domingo, 18 de agosto de 2019

BOLSONARO: “SOU ASSIM’


BOLSONARO: “SOU ASSIM’                                     por Theodiano Bastos

“EMBORA SEJA LOUCURA, HÁ NELA CERTO MÉTODO” diz William Shakespeare: Hamlet representa a própria loucura ou está louco de verdade?

Não só os generais que estão no governo, como o Congresso Nacional, o STF, a comunidade internacional e acima de tudo o povo brasileiro estão atônitos e preocupados com o presidente Jair Messias Bolsonaro, com as suas falações. Compulsivo, ele fala sem pensar, pois sofre de incontinência verbal.

Ele está louco ou representa a própria loucura como diz Shakespeare?

Os jornalistas José Benedito da Silva e Leonardo Lellis, em seu artigo O ESTRANHO MUNDO DE JAIR, publicado na Veja de 07/08/19 como os excelentes jornalistas J.R. Guzzo, Roberto Pompeu de Toledo, Policarpo Júnior todos de Veja, Diogo Mainardi, Mario Sabino e Claudio Dantas de O Antagonista/revista Cruzué e outros analistas de O Globo, Estadão e revistas Istoé e Época, que  tentam responder.

“Diferentemente do que ocorria nos tempos era deputado, porém, as palavras de um presidente têm consequências: o descontrole verbal de Bolsonaro atiça ânimos já exaltados em um ambiente de polarização tóxica, em última instância, tumultua a pauta de modernização da economia, que, até o momento, promete ser a realização   maior de seu governo. “essas atitudes prejudicam o andamento do páis”, lamenta o sociólogo e cientista político Bolivar Lamounier. “So espero que o presidente não vá além disso, pois poderemos ter uma crise institucional”, completa.

É muito reveladora, sobre a personalidade do capitão a entrevista que ele deu ao jornal O Globo. Em suas próprias palavras, o atual ocupante da cadeira mais poderoso do Brasil, justifica tal comportamento apelando a uma espécie de determinismo genético. “Sou assim”.  Por ser como é, sem muitos filtros ou respeito pela opinião alheia, Bolsonaro disparou sua metralhadora giratória de barbaridades ao defender a indicação do filho Eduardo Bolsonaro como embaixador nos Estados Unidos, desautorizou dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Flertou com a censura ao propor “filtros” para filmes financiados pela Ancine, ameaçou o jornalista Glenn Greewald de prisão (em meio a declarações homofóbicas, afirmou que a jornalista Marian Leitão, da Globo, mente ao dizer que foi torturada e a entrevista enquanto cortava o cabelo... Cansou? Ele, não”.


O Cadete e o Capitão, livro do veterano jornalista Luiz Makloud Carvalho que reconstitui a vida militar de Jair Bolsonaro, incluindo o frustrado plano de explodir “espoletas” na Vila Militar, na Academia Militar das Agulhs Negras onde sérvia e na Adutora Gandu, que abastece de água a capital fluminense, deve ser lido para entender o presidente. Era a operação batizada de Beco sem Saída que também tinha a participação do capitão Fábio Passos da Silva e por isso esteve preso por 15 dias após juldamento no Superior Tribunal Militar. 

BOLSONARO GOVERNA TUTELADO   
 
“Historiadores irão chamar esse período iniciado em 01.01.2019 como Regência Presidencialista. Poder Judiciário e Legislativo atuando como Regentes, pois há um incapaz, com direito constitucional, exercendo a presidência. Assim seja para o bem dos brasileiros.” Filpo Nunes no site do Josias de Souza: 


“A retórica do capitão vai do excremento à asneira. A língua do Jair Bolsonaro dá ao seu dono a aparência de um sujeito escrachado – do tipo que, avesso ao hábito de ouvir, e dotado da dificuldade de ler cultiva a mania de falar dez vezes antes de pensar”, diz Josias de Souza em seu blog: https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/ 12/08/19 







Nenhum comentário:

Postar um comentário