segunda-feira, 30 de novembro de 2020

ELEIÇÃO DE 2020: DERROTA DOS EXTREMISTAS

Por THEODIANO BASTOS

PT NÃO ELEGE NENHUM PREFEITO NAS CAPITAIS E FICA EM 10º LUGAR

“Com as derrotas de Marília Arraes no Recife e de João Coser em Vitória, o PT não elegeu nenhum prefeito nas capitais brasileiras pela primeira vez desde que foi fundado, em 1980 — é o maior fiasco da história do partido em eleições municipais.

Em 2004, quando Lula estava na metade de seu primeiro mandato na Presidência, os petistas fizeram nove prefeitos de capitais, recorde da legenda.

Candidatos de outros partidos apoiados pelo ex-presidiário no segundo turno em 2020 também naufragaram, como Manuela D’Ávila, do PC do B, em Porto Alegre e o psolista Guilherme Boulos em São Paulo.”

"Eu diria que o grande perdedor nessas eleições foi o presidente Bolsonaro. O país mudou em dois anos. Aquela vontade majoritária do eleitorado brasileiro, em 2018, de votar supostamente contra a velha política simplesmente desapareceu. Parece que os eleitores brasileiros perceberam o engodo a que foram levados", afirmou Antônio Barbosa, historiador e professor da Universidade de Brasília

PARTIDOS QUE MAIS ELEGERAM PREFEITOS:

MDB — 784 -
PP — 685
PSD — 654
PSDB — 520
DEM — 464
PL — 345
PDT — 314
PTB — 212
Republicanos — 211
PT — 183

ESQUERDA ENCOLHE APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O PT foi oficialmente substituído este ano pelo PDT e pelo PSB como os principais representantes da esquerda brasileira, mas os três partidos saíram reduzidos das eleições municipais de 2020. Todos elegeram menos prefeitos e vereadores entre a eleição de 2016 e 2020, cenário oposto dos partidos de centro e dos representantes da “velha política”. Não há mais partidos de esquerda entre os cinco maiores do País.

Em 2020, o PDT elegeu 3.345 vereadores, o PSB, 2.948, e o PT 2.584; respectivamente 11%, 18% e 7,5% a menos que na eleição de 2016

MDB, PP, PSD, PSDB e DEM ocupam as cinco primeiras posições entre os partidos que mais elegeram prefeitos e vereadores este ano.

Fontes: 

https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,eleitor-rejeita-2-turno-de-2018,70003533491

https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto

 

https://www.oantagonista.com/brasil/pela-primeira-vez-pt-nao-elege-nenhum-prefeito-nas-capitais/

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/11/16/eleicoes-municipais-urnas-enfraquecem-bolsonaro-e-pt-perde-a-hegemonia-na-esquerda.htm?  

 

5 comentários:

  1. Uchoa de Mendonça

    Caro Theodiano-

    Gostei do “Mapa que saiu das urnas”, menos da extensão: “não tem, nas capitais, nenhum bolsonarista ou petista”.

    Não tem bolsonarista porque ele não tem partido, não botou a mão no ombro de nenhum candidato, para dizer que era seu.

    Por outro lado, o PT gastou uma montanha de dinheiro para eleger prefeitos para engrossar o núcleo para a “volta Lula”, num país de justiça de merda.

    Os percursos da mudança política no Brasil, queiramos ou não, foi o destruidor das mídias e das pesquisas de opinião pública, Jair Messias Bolsonaro, que poderia ser bem melhor, sem os filhos.

    Do resto, meu amigo, vimos o enterro do PT, com tripa e tudo.

    Abraços do

    Uchôa de Mendonça.

    ResponderExcluir
  2. Sílvio Moraes, Vitória/ES O centro está mais forte e é o que está mandando no país hoje. Para 2022 quem quiser ganhar a eleição tem de se unir a ele. O centro, apesar da força, não possui nome capaz de emplacar um presidente próprio . Todos os governos para governar tem de se aliar ao centro, é só olhar para o passado. Inclusive o PT.

    ResponderExcluir
  3. O PT já estava “morto”, e agora foi enterrado de vez! Teodiano Filho

    ResponderExcluir

  4. rubens silva pontes, Capim Branco/MG:

    Excelente abordagem. É o vai-vem da política brasileira.

    Alguns amigos comuns devem estar perplexos e assustados com o resultado das eleições municipais...

    Serena semana.

    ResponderExcluir
  5. Therezinha Freire, Curitiba/PR

    Oi Thede: Em destaque, nenhum destes que você cita! E isso é bom…Vamos mudar, quem sabe, sejam melhores...Eu havia suposto que o Lula, sonhador, cheio de ânimo, HONESTO, vindo da pobreza extrema, carismático, INTELIGENTE, nos trouxesse a solução para todos os nossos problemas!…Votei nele! Que decepção ! Como a maioria dos políticos, também não era honesto! E de resto, embora tenha, de fato, diminuído o numero de pobres, nada mais se destacou. E hoje estamos muito pior e continuamos precisando de muito mais: economia, educação , saúde, meio ambiente, etc. Nesta última eleição não fui enganada, pois vi , pelas entrelinhas, como seria desclassificado o desmando . E aí está o resultado. Nós e o mundo estamos vendo tudo, todos os dias, e, abismados, condenando...Só um grande milagre pode nos livrar desta praga que é o presidente

    ResponderExcluir