quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

MÍSSIL RUSSO DERRUBOU AVIÃO DA EMBRAER OTAN PEDE INVESTIGAÇÃO

 

Por THEODIANO BASTOS

Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão teria sido derrubado por míssil russo, diz emissora

Projétil teria sido disparado contra o voo 8432 durante uma atividade aérea de drones sobre a região russa 

O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines que caiu em Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira, 25, teria sido derrubado por um míssil terra-ar da Rússia, de acordo com fontes ouvidas pela emissora europeia Euronews. Segundo as fontes, o projétil foi disparado contra o voo 8432 durante uma atividade aérea de drones sobre a região russa de Grozny.

Segundo a Euronews, o avião danificado não recebeu ara pousar em nenhum aeroporto russo, apesar dos pedidos dos pilotos para um pouso de emergência; foi ordenado que, em vez disso, a aeronave atravessasse o Mar Cáspio em direção a Aktau. De acordo com a reportagem, os sistemas de navegação GPS do avião ficaram bloqueados durante toda a trajetória de voo sobre o mar.

A aeronave, fabricada pela Embraer (EMBR3.SA), fazia o trajeto do Azerbaijão para a Rússia com 62 passageiros e cinco tripulantes. Segundo a agência de notícias Reuters, 38 pessoas morreram.

Autoridades de duas regiões russas adjacentes a Grozny, Inguchétia e Ossétia do Norte, relataram ataques de drones na manhã de quarta-feira.  

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/mundo/aviao-da-embraer-que-caiu-no-cazaquistao-teria-sido-derrubado-por-missil-russo-diz-emissora - https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/12/26/russia-e-cazaquistao-tentam-conter-especulacoes-sobre-causa-da-queda-do-aviao-da-embraer-na-chechenia.ghtml E https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/otan-pede-investigacao-da-causa-do-acidente-de-aviao-no-cazaquistao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário