domingo, 7 de abril de 2024

TURBULÊNCIA NA AMÉRICA DO SUL, EQUADOR INVADE A ENBAIXADA DO MÉXICO EM QUITO


Por THEODIANO BASTOS

Como se não bastasse a palhaçada de Maduro, ditador da Venezuela em anexar 70% do território da Guiana, promulga lei que cria província essequibo da Venezuela em território da Guiana, ato simbólico às vésperas da eleição, sem nenhum valor jurídico e até o Brasil protestou.

Em dezembro, em meio a ameaças de guerra, os presidentes dos dois países se reuniram em São Vicente e Granadinas, país do Caribe, com a presença do assessor da Presidência para Assuntos Internacionais do Brasil, Celso Amorim. O encontro não chegou a uma definição clara sobre a disputa, mas proibiu uso da força no conflito.

 Agora temos coisa muito mais grave, o México rompe relações com o Equador após ataque policial à sua embaixada em Quito

Agentes equatorianos invadiram a legação com carros blindados e capturaram o ex-vice-presidente Jorge Glas, condenado em dois casos de corrupção e a quem o governo mexicano havia concedido asilo político. López Obrador descreve o ataque como uma “violação flagrante do direito internacional e da soberania”.

Governo brasileiro condena invasão de embaixada do México no Equador;

Neste sábado (6/4), o ingresso de forças policiais do Equador na Embaixada do México, na capital equatoriana, Quito, na noite desta sexta-feira (5/4) e ainda manifestou solidariedade ao governo mexicano.

"A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", diz a nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para afirmar que locais de missões diplomáticas são invioláveis.

"A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização", repudia o MRE Ministério das Relações Exteriores.

SAIBA MAIS EM: https://elpais.com/mexico/2024-04-06/mexico-rompe-relaciones-con-ecuador-tras-el-asalto-policial-a-su-embajada-en-quito.html - https://elpais.com/mexico/2024-04-06/mexico-rompe-relaciones-con-ecuador-tras-el-asalto-policial-a-su-embajada-en-quito.html E https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/04/03/essequibo-maduro-promulga-lei-sobre-territorio-da-guiana.ghtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário