sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: SUSPEITAS DE FRAUDES CONTINUAM



PSDB pede ao TSE auditoria para verificar 'lisura' da eleição
Objetivo, segundo partido, é evitar 'sentimento' de que houve fraude. Proposta prevê criação de comissão com membros do TSE e dos partidos.
O PSDB entrou nesta quinta-feira (30/10/14) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de auditoria a fim de que se verifique a "lisura" da eleição presidencial.
Na solicitação apresentada pelo coordenador jurídico da campanha do candiato derrotado Aécio Neves, deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), o partido sugere a criação de uma comissão com representantes do tribunal e de partidos para verificar o sistema que apura e faz a contagem dos votos.
 O texto protocolado diz que a confiabilidade da apuração e a infalibilidade da urna eletrônica têm sido questionadas pela população nas redes sociais.
O G1 procurou as assessorias do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Dias Toffoli, e do procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, que informaram que eles não irão se manifestar.
“Não tem nada a ver com pedido de recontagem dos votos nem estamos questionando o resultado. Só queremos evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais”, justificou Sampaio ao G1. “O pedido é em defesa do tribunal”, declarou.
Na eleição, o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, teve 51 milhões de votos (48,36%) contra 54,5 milhões (51,64%) da presidente Dilma Rousseff, reeleita pelo PT.
Na petição, o PSDB cita denúncias e desconfianças na internet e nas redes sociais, argumenta que a sociedade está questionando a veracidade do resultado das eleições e diz que a auditoria é necessária para garantir a “confiança do povo brasileiro no processo eleitoral”.
Para fazer a auditoria, o PSDB propõe a formação de uma comissão composta por representantes de todos os partidos a fim de verificar os sistemas de votação e apuração, com perícia sobre os equipamentos e softwares.
Nos dias seguintes, uma infinidade de blogs – aqui e aqui, por exemplo – repercutiu a denúncia. Era inevitável e os blogs e militantes em redes sociais que manifestaram preocupação agiram movidos pelo mais alto espírito público.
Porém, a denúncia de Protógenes era um tiro no pé. Por conta dela, daquele momento em diante a blogosfera e as redes sociais foram tomadas por centenas e centenas de leitores e militantes petistas preocupados com a lisura do pleito que se avizinhava. Eles trataram de difundir a teoria.
Lá pela centésima vez que um leitor manifestou preocupação com as urnas eletrônicas nesta página ou no perfil de seu autor nas redes sociais, postei mensagem no Twitter alertando que aquela preocupação era exagerada e até descabida e pedi que aquilo parasse porque tinha certeza de que o PSDB faria o que fez.

Grupo “Fora Dilma” quer recontagem de votos e intervenção militar

Aline dos Santos e Filipe Prado
Protesto em Campo Grande, com cerca de 200 pessoas, cobra a recontagem dos votos para presidente, a saída de Dilma Rousseff (PT) e uma nova intervenção militar no Brasil. A mobilização de eleitores de Aécio Neves (PSDB), que ficaram descontentes com o resultado do segundo turno, acontece em âmbito nacional.
 “O manifesto é para impugnação da eleição. Foi tudo manipulado. O protesto acontece em todo Brasil e Campo Grande não ia ficar de fora. É muita coisa acontecendo e queremos a recontagem dos votos”, afirma a teóloga e artesã Maria Cristina Rodas de Moraes, 48 anos.
Para a dona de casa Maria da Conceição, 52 anos, somente os militares vão conseguir acabar com a corrupção e fazer a recontagem dos votos. “Não seria ditadura porque nós é que estamos pedindo a intervenção”, diz.
A possibilidade de fraude motivou o empresário Fernando Dauer, 48 anos, a participar da mobilização na Praça do Rádio Clube. “Mais de 30 pessoas mandaram fotos e arquivos em redes sociais mostrando que as eleições foram fraudadas. Só as Forças Armadas para ajudar nessa hora. O Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal de Contas da União foram corrompidos pelo PT. O PSDB pediu a recontagem, eles não deixaram. Por que não deixaram? Porque tem alguma coisa escondida”, afirma. O empresário defende uma nova eleição com voto manual. “Para não ter fraudes”. O TSE deve avaliar o pedido de auditoria na próxima semana.
O grupo ostenta cartazes, roupas com as cores do Brasil e também na cor preta, num sinal de luto. Os rostos foram pintados de verde e amarelo em alusão ao movimento dos caras pintadas, que resultou no impeachment do ex-presidente Collor. A pedido dos organizadores, a mobilização é acompanhada por policiais militares.

