sábado, 13 de novembro de 2021

FLORIPA, BALNEÁRIOS DE CAMBORIÚ E CANASVIEIRAS


Por THEODIANO BASTOS



Foi de deixar saudades a excursão pela CVC a Florianópolis, Balneários Camboriú e Canasvieiras, onde ficamos hospedados no aprazível e confortável no Roberto Monteiro, um apart hotel muito bem localizado. Éramos cinco: com minha esposa, uma filha, sua cunhada e uma amiga. Mas no City tour total, o dia inteiro, o grupo passou para 35 e na ida ao Balneário Camboriú éramos 23.    
FLORIANÓPOLIS é uma bonita cidade, e como Vitória e São Luiz fica numa ilha, mas ocupa uma área do continente. 
Tem 508.826 habitantes na sede e 1.189.947 na região metropolitana, estimativas do IBGE
(Já Vitória, tem 365.855 habitantes na sede, mas 2 006 486 habitantes na região metropolitana, estimativa IBGE/2020)

Na linda praça 15, além da Catedral, do antigo palácio do governo, se destaca a homenagem a João Cruz e Souza, obra de arte pintada por Rodrigo Rizo na lateral de dois prédios. 

Apesar de propagarem que era filho de um barão com uma escrava,  na verdade era  filho dos escravos alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição.

João da Cruz desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor, o marechal Guilherme Xavier de Sousa - de quem adotou o nome de família, Sousa. 

A esposa de Guilherme Xavier de Sousa, Dona Clarinda Fagundes Xavier de Sousa, não tinha filhos, e passou a proteger e cuidar da educação de João e foi estudou na Universidade de Coimbra. Aprendeu francêslatim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu Matemática e Ciências Naturais. Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_e_Sousa

Em Florianópolis destacamos as belas praias, a praça 15 e o Mercado Municipal.

Só mora milionários. Tem local que o consumo mlnimo por mesa de até 2 mil reais...

Nós não fomos, mas o passeio nós navios piratas é imperdível.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ é uma cidade turística no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. População145.796 (2020) População metropolitana390.990

É conhecida pelos grandes edifícios é conhecida como a Dubai do Brasil, com duas torres gêmeas de 80 andares e 240m de altura. Tem lindas praias de areias brancas e finas como a Praia Central e Laranjeiras, Bares, restaurantes e lojas preenchem a Avenida Atlântica, uma avenida movimentada junto à praia.

O Parque Unipraias é o maior destaque da cidade e fica na foz do Rio Camboriú e oferece vistas lindas do teleférico, das tirolesas, do trenó e trenzinho da floresta e das trilhas.  O monumento Cristo Luz, uma enorme estátua de Cristo, contempla a cidade. https://www.secturbc.com.br/turismo/pt-br/home

BALNEÁRIO DE CANASVIEIRA, se torna, durante o verão, um dos destinos mais movimentados da ilha. Está localizado na região norte, entre a Praia de Jurerê e a Praia da Cachoeira do Bom Jesus. As águas calmas e a infraestrutura da região fazem de Canasvieiras um local para passear em família ou com amigos.

É a praia de Florianópolis preferida dos turistas do Cone Sul. Durante a alta temporada, Canasvieiras vira um verdadeiro recanto praiano para famílias e jovens argentinos, uruguaios e paraguaios. Por conta disso, muitos estabelecimentos oferecem serviços bilíngues, e não é difícil inclusive encontrar jornais argentinos. Nas ruas, placas escritas em espanhol e vendedores arriscando o idioma são comuns.

Devido à grande infraestrutura, a Praia de Canasvieiras funciona como uma pequena cidade. Conta com serviços de saúde, polícia, supermercado e comércio.

Nos dias de sol, o lazer e os serviços vão até a praia, com vendedores ambulantes e espaços reservados para a prática de esportes. À noite, não falta diversão. As ruas do centrinho são próximas, então vale a pena passear a pé e ver os artistas de rua, parar em um bar ou comprar souvenirs.

Características Naturais de Canasvieiras

O mar de Canasvieiras fica aberto para o norte, e é intermediário entre o mar oceânico e o de baía. As águas, calmas, mornas (variação entre 23 e 26º no verão) e com ondas suaves, são ideais para um dia de diversão para famílias com crianças. As ondas se estendem na praia por mais de 50 metros pela suavidade do declive do fundo do mar, dando a Canasvieiras a classificação de Praia Rasa.

Ilha do Francês

O mar ganha um brilhante tom esverdeado quando bate sol (em dias de céu azul). A areia é fina e amarelada, boa para andar descalço.

Ao Norte, a praia faz divisa com a praia da Cachoeira do Bom Jesus. Esta divisão ocorre apenas por convenção social, pois não há limite físico. A oeste, termina na Ponta dos Morretes. Tem 2,2 km de extensão, aproximadamente, com faixas de areia que variam em larguras de 8 a 60 metros.

História de Canasvieiras

Não se sabe bem de onde vem o nome Canasvieiras. Em um mapa da região datado de 1786, o registro encontrado é Praia Cana Vieiras. Provavelmente, a praia ganhou este nome por uma variedade de cana que, ou existia no local ou foi cultivada pelos açorianos que deram início à pequena Vila de São Francisco de Paula das Cana Vieiras. O fundamento da vila foi registrado em 1754. Lá, se cultivava a agricultura e a pecuária. Posteriormente, a pesca se firmou como principal atividade da praia.

Os ranchos de pescadores foram desaparecendo à medida que o balneário foi crescendo e hoje já não é possível encontrá-los. Por conta da boa qualidade da água e por ser seguro (próximo às fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa), tornou-se o primeiro balneário do município de Florianópolis. O uso da vila como balneário cresceu rapidamente. Para impulsionar este crescimento, a prefeitura, em 1956, projetou áreas específicas em ruas e lotes para vender. Hoje, é um dos principais pólos balneários do sul do país.

JURERÉ INTERNACIONAL: É um bairro planejado para mansões estilo americano, as casas não têm muros, algumas com cercas vivas, lindo calçadão com butiques de alto luxo.

 

4 comentários:

  1. Gleide, Serra/ES 👏👏👏👏, qualquer hora dessas vou conhecer ,gostei mto do seu relato ,mto interessante e educativo , parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane Bastos de Freitas: Parabéns,Pai!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥰

    ResponderExcluir
  3. Maria Inês de Freitas, Mantenópolis/ES 👏👏👏👏👏👏👏 Muito bom! 😊😍

    ResponderExcluir
  4. Vânia Santos, Feira de Santana/BA: [17:08, 27/11/2021] Vânia Romero: Lendo esse texto, me senti como se estivesse vivenciando a história...o nosso país é rico em história, cultura, etc... só precisa de um olhar sensível e mais VALORIZAÇÃO, não como um QUINTAL A SER EXPLORADO, MAS COMO UM IMENSO E RICO ESPAÇO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, RIQUEZAS, BELEZA E GENTE FORTE, CRIATIVAS, ETC...UM PAÍS PARA SER EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO TODAS AS SUAS POTENCIAIS ÁREAS: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, ETC...
    Chegaremos lá.. assim espero

    ResponderExcluir