sexta-feira, 12 de abril de 2024

POMPEIA, NOVAS DESCOBERTAS INCRÍVEIS AFRESCOS EM BOM ESTADO DE PRESERVAÇÃO

 





Por THEODIANO BASTOS

Estive em Pompeia, soterrada no ano 79 pelas cinzas do Vesuvio, mas somente em 1748 os restos dessa sofisticada cidade greco-romana vieram à tona novamente, pelo arquiteto Domenico Fontana. No entanto, os trabalhos arqueológicos só começaram em 1748. Fica nas proximidades da cidade de Nápoles, Itália, uma linda cidade que também conheci.

A ciadade foi soterrada por cinzas vulcânicas e pedras-pomes após a erupção do Monte Vesúvio, bem como a cidade de Herculano.

Arqueólogos dizem que os afrescos estão entre os melhores já encontrados nas ruínas do local. Em um grande salão de banquetes, figuras gregas míticas como Helena de Troia estão retratadas nas paredes altas e pretas. O piso de mosaico, quase completo, contém mais de um milhão de ladrilhos brancos.

Foram encontrados dois afrescos, ao todo. Em um deles, é possível observar o deus Apolo tentando seduzir Cassandra, uma sacerdotisa troiana fadada a fazer profecias, mas que nunca seria acreditada por aqueles que a consultassem. Já em outra cena, vemos Páris (também conhecido como Alexandre), um dos filhos do rei Príamo de Troia, sequestrando Helena de Troia, o que desencadearia a guerra descrita em 'Ilíada', de Homero.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=pompeia+descoberta+de+afresco&oq=pompeia+descoberta+de+afresco&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIKCAEQABiABBiiBNIBCTM4OTI1ajBqNKgCDrACAQ&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

Um comentário:

  1. RUBENS PONTES, comenta aos 101 anos: Lidos e assimilados. Ótimos registros. Obrigado.

    ResponderExcluir