quinta-feira, 7 de julho de 2022

“BOLSONARO ESTÁ MONTANDO UM GOLPE DE ESTADO”

GOLPISMO ELEITORAL


Por THEODIANO BASTOS                                                               

Embora seja seu intento, Bolsonaro não logrará êxito em dar o golpe. Prevendo sua derrota nas urnas, ele planeja tumultuar o pleito e dar o golpe para permanecer no poder contando com a ajuda das Forças Armadas.

"As Forças Armadas devem permanecer quietinhas em seu canto" Joaquim Barbosa, que andava sumido, reapareceu no Twitter para disparar um alerta sobre o risco de golpe militar.

“Convido as pessoas com um mínimo de conhecimento da trágica história política brasileira a um exame sereno e lúcido da frase do ministro da Defesa, um general que faz parte do grupo de auxiliares do primeiro escalão do Presidente da República.

Disse o general Paulo Sergio Nogueira:‘As Forças Armadas estavam quietinhas em seu canto e foram convidadas pelo TSE…’.

Ora, general, as Forças Armadas devem permanecer quietinhas em seu canto, pois não há espaço para elas na direção do processo eleitoral brasileiro. Ponto.

Insistir nessa agenda de pressão desabrida e cínica sobre a Justiça Eleitoral, em clara atitude de vassalagem em relação a Bolsonaro, que é candidato à reeleição, é sinalizar ao mundo que o Brasil caminha paulatinamente rumo a um golpe de Estado. Pense nisso, general.

Um aspecto importantíssimo, que singulariza o Brasil no concerto das democracias, reside precisamente no seguinte: temos um ramo da Justiça, independente, concebido precisamente para subtrair o processo eleitoral ao controle dos políticos. E dos militares de casaca, claro.”Quem está quietinho em seu canto é o TSE, e parece que vai continuar assim.

Nos EUA, Fachin reconhece que eleição tem risco de golpe 'Poderemos ter um episódio ainda mais agravado do que 6 de janeiro daqui do Capitólio', disse o presidente do TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, respondeu nesta segunda-feira (13) ao ofício enviado na sexta (10) a ele pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, no qual cobrou uma “discussão técnica” das sugestões apresentadas pelas Forças Armadas, em março, para aumentar a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação.

Edson Fachin agradeceu pelas “contribuições”, reafirmou que as entidades fiscalizadoras (como as Forças Armadas, OAB, Ministério Público, Polícia Federal) poderão participar de todas as fases de auditoria dos softwares e equipamentos, listando, em seguida, os próximos eventos, programados pelo próprio TSE, da fiscalização, que incluem a compilação dos códigos da urna eletrônica, cerimônias de preparação e verificação dos sistemas instalados, etc.

O presidente do TSE, no entanto, não respondeu a pedidos mais específicos feitos pelo ministro da Defesa. “Renovo, no ensejo, os nossos respeitosos cumprimentos a Vossa Excelência, igualmente expressando nossa elevada consideração às Forças Armadas e a todas as instituições do Estado democrático de Direito no Brasil”, diz a parte final da resposta de Fachin, de três páginas.

No ofício de sexta, Paulo Sérgio Nogueira escreveu a Fachin que ainda haveria tempo para implementar ao menos três “propostas” feitas pelas Forças Armadas em março: ativar a biometria nas urnas que passarão pelo teste de integridade no dia das eleições; realizar o teste público de segurança no último modelo da urna, de 2020; e ainda “tornar efetiva” a fiscalização de todas as fases do processo por partidos políticos.

Também Joaquim Barbosa vê vassalagem de militares sobre golpismo eleitoral de Bolsonaro    

Leia mais em:  https://oantagonista.uol.com.br//despertador/as-forcas-armadas-devem-permanecer-quietinhas-em-seu-canto/?utm_campaign=QUI_MANHA&utm_content=link-805674&utm_medium=email&utm_source=oa-emailhttps://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2022/fachin-responde-ao-ministro-da-defesa-sobre-votacao-eletronica-veja-o-que-ele-disse/ E                         https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/07/joaquim-barbosa-ve-vassalagem-de-militares-sobre-golpismo-eleitoral-de-bolsonaro.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário