quarta-feira, 18 de julho de 2018

RENAN CALHEIROS É CONDENADO




RÉU NO STF, ONDE RESPONDE A OUTROS 18 INQUÉRITOS  
Renan Calheiros é condenado pela Justiça do DF à perda de mandato
Senador do PMDB de Alagoas pode perder também os direitos políticos por enriquecimento ilícito e vantagem patrimonial indevida
Senador Renan Calheiros pode recorrer da decisão sem deixar o cargo

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi condenado pela Justiça do DF no caso de pagamento de pensão alimentícia a uma filha fruto de relacionamento fora do casamento. A pena é a perda do mandato e dos direitos políticos por oito anos. A defesa do parlamentar pode recorrer da decisão judicial sem que Renan deixe o cargo.

Os crimes apontados na setença do juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal, são improbidade administrativa motivada por enriquecimento ilícito e recebimento de vantagem patrimonial indevida.

Por meio de nota, o senador disse que ainda não foi notificado da decisão, já que o processo corre em segredo de Justiça, mas que, quando for oficialmente informado, irá recorrer no cargo e "com serenidade".

Em nota, a defesa do senador lembrou que “O Supremo Tribunal Federal quando analisou a questão no âmbito penal, nem sequer recebeu a denúncia por ausência de prova” e adiantou que “de toda forma, cabe à defesa apelar para que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região restabeleça os mesmos critério e raciocínio utilizados pelo STF.”

Relembre o caso
Esse processo contra Renan veio a público em 2007 e quase o tirou da presidência da Senado mediante denúncia da jornalista Mônica Veloso, que denunciou que o parlamentar usava dinheiro de lobistas para pagar a pensão alimentícia da filha. Depois de a discussão ser levada ao Plenário, os senadores livraram Renan da cassação do mandato.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/ 18/07/18

            OUTRAS INVESTIGAÇÕES
Além de oito inquéritos em que é investigado na Lava Jato, Renan ainda responde a outros três inquéritos no STF, sendo um da Operação Zelotes – que apura um esquema de compra de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) –, um sobre fraudes na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e outro sobre movimentação financeira suspeita.



RENAN CALHEIROS RESPONDE A 18 INQUÉRITOS NO STF


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) se tornou alvo de mais um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Essa já é a 18ª investigação contra o peemedebista em tramitação na Corte, sendo que ele já é réu em uma delas – que apura recebimento de propina em troca da apresentação de emendas parlamentares em favor da empreiteira Mendes Júnior. Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-08-26/renan-calheiros.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário