quarta-feira, 15 de junho de 2022

PESCADORES E NÃO CRIME ORGANIZARAM MATARAM JORNALISTA INGLÊS E INDIGENISTA

 


Por THEODIANO BASTOS

O jornalista britânico Dom Philips, 57 anos, colaborador do jornal The Guardian e o indigenista Bruno Pereira, 41 anos,  servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) não foram assassinados pelo crime organizado como se pensava no início mas, por pescadores que viviam na área, mas considerados pescadores ilegais por pescarem em área indígena apesar de morarem a vida toda às margens dos rios e igarapés da região.                                       

ORIGEM DO CONFLITO

Ao demarcarem as reservas deixaram centenas de ribeirinhos que já moravam a vida toda às margens dos rios e viviam da pesca e caça sem ter como viver e por isso eram considerados pescadores ilegais e perseguidos. Daí o ódio de quem os denunciavam.

Segundo fontes da Polícia Federal, foram os pescadores Amarildo da Costa, conhecido como "Pelado" e seu irmão Oseney da Costa, de 41 anos, ou "Dos Santos" os autores do crime.

As vítimas foram mortas, esquartejadas e tiveram os corpos incinerados e o que restou foi enterrado. No Vale do Javari em Atalia do Norte, Amazonas.

O fato que teria selado a sentença de morte dos desaparecidos na Amazônia, segundo fontes ligadas à investigação, bandidos agiram por receio de Bruno Pereira e Dom Phillips terem provas contra eles.

Os dois estavam em uma área remota de floresta próxima às fronteiras com a Colômbia e o Peru, chamada Vale do Javari, região que tem o maior número de povos indígenas não contactados no planeta. O local tem sido invadido por pescadores, caçadores, madeireiros e garimpeiros ilegais, e, segundo a polícia, é uma rota importante para o narcotráfico.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-fato-que-teria-selado-a-sentenca-de-morte-dos-desaparecidos-na-amazonia/ https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/06/5015724-caso-bruno-e-dom-o-tragico-fim-de-defensores-da-amazonia.html 

3 comentários:

  1. DANIEL PORCEL BASTOS: Acho que o mais importante a partir de agora é perguntar "Quem mandou matar Dom Phillips e Bruno Pereira?"
    A demarcação de terras indígenas é um direito assegurado pela Constituição brasileira e é o dever do Estado zelar por sua proteção. Mesmo assim, o que vemos é não só a presença de atividades ilegais de pesca, senão de garimpo e mineração ilegal. Todas incentivadas por Bolsonaro. São essas as causas do desmatamento da Amazônia e de poluição de nossos rios. Os povos indígenas são nossos guardiões da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel Porcel Bastos: As comunidades tradicionais e ribeirinhas também tem esse direito assegurada pela Constituição. Não são esses os principais responsáveis pela pesca ilegal na Amazônia

      Excluir
    2. Sim, mas foi uma desumanidade o que fizeram com os ribeirinhos. Foram proibidos de pescar e caçar. Como iriam sobreviver? Foram abandonados pelos legisladores

      Excluir