Procuradoria envia ao TSE parecer contrário à auditoria em eleições

Renan Ramalho Do G1, em Brasília
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta segunda-feira (3) ao Tribunal Superior Eleitoral um parecer contrário à realização de uma auditoria no resultado da eleição presidencial que reelegeu Dilma Rousseff para um novo mandato. No documento, Janot diz que o pedido pode comprometer a “credibilidade” da Justiça Eleitoral e que houve “imprudência” em sua apresentação.
 A auditoria foi pedida pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico da campanha do candidato derrotado à Presidência Aécio Neves. No pedido de auditoria, o PSDB argumenta que a confiabilidade da apuração e a infalibilidade da urna eletrônica têm sido questionadas nas redes sociais. O partido sugere a criação de uma comissão com representantes do tribunal e de partidos para verificar o sistema que apura e faz a contagem dos votos.
Nesta terça, o presidente do TSE, Dias Toffoli, deve dar andamento ao pedido, tomando uma decisão individual ou remetendo a decisão para o plenário da corte eleitoral.
“O requerimento é pois, temerário, pois visa a promover gravíssimo procedimento de auditoria sem que exista qualquer elemento concreto que o justifique, baseando-se exclusivamente em especulações sem seriedade efetuadas em redes sociais”, diz trecho do parecer do procurador.
Para viabilizar os trabalhos da comissão que pretende ver criada, o PSDB requer acesso às cópias dos boletins de urna de todas as sessões eleitorais do país, dos arquivos eletrônicos que compõem a memória de resultados, de cópia eletrônica dos logs originais e completos das urnas eletrônicas, dos arquivos eletrônicos contendo logs detalhados, originais e completos, correspondentes à transmissão e ao recebimento de todos os dados de apuração.
                  **************
“Provoca furor nas redes sociais o documento do Foro de São Paulo, na Guatemala, saudando a vitória Dilma e do PT “com mais de 3 milhões de votos”. É datado de 22 de outubro, quatro dias antes da eleição. Diário do Poder de 07/11/14
                  *****************
Sistema de votação sob suspeita. TSE não responde perguntas sobre fraude
TSE é o único tribunal do mundo que realiza as eleições e ele mesmo julga...
publicado em 25 de outubro de 2014 por Conceição Lemes e NaMariaNews
Há anos especialistas independentes na área de tecnologia alertam sobre a vulnerabilidade da segurança das urnas eletrônicas brasileiras.
Entre os críticos, o engenheiro Amilcar Brunazzo Filho, moderador do Fórum do Voto Eletrônico, e os professores de Ciência da Computação Pedro Rezende Diego Aranha,da Universidade de Brasília (UnB).
Este ano, como ocorre em toda eleição, denúncias de fraude eleitoral voltaram a ser feitas após o primeiro turno. A diferença é que, em 2014, surgiram muito mais acusações do que em eleições passadas (aqui  e aqui).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para variar, não deu a devida importância.
Nessa sexta-feira 24, o Viomundo enviou-lhe, então, via assessoria de imprensa, um e-mail com várias questões.
A primeira delas: O que o TSE tem a dizer a respeito das denúncias de fraude eleitoral neste ano?
Em outra questão, abordamos petição encaminhada em 4 setembro ao TSE pela advogada Maria Aparecida Cortiz.
Representando o PDT, ela denunciou irregularidades no sistema de segurança das urnas eletrônicas, comandado pela empresa Módulo Security S/A.
Em entrevista ao GGN, Cortiz revelou que há menos de três meses, numa ação planejada pelo CMind (Comitê Multidisciplinar Independente),  um jovem hacker recém-formado pela UnB acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o “Inserator CPT”. A petição ficou por isso mesmo. Não virou processo.
Por isso, perguntamos ao TSE: Por que a petição foi arquivada sem qualquer debate com especialistas independentes?
O sistema de segurança das urnas eletrônicas é comandado pela empresa Módulo Security Solutions S/A, que atua no TSE desde 1996. De 2000 a 2013, mantém contratos no TSE, todos sem licitação, continuamente renovados.
é um ex-diplomata que enriqueceu com privatizações e tentou seguir os passos de Nelson Tanure, de entrar na mídia como reforço para manobras de lobby. (…) Quando estourou o escândalo Kroll, seu nome apareceu em um CD e ele admitiu que trabalhava para a Kroll e seu contato era o português Tiago Verdia.
Apesar de todos os percalços, a Módulo ganhou a licitação para a Copa do Mundo 2014, em consórcio, por R$ 244 milhões.
A outra empresa que atua nas eleições de 2014, através de um consórcio, é a Engetec. Segundo o seu site, ela está sediada à rua Senador Milton Campos ,35, 16º Andar, Vila da Serra, Nova Lima, MG.
À Engetec, líder do “Consórcio ESF”, cabe preparar as urnas e “suporte técnico”  para os dois turnos nos seguintes Estados: Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Fazem parte do consórcio ESF: Engetec Tecnologia SA (a líder0, Smartmatic Brasil Ltda, Smartmatic International Corporation, Fixti Soluções em Tecnologia da Informação Ltda. A Engetec sucedeu a Probank no TSE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário