmente a saúde. Com o psiquismo destroçado, não tinha mais esperança na vida e entrei em desespero colapso mental, com três filhos bem pequeno e a esposa grávida. MAS AO CAIR APRENDE-SE A LEVANTAR. Diz Nietzsche (Friedrich Wilhelm): “O que não nos mata, nos torna mais fortes” e saí bem mais forte.

          Mas conheci o renascimento em vida, juntando os cacos e com a ajuda dos livros de Karem Horney, Jung, Erich Fromm fiz a auto-análise
       “Ah, do solo em brotei!/ E saudei a Terra com tal grito/Que ninguém conhece, exceto quem/ Estava morto e Ressuscita”
      O Renascimento  Edna Millay. Recebi a Graça da Fé;  Vivenciei o dogma da Cruz: a redenção que sucede ao sofrimento e conheci a Ressurreição em vida. Creio na existência do Criador, o Panteísmo que considera e vê Deus em tudo e que só o homem, por seus próprios meios, pode despertar de suas ilusões.

              Adoro andar contra a vento, ver as ondas furiosas quebrando nos rochedos, o ronco das marés enchendo e se espraíndo nas praias , os raios cortando os céus nas noites de tempestades, de navegar em mar revolto, com as ondas quebrando na proa, borrifando o rosto e molhando o corpo, o soprar do vento, o pio do pássaro, o farfalhar das folhas, o movimentos das águas e principalmente os estados do sol e da lua, enfim, Vejo Deus na natureza    
                Mas, de modo prático, o que proporciona a felicidade humana? Responde o médico e psicanalista Carl Gustav Jung: Boa saúde; gosto pela beleza nas artes e na natureza. Um razoável padrão de vida; um trabalho que dê satisfação; uma religião ou filosofia para enfrentar as vicissitudes da vida e um casamento feliz.

                  A música ajuda muito na cura das enfermidades da alma. "A música tem também o poder de dissolver as tensões do coração e a violência de emoções sombrias", consta do I Ching. A maioria dos suicídios poderia ser evitada por meio do apoio, da ajuda de outras pessoas. Disse o autor de “Perto das Trevas”, que se curou com a solidão, hospital, esboço literário e o passar do tempo. "Eu quis mostrar que se elas (as pessoas deprimidas), têm ajuda, podem melhorar. E mesmo que predomine a desesperança, a esperança é realmente a resposta", conclui. "Uma das manifestações é a sensação de odiar a si mesmo, acrescida da completa falta de auto-estima"

                    É "como se estivesse no meio de um nevoeiro. Nada lhes é claro. Não são somente os seus próprios sentimentos e pensamentos que se apresentam nebulosos; os outros indivíduos e o conteúdo das situações também são assim percebidos", completa Karen Horney. Na entrada do Inferno de Dante está escrito: "Deixai toda esperança, ó vós que entrais."

                    Chega a velhice, amaldiçoada por alguma cultura que endeusa a juventude e os dotes físicos, em lugar de curtir a experiência, a serenidade e a sabedoria de sua idade. A velhice tem aspectos bons e ruins, assim como a juventude. Com a idade se a ficar mais tolerantes porque ficaram mais sábios.

                     Dizem os gregos que o destino conduz aquele que o consente e arrasta o que lhe resiste. “Fui encontrado por aqueles que não me procuraram. Revelei-me àqueles que não perguntaram por mim” Epístola de São Paulo aos Romanos cap. 10 v. 20
“NA VIDA/ NA VIDA, APRENDI QUE:/NA VIDA, NENHUMA BELEZA TEM/SE NÃO É UMA VIDA VIVIDA/EM PROL DA VIDA DE ALGUÉM”
                             Machado de Assis
                                      
                      Missão de vida e alerta “Ao chegar ao cume do sucesso, como acontece com tantos, não suportou: não tinha nascido para ser feliz. Então começou a se destruir.
                      Por que estou nessa luta, à frente de uma ONG? Em busca de reconhecimento social? Não, é a oportunidade de manter-me em atividade, conhecer pessoas interessantes e outras nem tanto, ser útil para a sociedade levando esperança aos jovens e cumprir um dever cívico.
A vida é combate,
Que aos fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar! Viver é lutar!
Gonçalves Dias
23/02/20





Nenhum comentário:

Postar um comentário