sábado, 5 de março de 2016

13 DE MARÇO: RISCO DE CONFRONTOS



13 DE MARÇO:                                       RISCO DE VIOLÊNCIA NAS RUAS
Analistas preveem confrontos nas ruas e escalada da crise política

"A Operação Alethéia, 24ª fase da Lava Jato, que conduziu coercivamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor em São Paulo, deve aprofundar a crise política e acirrar os confrontos entre governistas e oposicionistas, inclusive com episódios de violência nas ruas.
Essa é a hipótese –e preocupação– a que chegaram, por caminhos diferentes, intelectuais ouvidos pela Folha.
"A tendência à violência de rua é muito forte porque existem elementos que podem justificar o discurso de Lula e do PT de que eles são perseguidos", avalia o cientista político Aldo Fornazieri.
"Se, pela via institucional não se vê saída, os conflitos passam a ser resolvidos na rua, o que é muito grave para um país. Mais grave ainda quando o Judiciário é arrastado para dentro do processo de radicalização política."
Para ele, isso se deve a questionamentos feitos à Lava-Jato, como vazamentos supostamente seletivos. "As autoridades têm de ter muita serenidade para evitar a radicalização do processo político no país".
O filósofo Roberto Romano diz que "se não se assumir uma prudência muito grande, a coisa pode degringolar, o que plantará uma situação ainda mais difícil para a falta de governabilidade que o país já enfrenta atualmente."
Segundo ele, nenhum dos poderes funciona normalmente no momento. "A presidente não consegue governar e está ameaçada de impeachment. O presidente da Câmara virou réu da Lava-Jato. O do Senado pode virar a qualquer momento. E o Ministério Público tem trabalhado a toque de caixa, em ritmo de urgência."
Para Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política e ex-ministro da Educação do governo Dilma, a operação contra Lula foi "abusiva". "Não se trata um ex-presidente da República desse jeito. Ele deveria ter sido convidado a depor primeiro."
Para Romano, apesar da operação Aletheia, "o mito Lula vai sobreviver de maneira reduzida àqueles que sempre foram seus fiéis seguidores".
Fornazieri calcula que ela aprofunda o desgaste de Lula e do PT, cuja recuperação depende da capacidade de reação do partido. "O PT tem se mostrado tímido, quase acovardado e, neste episódio, reagiu de forma confusa."
Já Janine Ribeiro, avalia que, "para a direita, a operação equivale à condenação de Lula, uma vez que ela tem se comportado como se qualquer pronunciamento do aparelho judicial implicasse numa condenação". "Para a esquerda, a operação representa a consagração de Lula como mártir político." 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/05/03/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário