terça-feira, 18 de abril de 2023

LULA RECUA E CONDENA INVASÃO DA UCRÂNIA APÓS COBRANÇAS DOS EUA E DA EUROPA

 


Por THEODIANO BASTOS

Governo dos EUA quer que Brasil dê explicações sobre 'alinhamento' com Moscou; leia bastidores

Brasil é conivente com Rússia ao receber Lavrov e prejudica relação com Ocidente, diz ex-embaixador     

 

Lula reforça condenação à invasão russa em encontro com presidente romeno

No brinde do almoço cerimonial nesta terça-feira (18/4), presidente Lula reforçou condenação da invasão territorial da Ucrânia e o desejo em criar um clube de países neutros para negociar a paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou ao presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, que o Brasil condena a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas destacou a defesa de uma solução negociada para o conflito.

“Ao mesmo tempo em que meu governo condena a violação da integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma solução política negociada ao conflito. Falei da minha preocupação com os efeitos da guerra que extrapolam o continente europeu”, afirmou Lula, durante brinde do almoço protocolar na sede do Itamaraty, nesta terça-feira (18/4). 

Lula lembrou que a Romênia possui mais de 600 km de fronteiras com a Ucrânia e apontou que o conflito europeu traz consequências na segurança alimentar e energética, especialmente sobre as regiões mais pobres do planeta.

“Precisamos criar urgentemente um grupo de países que sentem à mesa, tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia, para encontrar a paz”, disse o petista, que cobrou também uma reformulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas para representar melhor os países em desenvolvimento.

Relações bilaterais

Durante a fala, o presidente comentou as relações bilaterais com a Ucrânia, apontando que o Brasil é o maior fornecedor não europeu de alimentos ao país, que também tem destacado desempenho agropecuário na Europa. Lula também destacou o interesse de empresas brasileiras no país, como a Embraer, que vislumbra parcerias com o setor aeroespacial romeno. SAIBA MAIS EM: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/04/5088183-lula-reforca-condenacao-a-invasao-russa-em-encontro-com-presidente-romeno.html - https://www.estadao.com.br/politica/lula-condena-invasao-da-ucrania-apos-cobrancas-dos-eua-e-da-europa/

Um comentário:

  1. SÍLVIO MORAES, Vitória/ES: Situação complicada do governo Lula com relação a guerra da Rússia x Ucrânia. O Brasil tem relações comerciais e diplomáticas com ambos e de todos os países que são contra um e outro e tem interesse de manter este relacionamento com todos.

    ResponderExcluir