domingo, 8 de dezembro de 2019

ORIENTE MÉDIO, A VALE EM OMÃ


ORIENTE MÉDIO, A VALE EM OMÃ
Por Theodiano Bastos

VALE tem centro de distribuição e unidade de pelotização no complexo industrial do Porto de Sohar no Sultonato de Omã e é uma multinacional que orgulha o Brasil, tem 73.595 empregados e é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. 
Todavia pesa contra esta empresa muitas mágoas entre os que foram demitidos, queixando-se de que ela pratica um capitalismo cruel, dando o ouro mas tirando o couro e quando o empregado fica doente e passa a sofrer problemas de saúde, fazendo o trabalho de muitos, é demitida, embora pague todos os direitos. Uma delas desabafou: “Essa empresa é cruel e desumana. Não merece o texto que o senhor escreveu”.  
Também há muitas mágoas entre as famílias que perderam a vida no rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, com 253 mortos e 17 desaparecidosvejam o que segue: 
Com investimentos de US$ 1,36 bilhão, a VALE tem um centro de distribuição e unidade de pelotização no Complexo Industrial do Porto de Sohar, no Sultanato de Omã, inaugurado em 2012.

Vale está presente em 37 países, mas ocupa o 10° lugar
A proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dabi, atrai muito turismo, que é muito forte na região.  Cerca de 50% da população vive em Mascate, a capital de Oman e a planície costeira de Batina, no noroeste da capital; cerca de 200 000 habitantes. 

A unidade de pelotizadora está pronta para operar com capacidade máxima de produção, de 9 milhões de toneladas métricas anuais de pelotas de redução direta.
Conforme a Vale, a pelotizadora e o centro de distribuição, que permite o armazenamento de grandes quantidades de minério bruto, atenderão a crescente demanda por produtos de minério de ferro no Oriente Médio, Norte da África e Ásia, incluindo Índia.
O complexo industrial da Vale é formado por duas unidades de pelotização, cada uma com capacidade nominal de 4,5 milhões de toneladas métricas anuais de pelotas de redução direta, e o centro de distribuição, com capacidade de movimentação anual de 40 milhões de toneladas métricas por ano. Fontes: http://www.vale.com/brasil/ e https://exame.abril.com.br/
Por conta disso interessei-me em conhecer Oriente Médio: Sultonato de Oman, com suas belezas belezas naturais, as cidades de Muscat, Salalah, Falaj Al Sham, Al Amarat, Seeb e Rusayl, onde vagam rebanhos enormes de dromedários, parecendo o Nordeste Brasileiro, com muitos coqueiros e bananeiras e barracas cobertas de palha ao lado das excelentes estradas com frutas produzidas na região, como coco, banana, melancia e outras através do YouTube do Google conhecemos toda a região por vídeos documentários, Tours e  fotos de drones. E aí também fomos conhecer os Emirados Árabes e a belíssima Dubai e Abu Dabi. Povo muito simpático, alegre e acolhedor. 
Ler neste blog o texto O CAPITALISMO DE RAPINA
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário