sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A 3ª GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU



A 3ª GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU
Theodiano Bastos

Murillo de Aragão, cientista político, em seu artigo UMA NOVA GUERRA MUNDIAL, publicado em VEJA 22/01/20, defende a tese de que a terceira mundial pode ter sido o marco inicial da “mundialização” do conflito ora em curso. em 11 de setembro de 2001 com os atentados, nos Estados Unidos, às Torres Gêmeas em Nova Iorque e no Pentágono em Washington, provocados pela Al Qaeda

liderada pelo saudita Osama bin laden (Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden). O 11 de Setembro teve efeito globalizante ao deflagar a Guerra do Golfo e as invasões do Afeganistão em 2001 e do Iraque em 2003 e ao afetar o transporte aéreo em todo o mundo.  

A novidade dos tempos atuais é que a guerra mundial não tem motivações ideológicas, estratégicas e religiosas. O que surge como uma novidade nos tempos correntes é a intensidade de conflitos entre nações e redes não nacionais, como organizações terroristas, além do uso intenso da internet, em fronts não lineares, es especial nos campos tecnológicos e econômico. 

“Existem dois equívocos sobre conflitos mundiais.             O primeiro é que eles serão reproduções atualizadas das duas Grandes Guerras. Não serão. Os combates hoje, não envolvem invasões de grandes extensões de terra, como fronts e deslocamento de milhões de soldados de um lado para outro. Também não há motivação ideológica, na maioria das grandes potências, para fazer milhões de pessoas engajar-se espontaneamente. A preferência é por guerras de videogame, com drones, mísseis, hackers, intensa atividade nas redes sociais, propaganda e mobilização da sociedade civil. 
       
“A atual guerra mundial está sendo disputada em vários rounds, em múltiplas arenas, e poderá ser longa como a Guerra dos 100 anos, travada entre ingleses e franceses de 1337 a 1453” conclui Murillo de Aragão 


4 comentários:


  1. Rubens Silva Pontes

    Thede


    Sim ou não, o quadro é assustador.

    Com as bombas nucleares, no entanto, nenhuma guerra será longa,

    como admite Murilo Aragão.

    Torçamos para que a "guerrinha" entre os desafiantes destes nossos tempos fique somente na troca de afrontas

    ResponderExcluir

  2. kalergis

    Realidade do mundo "MODERNO", só não sabemos, o que nosso continente nos reserva.Abraços e Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ateliê Kleber Galvêas

    Theodiano. A motivação de guerras sempre foi e será econômica. Nosso lado animal continua selvagem e ganancioso. Einstein dizia não saber como seria a terceira guerra mundial, mas que a quarta seria travada com paus e pedras. Né?
    Abraço, Kleber.


    ResponderExcluir
  4. Theodiano, é bem texto de um historiador à sua altura. Já semeados para todos os nossos contatados.Aurélio

    ResponderExcluir