terça-feira, 1 de outubro de 2024

PÉROLAS DESPERDIÇADAS, O BRASIL TEM DE MAIS DE 2,6 MILHÕES DE SUPERDOTADOS

 

Por THEODIANO BASTOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 5% da população mundial tem algum tipo de superdotação ou alta habilidade. No entanto, o número de pessoas superdotadas no Brasil é subnotificado, pois a contagem se restringe ao ambiente escolar.

Dia Mundial da Superdotação: Brasil ultrapassa 2,6 mil pessoas superinteligentes, diz pesquisa

Data é celebrada nesta quinta-feira (10); São Paulo lidera ranking de estados com maior número de superdotados, DF aparece na 5ª posição. Conheça cinco sinais de superinteligência.

'Superdotação não é só inteligência': entenda o que são altas habilidades e quais as dificuldades enfrentadas por quem tem a condição

Especialistas e famílias de crianças superdotadas relatam despreparo e incompreensão do sistema educacional. No DF, alunos com altas habilidades são atendidos nas 'Salas de Recursos'; Secretaria de Educação diz que 'tem envidado todos os esforços possíveis' para suprir demanda. 
Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da Superdotação. No Brasil, há 2.621 pessoas superinteligentes identificadas em território nacional e mais outros 31 no exterior.

O estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, e Paraná, com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177 

O QI médio no Brasil é 83, a Mensa Brasil, não informa na relação abaixo, mas a Alemanha tem um QI média de 100, Os Estados Unidos, 98, França 98 e Canadá 97

1 Singapura

                                   108

2

Hong Kong

108

3

Taiwan

106

4

Coreia do Sul

106

5

Japão

105

6

China

104

7

Suiça

102

8

Países Baixos

102

9

Coreia do Norte

102

10

Macau

101

Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. De acordo com a entidade, há cinco sinais de superinteligência:

1.  🧠 Raciocínio rápido para resolver problemas;

2.  🧠 Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens e números etc);

3.  🧠 Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo;

4.  🧠 Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade;

5.  🧠 Rápida curva de aprendizado: habilidades avançadas para a sua idade cronológica (crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes ou que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso, por exemplo).

O Ministério da Educação (MEC) tem ações para atender alunos com altas habilidades ou superdotação: O MEC disponibiliza um material gratuito com orientações para professores e famílias, elaborado por especialistas no assunto. A LDB prevê a criação de um cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, para fomentar políticas públicas de desenvolvimento das suas potencialidades. 

O MEC se comprometeu a romper com a invisibilidade histórica desse público nas políticas de educação. 

O MEC também tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que enfatiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 

A escola deve trabalhar as potencialidades dos alunos com altas habilidades ou superdotação, para que não percam o interesse em apresentar seus talentos. Para isso, é necessário identificar os alunos, o que exige planejamento, observação e estrutura. 

Para identificar se uma criança tem altas habilidades ou superdotação, é possível procurar um psicólogo especializado em avaliação psicológica infantil. 

Alunos com altas habilidades/ superdotação - MEC

É tarefa da escola trabalhar tais potencialidades para que não haja perda de interesse da criança em continuar a apresentar seus t...

A atuação do MEC/SEESP na implantação da política de educação especial tem se baseado na identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos sistemas de ensino que encaminham para o melhor atendimento educacional do aluno com altas habilidades/superdotação.
Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais

http://portal.mec.gov.br › seesp › pdf › altashab1

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/08/10/dia-mundial-da- https://pt.wwiqtest.com/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwu- 63BhC9ARIsAMMTLXTSoLAxqEqEA6NC2hz8reH9sNBz3IfWxMQYzwX_1ZtuIGs1DmhEliUaAk4bEALw_wcB E superdotacao-brasil-ultrapassa-26-mil-pessoas-superinteligentes-diz-pesquisa.ghtml

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