segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

AS ENFERMIDADES DA ALMA


É o conjunto de condições de pensamento, sentimento e sensibilidade que animam e dão vida ao corpo. As doenças da alma afetam essas áreas. Em geral são enfermidades psíquicas. Atualmente, as mais comuns são a depressão, ansiedade, estresse e dependências químicas

Emoções incontroladas e pensamentos negativos causam doenças psicossomáticas, que são desequilíbrios mentais ou desordens emocionais, sentimentais ou psiquiátricas que afetam o bom funcionamento do corpo

Algumas vezes, sentimos dores que, aparentemente, não são explicáveis, mas que também precisam ser tratadas e curadas. Isso é o que chamamos de feridas emocionais.

Nosso corpo funciona como uma antena parabólica que capta todos os sinais.

Por isso, quando nossa mente está confusa e desequilibrada, as consequências são drásticas.

Tudo começa com a nossa falta de habilidade de controlar o fluxo e a qualidade dos pensamentos. O turbilhão de pensamentos acelerados cria emoções e sentimentos tóxicos provocando distúrbios e doenças mentais que aos poucos vão se instalando no corpo.

Uma alma infectada por pensamentos tóxicos tira a nossa energia, enfraquece o sistema imunológico e nos deixa sem forças para sonhar e viver. Planejar o futuro, fazer planos e projetos, nem pensar!

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

São grandes os prejuízos, não só no corpo, mas também nas relações pessoais e profissionais.

Ou seja, as doenças da alma tiram a pessoa do seu próprio eixo.

Problemas familiares, doenças, perda de um ente querido, problemas afetivos, sociais ou financeiros podem desestruturar totalmente a pessoa e roubá-la o encanto pela vida.

O caminho é tomar consciência, diagnosticar e procurar cuidar de forma adequada, assumindo a responsabilidade de tratar corretamente.

Aprenda a olhar para dentro de você e conhecer a si mesmo.

Pergunte-se: De onde vem esse desconforto? Quais são os pensamentos que eu estou sustentando e qual o impacto que isso tem em minha vida?

Isso significa que eu posso mudar minha forma de pensar e com isso me libertar dessa prisão que estou criando para mim mesmo. Aprender a ouvir e conversar com o corpo com a curiosidade de buscar a raiz daquilo que está causando tanto mal.

Às vezes, ouvimos as pessoas falando: “Do nada a pessoa adoeceu, do nada a pessoa se deprimiu”. Será? Ou a pessoa se descuidou de si mesma e do que estava acontecendo no seu mundo interno? Muitas vezes desconhecemos a raiz do problema e tratamos o efeito ignorando a causa.

A doença é o efeito e a causa pode estar enraizada, encoberta e requer um certo esforço em enxergá-la e tratá-la.

Caso contrário, é como passar maquiagem numa parede que está cheia de infiltração.                                                                                                       Fontes: https://www.indesp.com.br/como-as-doencas-da-alma-podem-afetar-a-sua-vida/ https://www.google.com/search?q=as+enfermidades+da+alma&oq=as+enfermidades+da+alma&aqs=chrome..69i57.8554j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Um comentário:

  1. Ana Clara, 16 anos: É muito ruim sentir angústia e medo. Realmente, a dor que nós sentimos na alma pode ser mais dolorida que qualquer outra dor física

    ResponderExcluir