sexta-feira, 8 de novembro de 2024

O TRUMP QUE ASSUSTA PROMETE DEPORTAÇÃO EM MASSA DE IMIGRANTES

 

Por THEODIANO BASTOS

Como o novo governo Trump pode mudar o cenário mundial – e impactar o Brasil

Republicano atropela Kamala, ganha maioria no Congresso e conquista mandato que indica transformações na política e na economia do planeta. 

Na lista das 12 importantes pontos do programa de Trump, que ele prometeu colocar em prática em seu segundo mandato:

1. Prometeu fazer a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. Ele também acusou países da América Central e do Sul de enviar criminosos para o território norte-americano.

Não é verdade que são criminosos. São trabalhadores na nas fazendas e ena construção civil. Na campanha chegou a dizer que estavam matandos os gatos para comer. Tudo mentira. Esse é o Trump que assusta

2. Disse que vai usar o Departamento de Justiça contra seus inimigos políticos, expurgar burocratas desleais do governo federal e consolidar o poder no poder Executivo em um segundo mandato.

Estima-se que cerca de 11 milhões de trabalhadores sem documentos vivam nos Estados Unidos, muitos há décadas. A maioria é procedente do continente americano e pouco mais de 4 em cada 10 são do México.

Trabalhadores sem documentos pagam quase US$ 100 bilhões em impostos nos EUA Em 40 estados, os imigrantes sem documentos pagam impostos

Biden deixa para Trump uma economia próspera, quase sem desemprego e com inflação controlada

Combinação de ansiedade econômica com a construção de uma identidade social conservadora entre os mais pobres impulsiona o trumpismo, mas Donald Trump levou os republicanos a se tornarem o partido da classe trabalhadora nos EUA Kamala não convenceu o eleitorado de que sua vida melhoraria na sua administração

De ‘ideologia de gênero’ a imigração, 12 promessas importantes feitas por Trump na campanha

Trump anunciou que adotará como slogan de governo a seguinte máxima: “Promessas feitas serão cumpridas”

Os maiores problemas do novo mandato são o grande défice público e a dívida.

Estima-se que cerca de 11 milhões de trabalhadores sem documentos vivam nos Estados Unidos, muitos há décadas. A maioria é procedente do continente americano e pouco mais de 4 em cada 10 são do México.

Custo do 'sonho americano': a morte de imigrantes por condições extremas de trabalho nos EUA

Hugo viu um amigo morrer em uma imensa plantação de batatas-doces em 2023. O corpo sem vida ficou deitado sobre um pneu de caminhão, em uma das poucas áreas com sombra daquela escaldante fazenda na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

"Eles o forçaram a trabalhar", lembra Hugo. "Ele repetia para eles que estava se sentindo mal, que estava morrendo. E, uma hora depois, desmaiou."

Hugo (nome fictício) passou a maior parte do seu tempo nos Estados Unidos, trabalhando em fazendas como migrante. Nelas, os ganhos geralmente não ultrapassam o salário mínimo e as condições de trabalho podem ser mortais.

A BBC concordou em adotar um pseudônimo para Hugo, devido às suas preocupações com possíveis repercussões da divulgação do incidente.

Hugo saiu do México em 2019, com um visto de trabalho nos Estados Unidos. Ele deixou para trás a esposa e dois filhos, em busca do "sonho americano", sem saber quando – ou se – iria retornar para sua família.

SAIBA MAIS EM: https://iclnoticias.com.br/12-promessas-importantes-feitas-por-trump/ - https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/11/06/trump-eleicoes-americanas-imigrantes-imigracao.htm - https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce805ypjk5vo E https://veja.abril.com.br/mundo/como-o-novo-governo-trump-pode-mudar-o-cenario-mundial-e-impactar-o-brasil 

5 comentários:

  1. DANIEL PORCEL BASTOS, Brasília/DF O cenário nos EUA é preocupante. Já não acredito que possa ser chamada de maior democracia do mundo, já que deram confiança através do voto em um projeto anti-democratico por natureza. O trumpismo tem maioria na Câmara e no Senado, e a Suprema Corte é de maioria conservadora. E Trump aumentou seus votos entre latinos, migrantes e jovens. Veja só...

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena Venturim, Vitória/ES: Eu vi isto! Meu Deus! Sobre depórtação em massa pormetido por Trump

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Passos, Vitória/ES:: Tem uma coisa que ele disse que é assustador.
    Vai expulsar milhares de imigrantes do Estados Unidos, incluindo brasileiros.
    THEODIANO: Sim, sim. O governo Lula que se prepare. Vem coisa ruim para o Brasil

    ResponderExcluir
  5. TEO BARROS, comenta: O PERISCÓPIO 9 de novembro de 2024 às 08:17
    TEO BARROS, comenta de Madri:
    No ano passado, os Mormons gastaram quase 3 milhões de dólares. juntamente com a Diocese da Igreja Católica de Nova Iorque, diz o site americano.
    [Eu vejo isso com outro ponto de vista. Para que a igreja católica (ou seus fieis) gasta milhões de reais para uma propaganda dessas na Times Square de Nova Iorque enquanto milhões de pessoas não têm o que comer? É só para impor uma ideologia religiosa?
    Para quê isso? Que cada um professe sua religião (qualquer que seja ela)!
    Que agressividade é essa, Teo, diz Margarida
    Não é agressividade, é ponto de vista que deve ser respeitado. Mexer com religião, política e futebol sempre causa muita polêmica, mas é o direito que todos temos de ter seu ponto de vista.

    ResponderExcluir