quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CARMEM LÚCIA NA LINHA DE SUCESSÃO




A Polícia Federal realizou na segunda-feira (5), sem alarde, uma operação focada no presidente do Senado, Renan Calheiros. Na ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, os agentes abriram um cofre no gabinete do peemedebista, localizado no 15° andar, e levaram documentos. Coincidência ou não, no mesmo dia, o ministro Marco Aurélio decidiu, por liminar, afastá-lo da presidência do Senado. Procurado por meio de sua assessoria, Renan Calheiros não se pronunciou a respeito." 

O atual presidente do Senado é réu em um processo e alvo de 11 investigações no âmbito do STF, em razão do privilégio de foro." 
...a delação da Odebrecht comprova o que muitos já sabiam: até a Lava Jato, no Brasil não havia política sem empreiteira.
Fonte: http://diariodopoder.com.br/ 10/12/16 
 "Decisão de manter Renan no Senado foi para ‘baixar a poeira’. STF agiu para diminuir o acirramento entre Legislativo e Judiciário” Veja 08/12/16.

Temer e base aliada, em costura política,  articularam o acordo. 6 x 3, foi o placar favorável a Renan no plenário do Supremo e Renan sai vitorioso enquanto STF arranha imagem.

Foi uma Armação suprapartidária. “Fontes ligadas ao STF garantem que participaram da armação pró-Renan políticos do PSDB, PMDB e PT, e até o Palácio do Planalto.” Diário do Poder, 08/12/16

Caso Michel Temer e Rodrigo Maia se ausentem, Carmem Lúcia assume a presidência da República

6 x 3, foi o placar favorável a Renan no plenário do Supremo e Renan sai vitorioso enquanto STF arranha imagem

“O caminho tortuoso do julgamento da tese de que réu não pode estar na linha sucessória do presidente estimula especulações que não ajudam a segurança jurídica” O Globo 08/12/16

O Antagonista 08/12/16:
“Renan foi julgado por seus advogados
A manobra para resgatar Renan Calheiros “foi costurada pela presidente do STF, Cármen Lúcia, e pelo menos outros quatro ministros”, segundo o Estadão.
Dois deles atuaram clandestinamente como advogados do presidente do Senado.
Ricardo Lewandowski apoia divergência de Celso de Mello e forma a maioria.
Acabou: 5 a 3 a favor de Renan Calheiros.
Diz O Globo:
“Renan Calheiros conversou por telefone com um ministro do STF na segunda-feira, após saber que havia sido afastado por uma decisão liminar de Marco Aurélio Mello.
Logo depois, ele conversou por telefone com outro ministro do STF. Foi este ministro que o orientou a não receber o oficial de Justiça”.
Renan Calheiros foi julgado por seus advogados de defesa.
Uma monstruosidade
Brasil 07.12.16  
O STF praticou uma monstruosidade. Se já havia um julgamento com maioria formada acompanhand a premissa do voto de Marco Aurélio na ADPF, como é que os ministros mudam seus votos agora? O mérito é o mesmo.
Entenda a decisão do Supremo
Brasil 07.12.16
A decisão da maioria do Supremo garante a permanência de Renan Calheiros na Presidência do Senado, embora ele esteja impedido de ocupar a Presidência da República na ausência de Michel Temer e de Rodrigo Maia.
A liminar de Marco Aurélio foi para o espaço. Renan concluirá o seu mandato como presidente, já que a ADPF da Rede não será julgada tão cedo - Dias Toffoli permanece com o processo.

Faltou coragem, Marco Aurélio


Autor da liminar que tentava afastar Renan Calheiros, Marco Aurélio Mello deveria ter pedido sua prisão quando o presidente do Senado se recusou a cumprir a ordem judicial. Ao silenciar, também permitiu ao STF buscar uma saída 'política' para o caso. 
Os dois piores votos
Brasil 07.12.16  
Quais foram os piores votos?
- Teori Zavascki, relator da Lava Jato, se desmoralizou. Por trás da expressão austera, esconde-se apenas um dócil politiqueiro.
- Cármen Lúcia, que gerou uma certa expectativa, sobretudo por ter sucedido Ricardo Lewandowski, espatifou-se no chão.
A manobra para manter Renan Calheiros no comando do Senado contou com o envolvimento direto de Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, segundo O Globo.
Os ex-presidentes no ex-STF
Brasil 08.12.16
A manobra para manter Renan Calheiros no comando do Senado contou com o envolvimento direto de Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, segundo O Globo.
E Lula foi representado por Jorge Viana, que negociou o acordo pessoalmente com Cármen Lúcia.
Veja a manchete do jornal O Globo:
https://cdn.oantagonista.net/uploads%2F1481184050394-Schermata+2016-12-08+alle+08.44.10.png




Um comentário:

  1. Rubens Pontes, Serra/MG:
    Os maus estão cada vez mais presentes...

    Muita especulação, interpretações que se contraditam, um campo minado
    no qual qualquer pisada em falso pode provocar uma explosão...

    A afirmação conclusiva da página é de estarrecer:

    "E Lula foi representado por Jorge Viana que negociou o acordo pessoalmente com Cármen Lúcia"

    Chega a ser de uma leviandade que desqualifica qualquer outra interpretação do episodio. Quem contou ao autor
    que parece ter pessoalmente testemunhado o episódio: Lula, Jorge Viana ou Carmen Lúcia?

    ResponderExcluir