terça-feira, 2 de novembro de 2021

COP26, DE RONDÔNIA PARA GLASGOW, ESCÓCIA


 Por THEODIANO BASTOS 

Uma bela jovem indígena brasileira discursou, na COP26, em Glasgow, com uma mensagem enérgica a favor do combate à mudança climática e em defesa da natureza.

“Meu nome é Txai Suruí, tenho 24 anos, mas meu povo vive no Amazonas há 6.000 anos”, começou lendo Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, da etnia Paiter Suruí, em inglês, diante de uma audiência de mais de 120 líderes do planeta.

Com um traje tradicional e o rosto pintado, Paiter Bandeira Suruí reivindicou a herança de seus antepassados, a riqueza ecológica da Amazônia e exigiu a proteção para os líderes indígenas que são assassinados em defesa de suas comunidades. Meu pai, o grande cacique Almir Suruí, me ensinou que devemos ouvir as estrelas, a Lua, o vento, os animais e as árvores.” Em outubro, a jovem se tornou conselheira da World Wide Fund For Nature no Brasil (WWF Brasil).

“Vamos frear as emissões de promessas mentirosas e irresponsáveis; vamos acabar com a poluição das palavras vazias, e vamos lutar por um futuro e um presente habitáveis. É necessário sempre acreditar que o sonho é possível”, concluiu Txai em sua fala na COP26.

“Hoje, o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantas não florescem como antes”, explicou a jovem, estudante de direito.

Paiter Bandeira Suruí falou pouco antes do secretário-geral da ONU, António Guterres, que, por sua vez, pediu aos líderes presentes que cheguem a acordos para “salvar a humanidade” da mudança climática.

Segundo ela, a Terra está dando sinais de que mudanças favoráveis ao clima são fundamentais. “A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo. Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais. Não é 2030 ou 2050, é agora”, disse a jovem. Txai é estudante de Direito e fundou o Movimento da Juventude Indígena em Rondônia. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/de-rondonia-para-glasgow-quem-e-a-jovem-indigena-que-discursou-na-cop26/ E https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4959899-cop26-indigena-brasileira-pede-acao-de-lideres-mundiais.html

2 comentários:

  1. Vânia Santos, Feira de Santana: Os índios são os verdadeiros donos dessas terras...Ela fez o que o que se diz presidente desse país, não fez e jamais se importou...como a maioria dos exploradores com dinheiro TB não fazem e nem se importa com a natureza...Basta ver o tamanho das mentiras que contam... palavras vazias e levianas

    ResponderExcluir
  2. Evaristo, Serra/ES: Ah! Europa sua linda ... Europa sua linda !!!! Europa sua linda, inocente, desinteressada e bondosa! Você dividiu povos e nações, criou fronteiras artificiais que colocaram povos amigos em guerras.
    Escravizou milhões de africanos, dizimou milhões de indígenas, assassinou milhões de judeus, ciganos e gays. Viveu os dois últimos milênios em guerras, produzindo inclusive duas guerras mundiais.
    De quebra, nos brindou com o comunismo o nazismo e o fascismo .
    A super civilizada Europa que matou, estuprou, explorou e roubou ouro, café, açúcar, madeira, minerais e vida agora anda preocupada.
    Devastou continentes e civilizações inteiras,
    Extinguiu milhares de espécies animais.
    Agora essa mesma Europa que transformou suas florestas em carvão, essa tão boazinha e inocente…

    ResponderExcluir